Senta que lá vem resenha: Livro Entre o Sol e a Lua

sábado, janeiro 14, 2017



Livro: Entre o Sol e a Lua 
Autora: Ana Ferrarezi 
Editora: Novo Século 
Páginas: 520 
Série: Sim 
Tema: Fantasia, ficção, aventura, romance.


Sinopse: Joana cresceu em uma cidade no interior de São Paulo e, para dar um novo rumo à sua tumultuada vida, aceita um emprego em uma multinacional no Rio de Janeiro. Enquanto ela enfrenta os desafios desta nova fase, Cauã – entidade do Sol – a reencontra e a reconhece como o amor milenar dele. Joana não tem conhecimento de que é a personificação de uma importante entidade milenar, representada pela Lua, tampouco tem ideia de que agora faz parte de uma perigosa batalha entre entidades indígenas e de que irá se deparar com inimigos inimagináveis. Surge entre eles uma paixão sem limites. No entanto, Cauã precisará unir forças para proteger a sua amada. E quebrar o encantamento que o impede de estar ao lado dela. Afinal, se o Sol precisa de Cauã para existir, ele precisa de Joana para viver. Num enredo intrigante e mágico, Entre o Sol e a Lua dá vida a personagens míticos e à encantadoras lendas, parte do folclore brasileiro ainda pouco explorado: a mitologia tupi-guarani.











Olá leitores tudo bem? Confesso que ainda estou um pouco impactada com esse livro. Mas para vocês entenderem bem permitam-me contar uma história.

O livro gira em torno da mitologia tupi onde Guaraci, a entidade que representa o sol se apaixona perdidamente por Jaci, representante da lua. Eles não conseguiam se encontrar então o representante do amor, Rudá, cria o eclipse. Jaci e Guaraci cansados de viverem juntos por pouco tempo decidem descer a Terra para viverem sua história de amor. Até que um dia Guaraci precisou se ausentar por um tempo para resolver questões com o seu elemento e Uauiara, o boto cor-de-rosa, passeando pela terra, avista Jaci se banhando no lago. Ele não sabia quem era ela é então a enfeitiçou com seu charme e a possuiu. Depois que Jaci recobra a consciência se dá conta de que traiu Guaraci e aí vem o seu primeiro desmantelamento. Guaraci fica furioso com o boto e esse não sabe o que fazer para se desculpar pois se sente muito culpado pelo fato. Resumindo.. Passou-se um tempo e o casal conseguiu perdoar Uauiara e todos passaram a viver em perfeita harmonia até Jaci se desmantelar novamente.

O conto original é transcrito no início do livro e a partir de então começa a jornada para reencontrar Jaci, na qual eles descobrem que agora, ela responde por Joana. 


Uma entidade não pode morrer, então ela deixa sua condição de humana e volta para o seu elemento, por isso se chama desmantelamento. Quando ela quiser retornar para Terra, retorna de modo normal, em condição de humano, porém com a memória intacta, ou seja, se ela viveu outras vidas aqui e se desmantelou outras vezes, quando ela volta novamente, virá junto toda a memórias das outras vidas.

Vindo para os dias atuais, Joana mora no interior de São Paulo e tem um namorado louco, cruel e agressivo, onde ela tenta terminar com ele várias vezes, porém é sempre desencorajada por Camilla, uma loira linda e melhor amiga de Joana. Sandro sabendo dos perrengues que a amiga passa com o namorado lunático, descobre que uma empresa multinacional no ramo de ecologia e ambiente sustentável localizada no Rio de Janeiro, a Assendent, está contratando pessoas e incentiva Joana a se inscrever, até que ela começa a trabalhar no local e conhece Cauã, o CEO da empresa nas horas vagas e domador dos raios solares que esteve procurando por ela por uma longa data. Ao iniciar o trabalho, ela não tinha ideia do que a esperava e dos desafios que iria enfrentar a fim de conseguir restaurar a paz entre os habitantes de Ci (a Terra).


"Ele não estava interessado na conversa dos amigos. Não nesse momento. Não conseguia. Ele se consumia internamente. Estava extremamente ansioso com a possibilidade de conhecer Jaci novamente, Ainda conseguia sentir os deliciosos choques de deleite ao lembra-se de como seu corpo reagia àquele maravilhoso olha. Foi uma força em ação. Cauã jamais viu algo parecido em toda a sua existência. Ele literalmente sentiu toda a colisão de elétrons dentro de seu corpo. Era como se tivesse envolvido pelo épico calor da máxima solar. Nenhuma das antigas formas humanas de Jaci o fez entrar em plena fusão com um único olhar."
Páginas 82 e 83 




Pra começar, Tau que é a entidade da destruição, espalha um boato sobre uma entidade chamada de Guardião do Tempo que quer destruir Ci (a Terra) e que para isso, haverá a abertura de um portal que os transportará para um outro planeta com características similares a Terra, mas que para isso teriam que entregar Joana como moeda de troca, foi o acordo que a entidade do outro planeta fez. A partir daí dá-se início a corrida pelo ouro pra capturarem a pobre moça que, como se não bastasse estar fraca, sem memória e não ter nenhuma conexão com a Lua, ainda sofre um encantamento encomendado que a faz desmaiar toda vez que Cauã a toca. Cauã e seus amigos estão em uma corrida contra o tempo para desfazer esse mal e ajudar Joana a se lembrar de quem é e o que ela representa. Eles farão de tudo para proteger a amiga de problemas inimagináveis e inimigos dispostos a tudo para entregá-la de bandeja.

O livro é repleto das mais diversas aventuras onde os personagens principais matam um leão por dia para que ao final desse dia ocorra tudo bem, por assim dizer. 

Me identifiquei muito com Joana pelo fato de ela ser meio estabanada e carismática, apesar de ser muito ingênua também (houve momentos que quis dar uns tapas nela pra ver se ela acordava pra vida, mas felizmente com o decorrer da história ela vai amadurecendo e se tornando mais forte, passa a assumir seus poderes com precisão e dá a volta por cima).

Cauã, a entidade do sol, é de fato um verdadeiro deus da beleza, e com o avançar da trama se mostra um cara apaixonado, com saudades de sua amada e capaz de tudo para protegê-la. 

Gabriel é Rudá, a entidade do amor, e ele sempre está tentando apaziguar os ânimos, tentando reconciliar o casal e procurando soluções para os problemas que eventualmente surgem ao longo da trama.







Lina é Iacy a chefe das icamiabas (amazonas, sim tem amazonas na estória também e elas são demais!!) é uma mulher de fibra, linda, amável, valente e muito atenta também. Ela treina as icamiabas com o objetivo de ajudar Jaci/Joana e também de protegê-la da fúria de algumas entidades. Ela e Gabriel tem um relacionamento de longa data onde mostra que até o amor pode surpreender o amor.

Agora quem eu virei fã de verdade foi Cristiano, que é Uauiara, o boto-cor-de-rosa. Ele tem um charme diferenciado, é o típico libertino, que vive com o objetivo de saciar sua paixão e amar sem limites, além disso, ele é responsável pelos sentimentos e emoções das pessoas ao seu redor, ele cria um clima de paz ou hostilidade, tudo de acordo com a sua vontade. Ri inúmeras vezes com a capacidade que ele tem de entrar em confusões e como ele fica quando encontra uma mulher bonita por perto. Ele é o clássico amigo engraçado e dinâmico que todos nós temos, que damos boas risadas na companhia dele, mas além de toda essa fachada de namorador galante, que é de acordo com a sua essência, há um homem bom e preocupado com o bem estar daqueles que ele ama.


"Apaixonei-me no exato momento em que a vi pela primeira vez. Você é meu oposto e meu complemento. Sem você não sou nada, não descanso e não ilumino. Não consigo deixá-la. Venha comigo e seja minha companheira para todo o sempre"
Guaraci, o Sol. Página 157



O livro goza de uma diversidade cultural que é raramente explorada, pra não dizer nunca. É um livro cheio de fatos onde a cada página virada você vai conhecendo mais da mitologia tupi e também seus guerreiros e vilões, das lendas e crenças que o povo indígena acredita mas acima de tudo, fala sobre o amor, um amor milenar, amor de almas gêmeas onde o tempo (e bota tempo nisso, para ser precisa, 500 anos) não consegue diminuir ou acabar com esse amor. 

Mostra também que mesmo no mundo das entidades há a presença constante da inveja, onde as entidades do mal se rebelam para afastar Cauã de Jaci, e uma dessas entidades ainda tentam ocupar o lugar da moça ao lado do belo rapaz ensolarado. Mas se com essa informação você pensou que era algum tipo de clichê, sinto muito em te decepcionar meu amigo, mas esse livro não tem nada de clichê, é totalmente inusitado, imprevisível do início ao fim. 

Eu achei lindo o carinho que o grupo de amigos tem com a Joana, com a forma que eles a tratam e a ajudam. É impossível não comparar a amizade dela com Lina, e dela com Camilla. 





"As pessoas juram amor eterno umas às outras e ignoram estar fazendo uma promessa que não sabem se vão cumprir. Deve-se tomar muito cuidado com o amor. Uma vez descuidado, pode simplesmente ficar inverso, transformar-se em ódio. Era o que eu sentia."
Página 193 




A autora tem uma escrita viciante, pra terem ideia eu lia em média 100 a 150 páginas por dia, por isso contribuiu pra eu terminar o livro rapidamente. A leitura é leve, dinâmica, marcante e nem um pouco cansativa, são 510 páginas de puro divertimento, mistério e amor onde eu experimentei as mais diversas sensações. Ana não deixou nenhuma ponta solta, mas ficou claro que assuntos que não foram explicados nesse livro, ou então que foram pouco explorados serão mais aprofundados nos livros seguintes. é uma aventura épica marcada pelo confronto milenar entre algumas entidades e que com certeza vai fazer o leitor vibrar e torcer para que venham momentos de paz para os nossos grandes heróis.

Portanto, cheguei a conclusão que essa linda história repleta de desafios, ações e romance está longe de acabar e eu mal posso esperar para ver quais serão os próximos acontecimentos e o que o destino reserva para o nosso casal lindo e seus amigos.






You Might Also Like

58 comentários

  1. Amei a resenha Cami, cheia de detalhes. E esse livro vai para a grande lista dos desejados haha!!! Bjs.

    http://delineandoestrelasoficial.blogspot.com.br/2017/01/o-assassinato-da-presidente-do-brasil.html?m=0

    ResponderExcluir
  2. Que bacana livros que trazem essa temática dá mitologia tupi. É um tema quase nunca retratado é muito interessante

    ResponderExcluir
  3. ótima resenha, acho que nunca tinha ouvido falar antes de algum livro assim, que aborda o nosso folclore <3

    ResponderExcluir
  4. Oii.
    Eu gosto bastante de livros que tratem de temas como mitologia ou crenças pagãs e indígenas. A história de Guarani eu já conhecia, mas saber que ela foi remodelada para uma nova espécie o de romance me da sede para ler o livro. Ótima resenha.
    Beijos.

    www.fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Diferente realmente. Me interessei. Adorei tua resenha.
    Beijos love
    Ro

    ResponderExcluir
  6. Que capa mais linda essa, não conhwcia a obra e sua resenha ficou ótima, fiqueicom vontade de ler também.

    Beijoas da Quel

    ResponderExcluir
  7. Oi! Histórias que envolve o folclore sempre chamam bastante atenção, envolto de mistérios e amores impossíveis. Misturando o místico. Parabéns pela resenha. Bjos ♥️

    Clickliterarioblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Não conhecia o livro ainda mas pelo que você comentou a história parece ser ótima! Nunca li nenhum livro que explorasse os mitos e lendas tupis, e olha que estamos no Brasil... Dica anotada!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto o livro, mas não tinha lido resenhas dele e a sua me deixou interessada.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila.
    Uau... Que resenha! Gostei.
    Ainda não tinha visto esse livro em lugar nenhum, gostei da capa e achei bem interessante o enredo. Acho que iria gostar da leitura.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha eu fechei parceria com essa autora e estou ansiosa para o meu livro chegar para ler esse livro

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro, gostei bastante! A Ana escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    O livro não faz muito meu estilo,mas acho que leria. Quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  14. Auuuunw, nossa.Nunca vi um livro inspirado nessa mitologia.No minimo, deve ser demais ahahahah! :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, tudo bem?

    Pela sinopse eu não leria o livro, pois não me agradou muito. Mas ao ler sua resenha me vi fascinada com os detalhes. Adoro essa mistura de mitologia, sou sempre sugada para a obra. Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  16. Li um livro dessa autora e gosto da escrita dela, estou ansiosa para ler este também! Parabéns pela resenha, ficou ótima! Adorei!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  17. Resenha completinha, melhor tipo! É tão bom ver autores brasileiros fazendp sucesso e escrevendo histórias dignas de best seller! Adorei!

    Beijos :)

    Blog Modetizando

    ResponderExcluir
  18. Para, eu ameeeeei essa resenha, me deixou pirada querendo ler esse livro hahahah
    Vou procurar para ler online

    Beijão,
    Desencana mina

    ResponderExcluir
  19. Que legal essa resenha adorei me deu vontade de ler agora
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Me apaixonei 😍😍😍😍
    Confesso que se tivesse visto esse livro em alguma prateleira por ai nem iria me interessar, mas com tanta riqueza de detalhes que você expressou me deu vontade de ler todinho em 10min. Parabéns pelo blog ❤

    ResponderExcluir
  21. Que bacana sua resenha ainda naõ conheço o livro mais vou conhecer com certeza bjus..

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha gostei muito. Não conhecia o livro e nem tinha conhecimento desse tipo de história. O mais legal que a autora conseguiu trazer a história pros dias atuais . Muito bacana.

    ResponderExcluir
  23. O livro tem a trama muito interessante, muito bom a autora abordar lendas e crenças indígenas, fiquei muito fascinada pela história, pois a história traz esperança e amor, perfeito o livro, bjs.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, deu vontade de ler! Não conheço oblívio e faz 3 anos que não pego em um pra ler depois que virei mãe 😂 Vou passar na saraiva e ir atrás desse, amei... A história é bem interessante

    ResponderExcluir
  25. Fiquei curiosa pra ler. Amo livros. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha! A história é incrível e eu já quero ler!

    Bjs
    Tissi
    www.tissianebalbino.com

    ResponderExcluir
  27. Parece uma história incrível e rica em mitologia, que adoro.
    Deve ser um prato cheio para aprender muita coisa nova.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  28. Oiii, tudo bem?
    Que capa mais linda menina, eu já conhecia esse livro e confesso que sempre tive vontade de ler, mas por enquanto minha lista de leituras está enorme, deixo para a próxima vez. Ótima resenha.
    Beijinhos da Morgs

    ResponderExcluir
  29. Oi Camila, já me interessei pelo livro. Eu não conhecia, mas o enredo me cativou. Quando a leitura é prazerosa não sentimos mesmo a quantidade de folhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Uaal que livro MARAVILHOSO! Sua escrita é perfeita! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  31. Amei a resenha, o livro parece muito bom. Com certeza entrou na minha lista. Parabéns! Bjoss

    ResponderExcluir
  32. Oie, a gente adora um libertino neh kkkk. Realmente adorei a ideia do livro, colocar elementos da nossa cultura ancestral enriqueceu muito o enredo. Fiquei muito curiosa para saber mais dessa leitura e já anotei a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  33. Que legal essa resenha adorei !! faz tempo eu não ler o livro.. sem vontade.. rs

    ResponderExcluir
  34. oi
    Amei a capa :D
    Fiquei curiosa para conhecer a história.
    bjo

    ResponderExcluir
  35. Fiquei encantada com esse livro, eu também tenho um blog literário e estou apaixonada e já quero fazer resenha sobre ele porque eu estou a fim de ler mais os nacionais. Amei essa resenha e estou apaixonada pelos personagens. Onde você comprou esse livro? Beijos

    ResponderExcluir
  36. Esse livro parece muito bom, vou por na minha listinha de "livros a procura" na proxima vez que for na livraria.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    A premissa é bem interessante e a autora de uma originalidade sem igual ao abordar de forma tão bonita a mitologia tupi!
    Fiquei extremamente intrigada para conhecer melhor todas essas entidades aqui apresentadas e conferir as aventuras que a autora nos leva no decorrer da trama.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Sou a mais nova parceira da autora e estou ansiosa para ter em mãos a obra da Ana. Ler sua resenha só me deixou ainda mais animada, pois nunca li nada como o que a história dela parece trazer. Muito difícil encontrar livros focados no nosso folclore e isso só enriquece mais a sua escrita por trazer algo tão original. <3

    Resenha perfeita!!! <3

    ResponderExcluir
  39. Olá, ainda não conhecia esse livro mas depois de ver a sua resenha fiquei com uma vontade enorme de ler ele, pois me interesso muito por tramas que envolvam lendas indígenas, mesmo eu sabendo que vai ter um romance aí, a parte da cultura indígena foi a que mais me animou para ler.

    ResponderExcluir
  40. Pela sinopse já achei o livro interessante, com sua resenha achei ainda mais, gostei dos elementos que tem no livro, o sol, a lua, é um livro que tem tudo para eu amar.

    ResponderExcluir
  41. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, os detalhes estão bem ricos e prende o leitor do começo ao fim, confesso que a capa não me chamou a atenção, mas foi a premissa que me deixou curiosa.
    Dica anotada!
    Parabéns pela resenha, está muito boa Cami ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  42. Que capa linda! Adorei a Sinopse e sua resenha me deixou ainda mais encantada com a obra! Dica mais que anotada!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Bem interessante a resenha desse, deu vontade de ler adorei bjo

    ResponderExcluir
  44. OI!!


    Eu confesso que tenho curiosidade de ler esse livro faz tempo. Primeiro pq o enredo é único e segundo por trabalhar com as lendas, ou seja, uma cultura tão rica como a nossa retratada de maneira tão brilhante. Gostei da sua resenha e a mesma contribuiu mais ainda para querer o exemplar. Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Oi, tudo bem?
    O ponto positivo é a narrativa ser viciante, pois a premissa em si não me atraiu não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Já tinha visto uma resenha desse livro.
    Achei bem legal a ambientação e tudo mais, mas o estilo literário, não é o meu. Infelizmente.
    Mas fica como uma boa dica para amigos que gostam de fantasia, e que não são poucos!!!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  47. Hey!
    Que interessante o livro girar em torno da mitologia tupi, acho muito legal livros que falam um pouco sobre a cultura de nosso país.
    Adoro livros que retratam passado e presente e que possuem vários desafios e perigos, fiquei interessada nessa leitura :)
    Que bom que Joana amadureceu durante a história. Esse Cauã me lembrou do Amon do livro "O Coração da Esfinge" haha.

    Beijos... Samantha Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  48. Nossa, livro completamente diferente dos que eu costumo ler, despertou minha curiosidade. Parabéns pela resenha, bem detalhada.

    ResponderExcluir
  49. Olá! Ainda não conhecia o livro. Gostei bastante da sua resenha e vou anotar a indicação. Desejo muito sucesso com o blog, bjooo

    ResponderExcluir
  50. Gosto do fato de terem explorado um lado que é pouco explorado na literatura nacional, dando espaço à diversidade cultural, mas ao mesmo tempo não sou muito ligada a mitologia de nenhum tipo, e toda essa questão de deus/entidade me confunde hahahaha. Imagino que para quem goste de livros nacionais que explore esse lado seja um prato cheio. Não posso negar que a ideia é muito original, parabéns para a autora :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  51. Olá.
    você falou mitologia Tupi-Guarani?
    Eu adoro mitologia de todos os tipos e ando querendo saber mais sobre mitologias brasileiras, com certeza vou correr e comprar esse livro. Adorei a premissa e acho que vou adorar.
    Adorei a resenha.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  52. Oi.

    Ainda não conhecia essa obra. Mesmo tendo um assunto que gosto muito, não sei se leria por agora. Já tenho algumas leituras programadas e não tem muito espaço para novas. Mas vou anotar o nome e quando tiver mais tempo, eu leio.

    ResponderExcluir
  53. Olá, que resenha legal, embora ultimamente não tenho lindo muito livro e goste muito de romance. Também gostei deste destaque que você colocou ""Apaixonei-me no exato momento em que a vi pela primeira vez. Você é meu oposto e meu complemento." parece uma obra encantadora. Beijos

    ResponderExcluir
  54. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu virei fã da autora depois de ler o livro O Velho Vestido de Noiva. Estou louca para ler esse livro, adoro mitologia e faz muito tempo que não leio nada sobre a nossa cultura. Achei original e bem criativo.E como romãntica incurável, adoro o conceito de alma gêmea, pois credito nele, acho lindo o amor que ultrapassa o tempo. Sua resenha ficou ótima, só me deixou com mais vontade ainda de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Camila, parabéns pela resenha, de verdade! Até eu que não gosto de romances fiquei curioso com o plot do livro, é lindo ver nossa cultura também ser valorizada na literatura, preciso ler esse livro e espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  56. Que resenha TOP! Eu gostei muito desse livro!

    ResponderExcluir
  57. Que livro mais... ownt! Maravilindo! Fiquei querendo saber mais. Ler mais. Preciso dele. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  58. É uma das minhas próximas leituras 💙 estou super empolgada!

    ResponderExcluir