Senta que lá vem resenha: Livro Tudo e Todas as Coisas.

sexta-feira, junho 16, 2017

Livro: Tudo e Todas as Coisas
Autora: Nocila Yoon
Páginas: 280
Editora: Arqueiro
Tema: Romance, drama, ficção.


Sinopse: Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.
A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.
Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.







Madeline é uma adolescente que tem uma doença muito rara, a IDCG e, com isso, acaba tendo que ficar cativa em sua própria casa, onde o ar é filtrado sempre que possível e Carla, a enfermeira, está sempre a postos para caso aconteça alguma emergência.

Isso muda quando ela observa os novos vizinhos se mudarem para a casa ao lado e a partir daí, começa a acompanhar suas rotinas de perto, até que Olly, o filho mais velho do casal a pega em flagrante o vigiando e então eis que ele resolve puxar assunto. A partir daí a vida de Madeline nunca mais será a mesma.

"A diferença entre saber e ver ao vivo é como a diferença entre sonhar que estamos voando e voar de verdade."

Maddy é uma personagem extremamente cativante. Mesmo com a doença, ela não se deixa abater e tenta viver da melhor forma possível. Tem paixão por livros e ainda escreve as resenhas de suas leituras no Tumblr. Ela é uma garota que mesmo não podendo conhecer Lá Fora, se permite sonhar com isso à medida que Olly conquista sua confiança e o mais importante: seu coração. Eu com toda certeza adoraria ser amiga dela.

A história transcorre com a preocupação constante da mãe e as conversas sem fim entre Olly e Madeline, o que acaba nos aproximando ainda mais desse casal.

"Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo."

A leitura é fluida, leve e bem divertida, mesmo com esse impasse da doença. Não há como negar o talento que a autora tem em prender a atenção do leitor, combinando os mais variados temas do qual nós adoramos, desde referências de outros livros a curiosidades linguísticas e localizações geográficas. Tudo muito bem organizado dentro do enredo e acredito que seja por isso que o livro tem esse nome.

Apesar de ser um romance juvenil, o foco do livro não gira em torno somente disso. É claro que é possível soltar alguns suspiros com Olly e toda a sua "modéstia" mas a trama aborda temas importantes como a família, traumas, recuperação e perdão.

"Antes de conhecê-lo, eu era feliz. Mas agora estou viva, e as duas coisas são bem diferentes."

Além de ser uma leitura rápida, contamos com algumas ilustrações no decorrer das páginas, que agregam muito valor às características de Maddy e de suas atividades rotineiras e favoritas. Fiquei encantada com a delicadeza que a autora teve em conduzir os fatos e sempre acrescentando desenhos ou fatos curiosos como por exemplo a explicação científica para  a sensação de ter borboletas no estômago.

A edição está maravilhosa, não encontrei nenhum erro ortográfico ou gramatical e ainda vem com algumas páginas de fotos sobre o filme o que contribuiu para me deixar ainda mais ansiosa pela sua estréia.

"Concluo que o amor é uma verdadeira desgraça. Amar alguém com tanta intensidade como minha mãe me ama deve ser como carregar o coração fora do corpo, sem pele, sem ossos, sem nada para protege-lo."

Se eu recomendo o livro? Com certeza! É uma história envolvente que vai arrebatar e nos levar em uma linda jornada pela qual se descobre que a vida é realmente um dom, além de descobrirmos até onde uma pessoa é capaz de chegar.






You Might Also Like

23 comentários

  1. Confesso que já tinha visto sobre esse livro no instagram, mas nunca cheguei a ler uma resenha sobre ele, o livro parece ser tão delicado e fofo, já quero ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Fiquei apaixonada pela leitura desse livro e a história de Maddy me emocionou bastante, inclusive por toda restrição que sua mãe a fez passar. Não vejo a hora de assistir a adaptação cinematográfica.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. um dos livros que não vejo a hora de ler
    nem vi o filme pra me surpreender
    sua resenha ta demais
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Eu amo esse livro é um dos meus favoritos a Maddy é realmente encantadora, estou louca para ver o filme.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Todas as resenhas desse livro que eu já li me deixa com vontade de ir na livraria mas próxima e comprar esse livro, e a sua resenha me deu uma vontade incrível de ter esse livro na estante e ler

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho curiosidade com esse livro desde que ele foi lançado pela Novo Conceito. Achei legal a Arqueiro ter adquirido os direitos dele e adorei a capa com a cena do filme. Gostei da sua resenha e espero ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Camila tudo bem?
    Adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura desse livro, mas não sei quando o comprarei, adorei saber a sua opinião e pretendo também assistir ao filme.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, conheci o livro por causa do filme quando ainda ia estrear e fiquei super curiosa. Acredito que não vou ler o livro mas vou assistir o filme. Amei as fotos ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, quero muito ler esse livro e quero ler antes de assistir o filme, pela sua resenha é do jeito que eu gosto, mesmo sendo uma história tensa por conta da doença dela, a autora colocou um toque de humor para tornar a leitura mais leve. Amei! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esse livro já está aqui, na minha pilha dos próximos a serem lidos. Vamos ver se também gosto tanto da leitura.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?

    Li o livro e confesso que esperava mais, porém, fiquei eufórica com aquele final. Menina, o que foi aquilo? Acho que estou em choque até agora com todas as descobertas nos momentos finais da história. Amei a sua resenha. Adorei saber que você também recomenda a obra e que você gostou das ilustrações. Fiquei toda encantada <3

    Beijos!

    ***Fotos lindaaaas!***
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu sempre via o livro mas nunca dei moral, não sabia que o livro fosse tão bom assim, agora que ele está no cinema estou louca para assisti-lo, adorei a sua matéria.

    -Beijss

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila!!
    Eu estou louca pra ler esse livro, mas queria comprar com a capa da Novo Conceito, coisa não estou conseguindo achar!!
    Parabéns pela resenha e amei as fotos!!
    Invejinha branca desse bottom rsrs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Acho que vivo uma situação semelhante à da protagonista Madeline. (Não que eu tenha a doença dela! ) :v Já ouvi falar na história e no filme, pela resenha parece fantástico e simpatizo bastante com o casal. Adorei a capa com os dois. *-*

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Esse livro é lindo demais!!! Eu também gostei muito da forma como a autora conduziu a história e Maddy é cativante demais.
    As ilustrações são um show a parte.
    Não sabia que essa edição com a capa do filme trazia fotos do mesmo, achei legal isso. Mas ainda prefiro a outra capa. rs.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas a história é bem interessante... e acho que deve rolar uma identificação com a protagonista por causa dessa paixão pelos livros e por ela escrever sobre o assunto, né? hahaha parabéns pela resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila, tudo bem?

    Eu li esse livro ontem, li todo de uma vez e simplesmente amei. Eu fui no cinema na segunda assistir e depois de ter gostado tanto do filme, resolvi que leria o livro. A lição do filme é tão linda, por amor realmente vale tudo. Essa capa está linda, prefiro ela do que a original. Sua resenha como sempre ficou bem detalhada e maravilhosa, assim como suas fotos. Você arrasa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro mas a capa dele me remete a culpa é das estrelas e particularmente não gostei.
    Mas sua resenha está muito bem escrita e me deixou curiosa em lê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gente, sinceramente, adorei a historia e o enredo, diferente dos clichês que estamos acostumados a ver, amei os quotes também!
    www.aromasepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Conheço o livro, mas não tive oportunidade de ler, e nem fui ver o filme ainda. Confesso que provavelmente eu vá ver o filme em vez de ler, mas achi bom conhecer melhor o enredo,
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Suas fotos ficaram lindas.
    Estou super ansiosa para a leitura. Eu tenho aquela edição normal,
    que eu até prefiro, mas vou colocando livros de parceria na frente
    e nunca sobra tempo para iniciar essa leitura.
    =[

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  22. Acredito que o fato de não focar a história na doença é o que garantiu o sucesso.
    Ainda não li, mas tenho certeza que também vou me apaixonar!!!
    Bjo Cami

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Confesso que gosto do Drama, mas não do fato de ser um livro YA.
    Acho que já li tantos do gênero que agora eles costumam me irritar. Tomara que a fase passe.
    Adorei a resenha, mas acho que esse será o livro que vou preferir conferir na versão cinematográfica.
    Beijos

    ResponderExcluir