Senta que lá vem resenha: Livro Borgonha

quinta-feira, janeiro 12, 2017

Livro: Borgonha
Autor: Hugo Vinícius Pereira
Páginas: 207
Editora: Clube de Autores
Tema: Romance 

Sinopse: Borgonha é uma história que nos convida a conhecer André, um jovem garçom com perspectivas pequenas sobre si e sobre o mundo e que trabalha num restaurante/bar português no centro do Rio de Janeiro. É entre o cenário do tradicional restaurante português e das paisagens paradisíacas da região de Búzios que André começa a reavaliar as pequenas mediocridades e hipocrisias que preenchem as lacunas nas vidas de todos nós e precisa aprender a lidar - ou não - com os efeitos que enxergar a vida de forma diferente podem nos causar - para o bem ou para o mal. Acompanhe uma jornada instigante e repleta de sensualidade e se apaixone pelo melhor bar da cidade maravilhosa, seus clientes e funcionários, enquanto caminha com André por caminhos cada vez mais profundos dentro de si mesmo. Tudo, é claro, margeado pelos azulejos portugueses repletos de histórias e guiado pela provocante mulher que era misteriosa e elegante demais para aquele salão, mas mudou a vida de todos ao pisar lá pela primeira vez.






Foto cedida 



"A dimensão da podridão que eu sentia em mim mesmo era impossível de calcular, mas eu estava gostando demais para parar."



Logo no início somos apresentados a André, um garçom que trabalha no restaurante português chamado Borgonha e o mais legal e talvez até meio inacreditável é que ele gosta de trabalhar como garçom e principalmente gosta do restaurante. 

André namora Roberta há três anos. Roberta é uma morena de cabelos cacheados, olhos verdes, sorriso fácil e sempre de alto astral mas André percebe que não sente por ela a mesma coisa que ela sente por ele e como ele percebe isso? Quando uma loira com um corpo escultural e pernas bem desenhadas entra no restaurante acompanhada por dois rapazes e aí ele começa a ter devaneios com essa mulher misteriosa até que um belo dia, essa mulher resolve dar mole pra ele. Ao que parece, a sorte, a vida, o destino, ou o que queiram chamar, sorriu para André e ele não pensa duas vezes em partir para uma aventura com essa loira. Mas nem tudo é perfeito e nosso garçom irá descobrir isso muito em breve. O que parecia ser a realização de um sonho se tornou o pior de seus pesadelos, levando o cara a beira da loucura e fazendo-o enxergar algo que ele nunca tinha parado pra analisar e que fará toda a diferença na vida do rapaz.





"Vê-se muita gente no meu trabalho, sabe-se muito da vida alheia. Vez ou outra recebia uma cantada, de mulher ou de homem. Já vi pedido de casamento, de namoro, de divórcio, de dinheiro, de emprego, de sexo, de tudo."





A narração é feita pelo próprio André e é impossível não rir no decorrer do livro, não só pelo fato do cara ser engraçado, mas também pelas confusões que ele se mete e o jeito que ele narra. Aquele jeitão de homem vivido sabe? André tem 30 anos, teve um passado marcado pelo sofrimento por ver seu irmão se afundando nas drogas, ocasionando na expulsão de casa pelo pai, mas isso não o tirou do eixo, pelo contrário, fez ele correr atrás do que queria e fazer amigos com quem poderia contar a qualquer momento.


Conhecemos também, Seu Bigode, que é o português, dono do restaurante e Lucinho, um dos garçons e essas duas figuras masculinas é como se fossem o pai que André nunca teve. Além deles, tem Vicente que é o outro garçom, um nordestino arretado e cheio de graça também. 






"Aquela mulher não me deu esperança nenhuma. Aliás, mal falou comigo! E eu só a havia visto duas vezes e ainda assim me pegava a imaginando com outro homem. Eu tinha coisas mais importantes para pensar e cuidar, muito mais do que uma loira que nem o nome eu sabia."






Os cenários são muito bem descritos e dá pra nos imaginarmos perfeitamente o local. É como se estivéssemos lá, com André, vivendo as mesmas coisas que ele e por falar em estar com o André o livro conta com um quesito que eu particularmente amo que é a quebra da quarta parede! (Quem já leu outras resenhas minhas, vai saber do que estou falando.) Fala sério gente, tem coisa melhor do que você ler um livro e o personagem conversar com você o tempo todo? E o mais interessante é que parecia aquelas conversas de bar sabe? Quando você senta numa mesa de bar com uns amigos e começa a prosear. (bom eu imagino que seja dessa forma, porque a estória tem toda essa pegada. Não que eu já tenha ido a um bar, eu sou bem reservada, mas imagino que seja assim.)


Agora essa mulher misteriosa fez acontecer na vida dele. Ela sempre se mostrava por cima, superior e quando ele pensava que estava no comando ela vinha e mostrava quem mandava ali. A mulher acabou com ele, aquela safada.






"Ela estava sempre à minha frente em tudo, como se vivesse dentro da minha cabeça – o que não deixava de ser verdade. Ela não queria problemas com o seu bichinho. Estava acabando nosso tempo ali e ela não queria estragar com um chilique do garçonzinho chateadinho. Nada me tirava da cabeça que ela já havia feito aquilo milhões de vezes."



Foto cedida pelo autor




E eu fiquei com pena de Roberta, acho que ela não merecia isso e até André pensou o mesmo, embora demasiadamente tarde.

O autor tem uma escrita sensacional, viciante, envolvente e de leitura fácil. Tão fácil que no primeiro dia em que peguei o livro pra ler (já era noite) cheguei até a página 130, isso mesmo, 130! De uma vez só! Esse é aquele tipo de livro que te prende! Que tem características marcantes. Eu simplesmente não consegui parar de ler enquanto continuava nas partes emocionantes. Foi como se fosse um furacão de sensações dos tipos mais variados. E pra quem curte um plot twist (eu!!!) o final é desses. Foi um final totalmente inesperado, pelo menos pra mim; me pegou de surpresa, desprevenida.





"O sorriso nos lábios dela – quase meigo – deixava claro sua satisfação com meu silêncio. Eu não estava ali para falar mesmo."




André é o tipo de personagem cativante, é aquele garçom camarada que te atende em restaurantes e que está sempre disposto a dar seu melhor pelo Borgonha e por falar no Borgonha, o homem tem uma paixão por esse lugar que é indescritível. Eu nunca conheci ninguém que gostasse tanto do local de trabalho como ele gosta. Ele admira o restaurante, serve mesas com amor e em alguns momentos diz que é como se fossem velhos amigos, e que Borgonha nunca iria abandoná-lo. Acho que a história de amor da qual o autor diz se encaixa perfeitamente nesse caso. O amor que o garçom sente pelo restaurante em que trabalha.

O livro mostra claramente que existem pessoas que podem te colocar pra cima, assim como também pode te afundar ainda mais e que quando nos mostramos fracos é aí que tais pessoas usam isso a seu favor.





"Ela estava me arrasando. A cada segundo eu tinha menos chão. Nunca havia estado diante de uma coisa que parecia tão errada e mesmo assim eu nunca estive com tanto tesão."




Para finalizar, eu gostei muito do livro. A capa é divina, os capítulos começam como se fossem os azulejos do Borgonha e o final não poderia ser mais imprevisível e, embora não concorde com a atitude de André, gosto muito de finais imprevisíveis pois fogem do clichê. Recomendo a todos essa obra maravilhosa.







You Might Also Like

31 comentários

  1. A história de André é bastante interessante e muito emocionante, quantos André existem por aí que tem perspectivas pequenas, o livro é bem misterioso e é surpreendente a capa é impecável, Camila excelente sugestão de livro bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Existem muitos André por aí. Fico feliz que tenha gostado Lucimar.
      beijinhos ♥

      Excluir
  2. O livro pela capa não me chamou muito a atenção não, mas a sua resenha me despertou muito curiosidade. Olha nunca li um livro assim, e confesso que quero mto lê-lo agora. Parabéns pela excelente resenha, você escreve muito bem. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, esse você precisa ler! Eu nunca li um livro com essa pegada sabe? Com um personagem que é garçom e que mesmo ganhando pouco gosta do que faz e tem o verdadeiro amor pelo restaurante e pela profissão. Foi algo novo pra mim e eu gostei muito. Com certeza valeu muito a pena.
      Obrigada ♥
      beijinhos ♥

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha. Gostei dá história me parece ser um das queles livros que não dá vontade de parar de ler. Fiquei com dó dá Roberta porém fazer o que isso é o que também acontece na vida real. Achei muito interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada em ler esse livro. Parece realmente ser um livro muito envolvente.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Camila.
    O bom dos livros narrados em primeira pessoa é justamente esse, parece que os personagens que já são engraçados, nos cativam ainda mais.
    Que bom que as descrições são dosadas na medida certa, se não fossem, poderiam tornar a leitura enfadonha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, foi uma leitura muito prazerosa, adorei conhecer o André
      Obrigada ♥

      Excluir
  6. Olá, essa capa é linda e eu gosto de ler New adult e esse parece diferente dos que eu leio vou procurar ele para comprar pois fiquei curiosa para le-lo

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda! Eu gostaria de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  8. Oi. Não lembro de já ter visto esse livro antes e nunca li nada do autor, apesar de eu não ser muito fan do gênero, fiquei curiosa. Sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  9. Já imagino o quanto esse livro deve ser engraçado! Rsrsrs Nunca tinha visto nenhum livro com essa temática de restaurante/bar e achei muito interessante. É muito bom quando lemos um livro que a leitura flui tão bem, apesar de não ser um gênero que eu curta muito, me apareceu ser um livro muito legal e com um final surpreendente ,então? Quem não gosta , não é mesmo ? Rsrs Beijinhos!!

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro suas resenhas, são bem descritivas e parece que eu li ao livro. Bom, enquanto ao livro parece ser uma leitura maravilhosa, gostei bastante do Andre parece um personagem bem divertido e também atrapalhado, e pobre Roberta fiquei triste pelo o fim do relacionamento. Agora fiquei mais intrigado para saber da loira e de como ficou a vida do Andre com a chegada dela. E que legal que a escrita do autor lhe prendeu, é ótimos quando os livros são assim <3
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro mas gostei bastante da proposta e adorei saber que a narrativa do autor é tão gostosa que faz a gente se sentir como se estivesse no local em que ele está descrevendo.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro eu não conhecia, mas gostei muito do seu enredo. E me identifiquei com André em relação a perspectivas pequenas, kkk.

    Obrigada pela sugestão!

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila, tudo bem?

    Eu já tinha visto esse livro passeando na minha timeline, mas não tinha parado para ler uma resenha. Parece ser a típica história gostosa de ler, na qual sentimos um grande sentimento de amizade pelo personagem principal. Acho que eu adoraria a história, a não ser pelo fato da forma como ele trata a namorada. Quanto a isso não tenho uma opinião formada.
    Parabéns pela resenha, mas uma vez está impecável e consegue descrever sabiamente a obra!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar! Me surpreendi ao ler a sinopse e lendo a resenha, tive uma boa sensação. Parece um ótimo livro e até mesmo a capa me agradou. Achei a temática diferente e gostei disso :)

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não conhecia o livro e não gosto de New Adult, mas admito que o enredo muito chamou minha atenção, fora que a capa também é linda, além de ser uma excelente forma de conhecer a escrita do autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Desconhecia a obra, mas pelo fato de você dizer que André é um personagem cativante e engraçado além de demonstrar grande amor pelo local de trabalho e pelo serviço em si me chamou bastante a atenção.
    Fiquei intrigada para saber qual foi esse desfecho imprevisível que foge do clichê, porém que você não concorda com a atitude do personagem.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Primeiro a capa do livro é linda, tudo a ver com o bar português. Não conhecia a obra e o autor, mas achei a história bem interessante e fiquei com vontade de ler... Adoro essas histórias cativantes! Beijinhos... Au revoir!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Conheço pouco desse livro e infelizmente dessa vez a obra não me atraiu tanto como eu gostaria, mas achei muito criativo a ideia desse livro e a capa é linda.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  19. Me pareceu um livro com um conteúdo meio triste. Não sei se estou na vibe para isso. Mas achei bastante original!

    ResponderExcluir
  20. Oiie.
    Amei sua resenha, Camila.
    Livros assim que prendem a gente são uma maravilha!
    Fiquei com uma pequena vontade de ler... Não tinha visto a obra ainda.
    Você comentou sobre o personagem ser engraçado e eu amo livros que me fazem rir!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não sou muito de ler romances, mas adorei demais a sua resenha e dos seus posts em geral <3
    brunopullman.tumblr.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Camila!
    O livro me chamou a atenção pela capa e achei interessante sua descrição do André, ele parece ser um personagem muito legal de se ler. O que me incomoda e já me faz não querer ler o livro é o fato da traição. Nunca gostei e nunca vou gostar disso em histórias, ainda mais como um ponto principal.

    beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Não conhecia o autor, nem sua obra, por isso fiquei muito feliz em saber que é ambientado onde eu moro. Adorei a sua descrição dos personagens e isso me chamou mega atenção. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Uma delícia quando pegamos uma história gostosa e que nos envolve, ainda mais quando esta traz personagens inteligentes e engraçados. gosto de leitura assim, que me divirta também. Espero que tenha muitas outras ótimas leituras.

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? A história não me chamou muito a atenção, mas a personalidade do personagem principal e o tom divertido do livro talvez façam com que eu leia algum dia. Sua resenha ficou ótima, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  26. Adoro livro que nos prenda como você disse.
    Ainda não conhecia o autor e o livro, mas irei dar uma olhada.

    ResponderExcluir