Senta que lá vem resenha: Livro O Lado Oculto do Medo

terça-feira, dezembro 13, 2016

Livro: O Lado Oculto do Medo 
Autora: Barbara Nonato 
Páginas: 270
Editora: Independente (Publicado na Amazon)
Tema: suspense, mistério.


Sinopse: "O táxi estacionou em frente ao portão da vila e ela pôde perceber que, considerando sua expectativa e seus temores, o lugar não era de todo ruim. Ao menos, não parecia ser... O portão de entrada era grande e pesado, em ferro. A rua estreita, porém, razoavelmente extensa, acomodava oito casas, quatro de cada lado, todas com dois andares, e fachadas com varandas exatamente iguais. Na outra extremidade da vila, ainda do portão de entrada, ela avistava um muro e, além dele, apenas copas verdes de árvores."

Se antes a vida de Tina era bastante tranquila, agora, com o novo emprego no município vizinho, tudo seria diferente. Encontrar onde morar até que foi fácil: uma vila de oito casas, cada qual com um apartamento no segundo andar, totalizando dezesseis moradias. E os vizinhos? Um diferente do outro, um mais estranho que o outro, o que não se tornaria um problema se não fossem os acontecimentos que se seguiriam. 

Uma morte antiga e até então não explorada, vem à tona em decorrência de uma nova morte na vila. Em paralelo, as ações dos vizinhos parecem fazer menos sentido a cada dia. Porém, ela sabe perfeitamente que há algo por trás daquelas mortes. Não são comuns, não se tratam de acaso e não se justificam apenas de acordo com o que a polícia percebe. Resta à Tina descobrir de que se trata.






O livro conta a história de Tina recém formada em jornalismo que sai do conforto da casa dos pais pra se mudar pra outra cidade porque recebeu uma proposta de emprego em uma revista pra trabalhar duas vezes na semana e então aluga um apartamento em uma vila onde as coisas mais estranhas acontecem e pessoas se matam sem motivo aparente. Porém Tina, com sei faro jornalístico logo descobre que não são suicídios verídicos e sim que há um psicopata por trás de tudo isso que explora os medos das pessoas e faz com que as mortes pareçam suicídios. 

Após algumas mortes na vila, Tina se vê na lista desse psicopata em potencial e não sabe como sairá dessa ilesa e em segurança.



"Como em um filme de terror, o lobo perdia sua pele de ovelha e, gradativamente, mostrava dentes e garras afiados, prontos para o ataque mais cruel. Pronto e decidido à saciar sua sede doentia de morte."


O livro tem uma abordagem diferente dos que estou acostumada a ler. O psicopata é o típico assassino a sangue frio, que mata pelo mero prazer de ver suas vítimas agonizando antes de enfim morrerem. Mostra que há duas faces do medo, uma que coloca a pessoa em segurança e outra que é seguida se um desespero para logo após vim a morte. 

A autora aborda também um tema um pouco polêmico que é o preconceito que muitos vizinhos tem com quem é diferente e a necessidade do ser humano em ser aceito pela sociedade. 

Trata-se de um thriller psicológico assustadoramente fantástico e leva o leitor a pensar até onde alguém iria motivado pelo medo. 

Bárbara tem uma escrita fluida, envolvente, esse é o tipo de livro que te prende até o final para desvendar os mistérios, onde nada é o que parece realmente e mostra que as aparências pode sim enganar não uma e nem duas, mas diversas vezes. É impressionante como o real passa despercebido pelos olhos de todos os vizinhos e como pode ser misturado facilmente aos acontecimentos normais da vila. Gostei muito como a história evoluiu e como fiquei de cabelo em pé (literalmente) para descobrir quem estava por trás de todos esses assassinatos meticulosamente preparados. 

Em O Lado Oculto do Medo a autora nos proporciona conhecer uma mente perturbada, doentia e o que ele faz para atingir os objetivos, manipulando pessoas como se fossem peões em uma partida de xadrez.



"Nada lhe causava mais prazer que arquitetar mortes mantendo suas mãos limpas. Foi assim com os passarinhos, foi assim com os gatos, foi assim com o garoto na escola e, agora que estava mais velho e com melhores condições de ação, seria assim com as pessoas."




Toda a estória é muito bem escrita e desenvolvida, a autora não deu um final corrido, pelo contrário, foi um final digno de best-seller. Os moradores da vila são muito bem construídos, suas personalidades, seus medos, anseios e suas expectativas. O que tive um pouco (bem pouco, quase nada) de dificuldade foi em gravar onde cada um morava na vila e suas respectivas ocupações, mas mesmo assim a autora se mostrou dona de uma mente brilhante para conduzir cada personagem aos acontecimentos no devido tempo.
 
Esse livro é para ser lido de uma vez só, sem interrupções, pois no momento certo tudo é esclarecido.

A trama tem características marcantes, e pra mim, a Barbara é digna de estar no mesmo patamar de Harlan Coben e James Patterson no quesito mistério e suspense. 

Achei engraçado que algumas coisas nunca mudam, como. o fato de em uma vila pequena haver vizinhos fofoqueiros, preocupados demais com a vida alheia e a postura firme de Tina em não fazer parte disso, bem como a amizade e o afeto que ela nutriu por Maria, uma moradora da vila na qual recebia constantes alfinetadas e olhares atravessados dos demais vizinhos. É legal ver que depois de passado o sufoco todos na vila mudaram e começaram a se respeitar e viverem pacificamente. Alguns personagens me pegaram de surpresa, outros já eram esperados, mas sobre esse livro, não tenho o que reclamar. A escrita está impecável, não encontrei erros de português e a capa é sensacional. Recomendo a todos que gostam de um thriller horrorizante e um suspense maravilhoso!






You Might Also Like

42 comentários

  1. Oieee, tudo bem? Gente, como assim psicopata ? Já amei! Gostei da resenha e adorei descobrir que o final não foi corrido e que você curtiu a leitura. Vou pesquisar mais sob o livro, pois gostei da tua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa com o livro :) e acho muito legal os autores se publicarem, pois depender do mercado brasileiro é difícil.
    Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A premissa é bem interessante e fiquei totalmente intrigada para saber como Tina sairá dessa! O fato de ser um psicopata que gosta de ver sofrimento dos outro me chama muito a atenção e simplesmente achei essa capa maravilhosa.
    Adorei saber suas impressões, que me motivaram muito a querer fazer a leitura e, portanto já anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, tudo bem?

    O livro parece ser muito bom, fui me envolvendo com a sua resenha e adorando descobrir sobre a história. Fiquei curiosa para saber como ela desenvolve o final e o mistério, além de saber como cada personagem se encaixa na obra! Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  5. Adorei psicopata..srsr gosto de leituras assim prende agente até o final e até nos ajida a entender como ele pensa oque vao fazer a seguir , tipo se colocar no lugar e pensar como faria isso.
    A capa achei linda ....pensado em ler esse livro.
    Beijokass

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Ameeeei o livro. Ele já me ganhou nos dois primeiros parágrafos.
    Onde posso adquirir?
    bjooo

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Ameeeei o livro. Ele já me ganhou nos dois primeiros parágrafos.
    Onde posso adquirir?
    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamires tudo bem?
      O livro é sensacional mesmo, você pode adquirir no site da Amazon, garanto que você não vai se arrepender, é um ótimo livro e a autora é sensacional!
      Espero que gooste tanto quanto eu.
      beijinhos.

      Excluir
  8. Gestão da sua resenha,graças ao aplicativo Kindle,descobri muito livro bom,e esse parece ser um desses.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a sua resenha. Fiquei curioso para descobrir o livro. Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Gostei muito da dica de leitura.
    O livro O Lado Oculto do Medo parece ser ótimo, gostei da sinopse.
    bjo

    ResponderExcluir
  11. É uma história de suspense de tirar o fôlego, quem gosta de livros desses temas de policiais, mistérios não pode deixar de ler, achei bastante interessante essa história, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Fiquei em interessada mesmo em realizar a leitura desse livro, pena que se encontra apenas na amazon, pois não consigo ler muito tempo pelo computador, mas parabéns pela resenha e achei os marcadores lindos.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  13. Olá, ainda não conhecia o livro, mas pela sua resenha é uma leitura que já me deixou curiosa para fazer, pois gostei dessa coisa de a personagem ir morar numa vila nova e ter que descobrir um assassino.

    ResponderExcluir
  14. Uau que história deu até vontade de ter o livro

    ResponderExcluir
  15. Oi, Camila. Tudo bem?
    Estou aqui querendo me matar, por ainda não conhecer esse livro. Eu sou apaixonado por história que envolvem psicopatas. Acho sensacional conhecer um pouco mais da personalidade desses seres tão frio e calculista por meio da literatura. Eu lia a seu resenha e o livro parece ser sensacional. Com certeza vou pegar para ler. Muito obrigado por ter me apresentado o livro. Adorei.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  16. Olá Camila!
    Já tem um bom tempo que não leio livros de suspense e apesar de O Lado Oculto do Medo ser uma leitura bem interessante, ultimamente tenho feito leituras mais leves. Não curto muito tramas que envolvem psicopatia, mas esse parece ser um bom livro. Vou passar a dica desta vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oie, desconhecia este livro e gosto desse teor de suspense, me parece ser um bom livro. Fiquei curiosa, ainda mais que deu uma nota boa para ele. Sem dúvidas vou ir atras pra saber mais do livro. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sinopse!
    Um suspense que me deu muita vontade de ler do começo ao fim!
    Vou comprar esse livro na próxima x que for numa livraria!

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Adorei a resenha! Confesso que vendo o livro por aí não chamaria minha atenção, mas adoro thriller, adoro essa pegada policial e adorei essa ideia de focar um pouco na vizinhança com o povo fofoqueiro e preconceituoso quie a gente sempre vê por aí. Fiquei bem curiosa com a história!

    ResponderExcluir
  20. OMG!!!!
    Esse livro deve ser o máximo!
    Adoro livros assim, cheios de suspense e que deixam o estômago meio apertado na expetativa que irá acontecer de seguida.
    Fiquei muito curiosa, confesso!!!
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  21. Gente, essa semana estou conhecendo várias obras sensacionais! <3
    Não conhecia esse livro, mas ao ler sua resenha sei que é uma história que eu leria só por saber que é um thriller. Fiquei bem animada para conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Na escola, eu tinha uma amiga que morava em uma vila e ela falava que os moradores mais velhos ficavam tomando conta da roupa dela, da hora que saia e da hora que voltava e também com quem ela estava acompanhada. É muito complicado. Gostei muito desse livro, adoro um bom thriller cheio de mistérios. Dica mais do que anotada!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Cami, gostei bastante da trama do livro, bem envolvente quanto agonizante, amo livros que tem como persongens os psicopatas, então essa dica já está anotada ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha, despertou o interesse em querer ler e o que fiz em agendar para ser a minha próxima leitura

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia sobre o livro, mas gostei bastante do enredo ♥ Acho muito bacana pegar essas histórias psicológicas e refletir sobre cada momento, cada cena descrita, a gente acaba aprendendo muito e levando isso pra vida, mesmo que seja algo diferente do comum.

    ResponderExcluir
  26. Eu não conhecia este livro, mas achei bem interessante. Sua resenha está bem completa e atraente, pois é m dos meus gêneros preferidos.

    Alana Zoz

    ResponderExcluir
  27. OOi!
    Que bom que gostou do livro, parece ser ótimo para quem gosta. Infelizmente, não é o meu caso, então, passo a dica! haha

    ResponderExcluir
  28. Oi! Nossa muito interessante, adoro livros assim!
    Vou anota a dica! Ótimo post! bjos

    ResponderExcluir
  29. Mente perturbada e doentia de um assassino definitivamente não é algo que gosto de conhecer. Evito ao máximo esse tipo de leitura, fico impressionada e neurótica demais. Mas que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  30. Realmente é um livro interessante, gosto desse tipo de leitura que mexe com minha imaginação, vou guardar o nome para comprar nas próximas compras de livros.

    Bjos
    Minda ❤ 💋

    ResponderExcluir
  31. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa ou animada para ler. Primeiro porque a premissa dele não me chamou a atenção, e segundo porque eu não gosto muito do gênero *-* beeeem raramente eu leio um ou outro thriller psicológico, mas normalmente evito.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  32. Gosto muito de thrillers psicológicos e este tem uma hist´proaiq ue me atraiu bastante. Só não sei se o clichê "vida do interior", "todo mundo se conhece" "vizinhos fofoqueiros" funciona pra mim, mas acho que a autora deve ter trabalhado bem, já que você gostou da leitura. Foi pr alista, assim que eu fechar minhas leituras de parcerias. ;)

    ResponderExcluir
  33. Olá! Gosto bastante de livros assim, com essa pegada de suspense e esse terror psicológico. Deixa o leitor vidrado na história, fiquei curiosa para saber como a história vai se desenvolver, dica super anotada. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Nossa você me deixou bem curiosa pra ler o livro e ver como Tina conseguirá resolver tudo!
    Amo livros que bos prendem até a ulitna linha! Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?

    Cara,fiquei mega curiosa para ler esse livro...com certeza já vai estar na minha lista de proximas leituras.

    Confesso que adoro um thriller psicológico

    ResponderExcluir
  36. Olá Camila,
    Ainda não conhecia a obra e autora e gostei muito da premissa, tenho me aventurado muito nos suspenses esse ano e confesso que me identifiquei muito, não esperava essa trama pela capa, mas com certeza esperava algo inteligente, me surpreendi com o enredo e já vai pra lista de 2017.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  37. Oi!
    Gostei da ideia do livro, parece muito interessante. Não conhecia.
    Gosto de livros com suspense e misterio. Quero ler :)

    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  38. Este livro parece ser muiiiiiiiiiiiiiiiiito bom! gostei demais da sua resenha, me deu vontade de ler este livro. Super beijo

    ResponderExcluir
  39. Oiii
    Nossa que história tensa!!! Gostei.
    Eu gosto de ler livros com essa temática, quando é bem escrito e tem uma trama interessante dá gosto de ler, confesso que fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa história.
    Adorei
    Beijuh

    ResponderExcluir
  40. Esse livro parece ser muito bom , preciso ler urgente! Amei beijos minha linda. Vou está visitando teu blog sempre que dê , pois amei ^^
    https://bemmeqquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir