Senta que lá vem resenha: Livro O Androide

quinta-feira, janeiro 19, 2017

Livro: O Androide
Autor: Paulo de Castro
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 255
Tema: Distopia, Ficção científica


Sinopse: "Percebeu que se, de fato, um Deus que zela pelos humanos existisse, não designaria uma máquina para ser o profeta. Esse Deus, ora cruel, ora misericordioso, nem ao menos permitiria a própria extinção dos seres humanos. Poderia a máquina ser esse Deus, dando vida de novo aos homens?"
Esse e outros sinais elétricos varriam o processador de JPC-7938 com velocidade sobre-humana. Processava uma infinidade de outras informações ao mesmo tempo, o que diminuía ainda mais a energia da sua bateria. Talvez era isso mesmo que ele quisesse, para consumar de uma vez o que já estava fadado ao fracasso. Sua bateria durou quatro horas até o desligamento completo. Nessas intermináveis horas, em que não via nada além da densa neblina, que ofuscava o céu azul, cercado de nuvens brancas, percebeu que tudo não passava de coincidência. Que o planeta fora criado, de fato, ao acaso, e que não havia um destino ou uma missão a ser cumprida; apenas a existência, até o inevitável dia do fim.







O livro nos mostra um cenário pós-apocalíptico onde as máquinas aniquilaram a raça humana e os robôs que não sofreram com o vírus, vivem sob constante ameaça de extermínio por parte de H1N1, o novo líder dos Robôs.

JPC-7938, um androide que antes fora criado para exercer a medicina, passa mil anos escondido em um casebre, com receio da tal aniquilação e fugindo dos satélites e das sentinelas, até que um dia resolve se dirigir ao centro da cidade em que habita para pegar alguns livros na biblioteca e lá conhece OPR-4503, um androide engenheiro que está tentando fugir de uma sentinela. Sem ter muito o que pensar e sem ponderar as probabilidades estatísticas de erros em potencial, JPC-7938 ajuda o outro androide e eles acabam virando amigos, até que OPR-4503 informa que passou por um hospital, caído aos pedaços, onde ainda existia material genético, capaz de trazer vida novamente para o planeta. Então JPC-7938 convence a OPR-4503 de partirem juntos nessa empreitada de trazer os humanos de volta para o planeta, porém precisariam de uma androide fêmea para realizar tal ato de gestação e OPR-4503, muito seguro de si, sem nenhuma dúvida, conta para o androide médico que conhece uma androide fêmea e que ela mora perto de um dos ferros velhos de Campo Grande, onde ele passou uma temporada. 

Assim que chegam até lá, vão de encontro a androide que nega ajuda prontamente, mas depois acaba cedendo a ideia de JPC-7938. NCL-6062, que antes fora uma prostituta, criada apenas para satisfazer desejos carnais e preparada para realizar todos os tipos de fetiches, se vê agora prestes a realizar um antigo desejo seu, que era de ser mãe. Mas o que os amigos androides não contavam é que estavam sob vigilância de HAO-4977, um androide criado para fins de caça que servia fielmente a H1N1 e, desconfiado de todo o movimento estranho que OPR-4503 tem feito no ferro velho em busca de peças, aciona as sentinelas e os soldados robôs para capturarem os três androides. Logo os amigos se vêem no meio de um furacão difícil de escapar e com a idealização de trazer os humanos de volta cada vez mais complicada e distante.

"Sua bateria durou quatro horas até seu desligamento completo. Nessas intermináveis horas, em que não via nada além da densa neblina, que ofuscava o céu azul, cercado de nuvens brancas, percebeu que tudo não passava de coincidência. Que o planeta fora criado, de fato, ao acaso e que não havia um destino ou uma missão a ser cumprida; apenas a existência, até o inevitável dia do fim."


O livro todo é narrado em terceira pessoa, o que facilita muito o entendimento das características dos personagens. De início levamos logo um baque com cenas de ação pura e uma detonação em potencial, o que nos deixa ainda mais concentrados na leitura.

Engraçado também são as atitudes que os robôs tomam, pois por sermos humanos, nós lemos e imaginamos certas cenas repletas de sentimentos e emoções e o autor meio que nos lembra que eles são androides e não tem esses sentimentos e emoções, mas mesmo assim, eles agem de forma diferente para a qual foram programados, indo contra todas as probabilidades possíveis. 









O cenário não poderia ter sido escrito de forma melhor, é tudo muito bem detalhado, muito bem concentrado e dá pra se imaginar perfeitamente nos locais. E os personagens também, todos eles muito bem construídos com características bem definidas e o livro em certas partes tem uma linguagem mais robótica, do tipo: "Deseja atualizar sistemas? Sim" ou "Você não tem energia suficiente para realizar essa ação, recarregue a bateria." Entre outras frases bem mecânicas.





"Ela fora programada, principalmente, para amar. Mais do que qualquer coisa, fora programada para ser paciente, cordial, educada e extremamente amorosa. E fora programada também para amar não uma só pessoa, mas todas as pessoas que procurassem por qualquer uma das formas de amor que ela pudesse proporcionar."




Em alguns momentos da estória fiquei muito apreensiva devido aos perigos em que os personagens se encontravam e em outros, vibrei de alegria com cada pequena conquista deles. 

Outro fato que gostei também é que em determinado ponto da leitura, o autor nos mostra como cada um dos personagens que citei acima viviam antes de a permissão para matar humanos fosse concedida e antes da guerra estourar de fato, nos levando a perceber como era a relação de cada um dos androides e até do próprio H1N1 com os humanos. 

H1N1 é um ditador em potencial, até certa parte do livro ninguém nunca o viu, mas todos o temem, o respeitam e o veneram. Foi interessante acompanhar como ele lidou com o extermínio dos humanos e como se transformou em H1N1. Eu diria que foi bem parecido como Anakim se tornou Darth Vader (Por favor, se você não viu os filmes, desconsidere essa parte).




"-- Antes de os humanos serem extintos, os aborígines na Austrália e os índios no Amazonas já viviam como há milhares de anos. Enquanto isso, o resto do mundo estava maravilhado conosco, robôs com Inteligência Artificial. Uma realidade para nós totalmente incoerente -- Disse JPC-7938
-- Sim -- Concordou NCL-6062
-- E como será a sociedade deles?
-- Será uma sociedade diferente da que nós conhecemos um dia, com certeza.
-- Será que nós estaremos com eles quando estiverem crescendo? Reproduzindo? Morrendo?
-- Eu não sei.
-- Como será este mundo com os humanos de volta?
-- Eu não sei.
-- Será que eles me chamarão de mãe? --perguntou NCL-6062, buscando o olhar dele.
-- Com certeza. É só você ensinar isso para eles.
-- E o que mais devemos ensinar? Podemos ensinar alguma coisa? Sua história? Ler? Escrever? Falar? Qual idioma falarão? Ou vamos deixar que eles descubram o caminho deles sozinhos?
--Eu não tenho todas essas respostas. Mas acredito que, na hora certa, vamos saber o que fazer."





A única coisa que não gostei muito foi o fato de os capítulos serem grandes, mas entendi que em certos momentos, por exemplo, como a descrição da rotina de cada um dos androides antes da guerra se espalhar, não tinha como ser reduzido e se reduzisse, acredito que o leitor não entenderia alguns pontos, então os capítulos grandes são perfeitamente compreensíveis. 

O livro é muito bem diagramado, não encontrei nenhum erro de português e tem uma capa incrível de linda! Foi uma experiência nova pra mim, visto que não estou habituada a ler distopias e tenho me aventurado recentemente no gênero fantasia/ficção. Foi muito prazerosa e gostei do modo como o enredo é abordado, como se a criação se voltasse contra o criador, que, na minha concepção, isso meio que já vem acontecendo, não como o livro narra, claro, mas, se levarmos em consideração o que algumas pessoas fazem contra Deus e a natureza, dá pra termos uma ideia clara sobre isso.







Para finalizar, se você gosta de uma boa distopia, com personagens carismáticos e que ganham a confiança do leitor naturalmente, lutando pra trazer de volta algo que foi tirado do planeta de forma brutal e não se rendem facilmente aos revezes que a vida lhes impõem; personagens bem definidos, com garra, coragem e força de vontade, acredito que será uma ótima leitura pra você! Eu amei o livro do início ao fim e ouso dizer que mesmo já tendo finalizado a leitura estou me programando para lê-lo novamente ainda esse ano.







You Might Also Like

34 comentários

  1. Oiie.
    Amei sua resenha! Quero ler esse livro!
    Gostei da capa ele parece ser ótimo!
    Não tinha visto essa obra ainda... :/
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito bom, fiquei bem interessada. Não havia ouvido falar nesse livro, mas vou pesquisar mais a fundo. Ótima resenha.
    Beijos, Blog Deza Lourenço

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar antes, mas a história parece ser incrível. Amei a sua resenha <3
    brunopullman.tumblr.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Tenho de experimentar
    Beijinhos linda

    http://oh-my-law.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não é um gênero que eu aprecie, mas um texto bem escrito como o seu é algo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila!! Eu ando um pouco afastada das distopias, mas pela resenha o enredo é muito bom, assim como os personagem. Adorei a capa e que bom que vc gostou da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá gostei da sua resenha, o livro também parece ser interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, parabéns pela resenha!!! É a minha favorita do Blog, muito bem explicada, apontando os topivos essenciais e sendo objetiva e clara para que os leitores possam observar se essa leitura seria indicada para eles. Sem contar nas fotos, que perfeitas! Não sou muito fã de livros que se passam em cenários pós-apocalípticos, mas confesso que não me parece ruim. Amei a capa! Parabéns!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha o livro não é o meu estilo, mas é sempre bom conhecer livros novos

    ResponderExcluir
  10. Oi Cami, tudo bem?

    É a segunda resenha que leio sobre esse livro e mais uma vez me sinto emergia para a história e seus personagens. Fico bem curiosa para saber como o autor criou seu mundo próprio pós-apocalíptico, gosto de ver como cada um pensa diferente e o que sempre acaba acrescentando nestas distopia. Mais uma vez, sua resenha está maravilhosa. Você sempre arrasa!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha!!! Estou muito curiosa.

    http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiiii

    Amo distopias, sem dúvidas é um dos meus gêneros favoritos. E se tiver bons personagens, com carisma que me façam sentir alguma conexão, ai é o livro pra mim mesmo. Esse não conhecia (quanta coisa boa que a gente às vezes nem ouve falar né?). Deixarei anotadinho pra quando surgir a oportunidade.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro. Parece ser legal! Dica anotada!

    ResponderExcluir
  15. Oie

    Eu ainda não conhecia o livro, mas adorei a capa, a resenha, parece ser bem interessante. Gostei disso também da linguagem meio robótica.
    Acho que a única coisa que me incomodaria um pouco seria os capítulos longos, mas como falou, foi necessário.
    Vou anotar a dica!

    bjs
    Fernanda Y.
    Pacote Literário

    ResponderExcluir
  16. Oi Camilla! Quero ler esse livro! Achi muito interessante, na verdade quero ler primeiro Eu, robô que tem as leis que regem esse tipo de história. Dica anotada.bjos

    ResponderExcluir
  17. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas parabéns pela resenha e as fotos que ficaram demais!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila!
    O autor deve ter sido bem criativo, a ponto de fazer com que os leitores se identifiquem com os personagens (sendo eles robôs) e torçam por eles. Fiquei curiosa pra saber o final da história, trata-se de um livro único?
    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Já li algumas outras resenhas a respeito da obra e confesso que a cada uma que li fiquei mais intrigada para conhecer esse universo criado pelo autor onde os androides precisam lutar pela sobrevivência.
    Quero muito saber por quais perigos eles terão que passar e como irão conseguir superá-los para então, assim como você, vibrar por cada pequena conquista deles!
    Os capítulos mais longos talvez deixem a leitura um pouco cansativa, mas entendo a necessidade para o entendimento dos acontecimentos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que resenha ótima!
    Adoro esse gênero, e por retratar um cenário futuro parece ser bem interessante! Nota 1000.

    ResponderExcluir
  21. Oii.
    Eu tinha este livro mais acabei passando para frente pelo simples fato que eu percebi que ele não é muito a minha vibe.

    ResponderExcluir
  22. Excelente resenha, o livro parece interessante!!

    ResponderExcluir
  23. Acho muito louco isso dos personagens serem carismáticos mesmo não tendo emoções e sentimentos... Fiquei curiosa para saber como isso foi desenvolvido. Ri aqui do nome do H1N1, e que coisa mais louca precisarem de uma andróide fêmea para providenciar uma gestação e trazer os humanos de volta! Quero ler.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro a capa desse livro, muito bonita mesmo, simples e bonita. A história também é muito interessante. Temos poucos autores nacionais investindo em ficção científica, esse é um achado que me deixa muito contente e curiosa para ler :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  25. Já conhecia o livro, mas não sabia sobre o que era a história e admito que fiquei bastante surpresa com o enredo e a maneira como o autor trabalhou isso. Com certeza vou querer ler quando tiver oportunidade, parece ser uma história muito legal e claro eu amo esse gênero! <3

    Beijos e parabéns pela resenha! <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  26. Oii!
    Eu não conhecia o livro, mas amei a tua resenha. Gosto de ficção e apesar de já ter lido alguns livros do gênero, esse é completamente novo para mim. Fiquei super curiosa em realizar a leitura. Dica anotada com certeza! ;)
    Ps.: Amei as fotos!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila!
    Adorei a sua resenha! Já tinha visto esse livro por aí e tinha ficado curiosa mas não sabia do que a história se tratava a fundo e adorei! Essa falta de personagens humanos me pareceu bem curiosa, nunca li um livro onde não houvesse um personagem humano como destaque. Fiquei muito interessada em ler o livro e espero ter essa oportunidade logo.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Muito interessante, adorei a resenha e o livro, bjs!

    https://m.facebook.com/blogfabiisanto

    ResponderExcluir
  29. Sou louca pra ler esse livro e agora então, ainda mais!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Camila!
    Não conhecia o livro e pelo que vi, ele tem uma história bem interessante. Confesso a vc que não é bem o meu estilo de leitura preferida. Apesar de ter achado o cenário fantástico e a história ter um quê de "Eu, Robô", não sei se leria por agora. Não é o tipo de trama que me chama atenção.Contudo, é o tipo de livro que meu noivo iria gostar de ler. Vou mostrar sua resenha para ele. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi Camila!
    Eu já tinha lido uma resenha desse livro um tempo atrás e tinha me interessado bastante por ele. Agora lendo a sua resenha, tenho certeza que valeu a pena ter comprado. Agora só falta ler, rsrs.
    Gosto bastante de distopias, mas ficção científica não é um gênero que costumo ler muito... No entanto, sempre gostei de histórias que mostram o que as máquinas no poder pode fazer. No estilo dos filmes "Eu, Robô" e "Ex-Machina", que eu adoro!
    Adorei a sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, como vai?

    Li esse livro há um tempinho atrás, e fiquei muito surpresa com o quanto ele me agradou, visto que, esse não é o gê nero que normalmente leio. No começo fiquei um pouco perdida, mas no decorrer da história, foi impossível não me envolver com a trama. Foi uma experiência muito agradável e surpreendente.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?
    Que surpresa incrível esse livro, não sabia sobre o que se tratava, mas achei bem interessante a composição do protagonista e por se tratar de ser um robô a ausência de sentimentos. Achei a escolha do nome do antagonista bem sugestiva e fiquei imaginando-o justamente como você mencionou parecido com o Darth.
    Enfim, vou anotar a dica e espero em breve ter a oportunidade de ler.Beijos
    P.S.: Adorei a capa e também as suas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi, Camila!
    Lembro de ter conferido outras resenhas desse livro, com iguais elogios, mas percebo que só agora, com a sua, é que passo a me interessar pela leitura. É realmente diferente essa premissa de apenas máquinas habitando o mundo, uma distopia inusitada mas por vezes semelhante ao que vivemos atualmente mesmo, pela sua citação sobre a criação que se volta com seu criador, e foi um ponto interessante e muito plausível e verdadeiro citar mesmo os seres humanos que agem contra Deus e a natureza na nossa realidade. Espero ter a oportunidade de fazer essa leitura assim que possível, obrigada pela dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir