Senta que lá vem resenha: Livro Quando Eu Parti

sexta-feira, outubro 13, 2017

Livro: Quando eu Parti
Autora: Gayle Forman 
Páginas: 308
Editora: Grupo Editorial Record
Tema: Romance, New Adult.


Sinopse: Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados. Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ”ex-amiga” Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco. 

Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa. 

Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma







Maribeth é a mamãe moderna, que se divide em trabalhar em uma revista famosa como editora, cuidar do bem estar dos filhos gêmeos e ainda dar atenção ao marido. Mas um belo dia, devido ao excesso de tarefas e sem a ajuda de Jason nas atividades das crianças, Maribeth infarta.

Após acordar de uma cirurgia de risco e colocar duas pontes de safena, Maribeth tenta se recuperar se sua situação delicada e pede a Jason que a deixe em uma bolha, porém ele não consegue e o que deveria ser uma recuperação tranquila acaba se transformando em um inferno e eis então que a mãe do ano resolve, nada mais, nada menos que fugir e é aí que fatos marcantes vão acontecer em sua vida, retomando o passado para seguir em direção ao futuro.

"Talvez um dia ficasse bem. Talvez um dia ela viesse a vencer tudo isso e descobrisse algum segundo ato grandioso. Talvez então pudesse fazer um retrospecto e ver que toda a destruição provocada em sua família, em sei casamento e em si mesma tinha valido a pena. Porque ela seria extraordinária. Porque seria uma heroína da vida real."

Acredito que toda mãe ou pelo menos uma mulher casada há mais de vinte anos, fatigada dos acontecimentos do dia a dia, já tenha pensado ao menos uma vez em como seria sua vida se ela fugisse para um lugar desconhecido. Como ficariam os filhos? Se alimentariam direito? E a saúde? E os banhos? E a escola? É muito assunto para dividir na mente da mulher moderna e mesmo com a ajuda do marido ou da família, ainda é um pouco cansativo. À medida que os dias em uma nova cidade passam, Maribeth escreve cartas aos filhos sem o intuito de enviá-las, apenas para matar saudades.

Quando comecei a ler a história, pelo título do livro, imaginei uma trama totalmente diferente, algo realmente dramático e fiquei feliz em ser surpreendida e saber que não seria bem assim.

"Mesmo que aquele dia marcasse o fim da coisa toda, ela queria algum sinal de que tinha existido. Por que outro motivo ele fora tão bom com ela? Por que outro motivo ela permitira que ele o fosse?"

Jason é o tipo de marido que pelo menos 70% das mulheres casadas têm. É aquele cara que se preocupa com o trabalho e deixa as tarefas dos filhos sempre para a esposa. É um homem que não é romântico e que quando o nó aperta resolve as situações com seu silêncio e é isso que irritava tanto Maribeth. Porém, à medida que a história avança vamos conhecendo um outro lado de Jason, um marido apaixonado que acabou se perdendo em meio a correria do dia-a-dia.



Maribeth também não fica atrás. Ela é nossa heroína imperfeita, que vendo que não conseguiria se recuperar com a rotina intensa de mãe, esposa e editora, resolve ir para um lugar onde sua vida começou.

"Todo o seu corpo corou de prazer. Era tão raro na vida que as coisas acontecessem exatamente como a gente fantasiava."

Quando eu Parti vai falar de recomeços, de família e que quando o amor é verdadeiro vence o espaço e o tempo! É uma lição bonita de se aprender e com certeza poderia ser a realidade de muitas mulheres em situações semelhantes a da personagem.

Gayle tem uma escrita marcante, fluida e leve, com capítulos curtos e que envolvem o leitor até o final da trama. Gostei de ler uma obra da autora voltada mais para o público adulto e vale ressaltar que mesmo a obra tendo essa premissa, ainda encontramos fragmentos da característica dela de livros anteriores, o que me fez pensar em como gosto de suas histórias, sempre ricas em conteúdo e até mesmo possivelmente baseada em fatos reais, pois os personagens são tão realistas que poderiam ser facilmente comparados a qualquer pessoa que conhecemos.

"Mas ali estava ela, disparando pelos livros, lendo como uma velocidade que havia anos não sentia. Alguns dias, ficava sentada horas a fio em uma cafeteria, lendo." 

A edição está muito boa, mas encontrei alguns errinhos, porém nada que venha desanimar na leitura, que flui como águas de um rio.

Acredito que todos devam ler essa obra e que não julguem a personagem, pois seus erros só mostram o quanto ela é imperfeita e entre nós, quem aqui gosta de um personagem perfeito e mimimi não é?





You Might Also Like

8 comentários

  1. These look like great reads for this time of year. Great share and read. Keep up the posts, loved checking out your blog.
    Margot

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Eu adorei sua resenha.
    Também adorei conferir uma obra da Gayle voltada mais para o público adulto. Garanto que muitas pessoas se identificaram com esse livro. Afinal, quem nunca pensou em fugir e largar tudo, não é mesmo? Mas não fez por conta das responsabilidades...

    Beijos!
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Eu não me dou bem com os livros de romance dessa autora, mas quando ela escreve outro gênero eu devoro os livros dela, mas fico feliz que tenha gostado da leitura, eu passo a dica! E amei a dedicatória *---*

    BJss

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, tudo bom?
    Eu já conhecia o livro de vista, mas a história era uma mistério para mim e olha que coragem em? Fiquei impressionada em saber que a personagem principal foge. Acho que todas as pessoas sentam a necessidade de se reencontrar ao longo da vida, mas pouco realmente o fazem. Gayle tem esse poder em todos os livros de nos envolver, gostei de saber que esse não foi diferente. Vou colocar na lista de leituras, adorei sua resenha.

    Beijos,
    Camila

    Blog Próxima Página

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu acho essa capa linda, mais não tinha tanta vontade de ler esse livro, mas fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, e para ser sincera se fosse para julgar pela capa eu não teria lido, mas após ler sua resenha fiquei louca de curiosidade com essa narrativa.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, esse livro parece tão interessante! Já vi muita gente falando dele, mas nunca havia parado para ler uma resenha e me surpreendi muito, parece realmente muito bom!
    Parabéns pela resenha!! :)
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona confesso que ainda não sei se amo ou odeio a autora, li um livro amei, porém odiei a continuação. Gostei muito da premissa do livro, estou com ele aqui em casa, entende a pressão toda na protagonista, muitas vezes assumimos tantas responsabilidade abraçamos o mundo e precisamos de um espaço para respirar. Espero gostar e me surpreender. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir