Senta que lá vem resenha: Livro Amor de Cordel

sexta-feira, março 24, 2017

Livro: Amor de Cordel
Autora: Andrea Marques
Páginas: 400
Editora: Pandroga
Tema: Romance


Sinopse: Aos 38 anos de idade, Carolina Borges achava que tinha a vida perfeita. Casada com Miguel, era feliz mesmo sem ter realizado o sonho da maternidade. No entanto, a convivência com o marido e seu bom desempenho profissional a deixavam satisfeita e segura. O destino lhe prega uma peça e, sem esperar, ela vê sua vida se modificar significativamente. Seu casamento chega ao fim, e sua carreira como terapeuta ocupacional, que sempre lhe proporcionou alegrias, passa a torturá-la. Isso acontece quando o jovem arquiteto Alexandre Bastos entra em seu consultório pela primeira vez, despertando em Carol sentimentos conflituosos que a farão repensar seus valores e a obrigarão a sair de sua zona de conforto para se arriscar em terrenos desconhecidos que poderão colocar em risco sua própria vida. Permeado por traições e intrigas, Amor de cordel é um romance contemporâneo que traz à tona assuntos do universo feminino, além de despertar a paixão até nas mulheres mais modernas e independentes.










O livro conta a história de Carol, uma mulher de 38 anos que trabalha em dois empregos como terapeuta ocupacional e apesar de não conseguir ter filhos, tem um casamento dos sonhos. Porém tudo muda quando Miguel, seu marido, avisa que conheceu outra mulher e pede o divórcio pra viver com a amante.

A partir daí Carol passa a ver a vida de outra forma e começa levar seus trabalhos mais a sério e então, o seu chefe do segundo emprego, da clínica , avisa que ela vai cuidar de um amigo dele que sofreu um acidente de trabalho e quando ela conhece o amigo, Alexandre, passam a ter uma conexão muito forte e a paixão entre ambos é praticamente palpável.

Mas Carol, mesmo se sentindo atraída pelo belo rapaz de olhos cor de jade, tenta resistir a todo custo pois além de Alexandre ser seu paciente, é doze anos mais novo do que ela e ainda por cima, de família muito rica. Mas quem disse que as cortadas de Carol iriam frear Alexandre? O rapaz tem uma força de vontade, uma persistência de impressionar e só se dá por satisfeito quando consegue o que quer, mas o que eles não esperavam é que esse relacionamento fosse despertar sentimentos obscuros em pessoas próximas a eles e o que viria a seguir seria o fim de ambos. Ou seria o começo?


"O que de fato eu sentia por aquela mulher era inveja; não da sua juventude ou beleza, mas do fato de ela poder estar com o homem pelo qual estava apaixonada. O motivo maior para eu nutrir um sentimento tão ruim por aquela desconhecida era por eu também estar apaixonada, mas, diferentemente da minha rival, eu não podia viver esse amor e eu tinha três bons motivos para isso. O primeiro era o fato de que o homem pelo qual estava apaixonada era meu paciente, e mesmo que não o fosse, não teria a menor chance com ele, pois o segundo motivo justificável para não tentar investir nesse romance era a diferença de idade. O terceiro, e talvez o mais importante, era que eu tinha medo de sofrer novamente."


Carol é uma mulher madura, que mesmo após a dor da separação continua seguindo sua vida e até se matricula para fazer aulas de ballet em uma academia próxima ao seu novo apartamento. Além da maturidade, é uma pessoa passível da vida, que aceita tudo de bom grado, até mesmo as coisas ruins. É pacata, contida e sempre teve dificuldade em demonstrar seus sentimentos. Ela não reclama do que acontece e eu arrisco dizer que é a personagem mais empática e altruísta que já conheci na minha vida. Ela sempre coloca as necessidades dos outros na frente das suas e em alguns momentos me irritei com essa sua característica.

Acredito que ela seja assim, em partes, pela profissão que exerce. É terapeuta ocupacional e está acostumada a ver o pior da vida, tenta plantar esperanças onde não há mais e também sempre procura meios de adaptação para que seus pacientes consigam viver com algum tipo de "independência".

É lindo ver como ela se dedica a eles de coração aberto, sem querer receber nada em troca e foi assim que ela conheceu Alexandre.



"Eu era uma péssima profissional, todos esses anos trabalhando e não soube lidar com a situação. E o pior era que mesmo sabendo, que tudo estava errado, eu continuava a me lembrar do beijo, do doce dos seus lábios, do seu perfume, da sua pele."



Alexandre é um belo rapaz com lindos olhos cor de jade. É romântico, fofo, lindo, cavalheiro, se liga em datas, enfim, é o tipo de namorado que toda mulher sonha. Até eu mesma quis cuidar de Alexandre quando Carol resolveu dar razão a sua consciência ao invés do coração. Ela é muito racional, sempre mede os prós e os contras e com esse relacionamento não poderia ser diferente. Posso dizer que Alexandre suou um bocado pra conquistar a moça e mesmo depois de conquistada, ela não dá o braço a torcer.

O romance entre os dois é lindo de acompanhar, de maneira que nesses momentos devorei sem perceber as páginas passando. Eles não brigam por nada e Alexandre sempre se mostra disponível pra tudo o que Carol quer.

Mas o livro não relata somente a melhora de Carol após o divórcio e o relacionamento com Alexandre. Não, não, nada disso! O livro aborda temas importantes como o preconceito e a família. Ambos possuem um peso na história.



"Entretanto, uma parte de mim tinha a exata noção do que isso significaria: eu acabaria sofrendo e não sabia se conseguiria me reerguer."



Carol antes da separação, era uma pessoa difícil, não tinha amigas e vivia em função do marido e foi bem interessante ver o desenvolvimento da personagem.

Além do casal mais lindo do mundo, temos outros personagens como Gustavo e Lucas, um casal homossexual que é vizinho de Carol, quando ela se muda para o novo apartamento. Ambos são felizes e dão muitos conselhos para Carol em relação as investidas de Alexandre. Como eu disse, há a presença constante do preconceito, não só Lucas é Gustavo sofrem por homofobia praticada por outras pessoas como a própria Carol é preconceituosa na questão da diferença de idade e classe social entre ela e Alexandre.

Além deles, há também os pais e a irmã de Carol, o pai e irmão de Alexandre, entre outros personagens, todos, embora alguns sejam secundários, são muito bem desenvolvidos e os cenários são tão reais que teve momentos que me visualizei perfeitamente nos locais.



"Por mais que você tente fugir da dor evitando situações perigosas, isso não quer dizer que você não vai sofrer. Se não for por uma desilusão amorosa, pode ser por doença, por falta de dinheiro ou por qualquer outra razão. O fato é que a vida está aí para ser vivida intensamente, e mesmo que a gente reclame ela não dá garantia de nada."



Andréa conduziu toda história com maestria, com uma riqueza de detalhes e ainda conseguiu prender a atenção do leitor do início ao fim. Outro ponto que me chamou muita atenção foi a reviravolta que ela construiu com os personagens e todo o desfecho dessa aventura.

Sei que já falei de Alexandre antes, mas preciso frisar que ele é um cara totalmente apaixonante! Toda vez que ele entrava em cena ou falava algo romântico para Carol eu suspirava e tinha vontade de apertá-lo! Alexandre é um cara de 27 anos mas que não aparenta ter a idade que tem, pois em alguns momentos é dotado de uma maturidade de impactar quem lê a obra. Ele é cheio de carisma e como eu disse antes é impossível não se apaixonar e querer levá-lo pra casa.

Houve momentos que fiquei indignada com as atitudes altruístas de Carol e como desejei dar uns tapas nela pra ela parar de ser passiva e boba e acordar pra vida, mas acho que o destino cuidou perfeitamente pra ela se policiar nesse caso.

"Ele me amava, sem pressa para apreciar cada instante, e meu prazer parecia ser a coisa mais importante para ele."



E ainda tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor a profissão terapeuta ocupacional e saber o que faz e em que momento atua em conjunto com a fisioterapia e a fonoaudiologia. É incrível como uma profissão tão importante é tão pouco valorizada no Brasil. Eu mesma não conhecia a profissão, ou melhor, até já tinha ouvido falar algo a respeito, mas achei que fosse relacionando ao trabalho, tipo médico do trabalho sabe? E ainda pensava que não tinha um profissional desse porte no país.

Para finalizar, recomendo a obra para todos os amantes de romances contemporâneos e que gostam de momentos de ação. Onde as leis do amor falam mais alto do que qualquer preconceito, crença ou classe social. E ainda aprendemos que o amor é capaz de curar o incurável, perdoar o imperdoável e ainda assim possibilita o crescimento e amadurecimento do ser humano e mesmo com tantas coisas ruins acontecendo ao redor do mundo, ele nos mostra que se quisermos, somos capazes de mudar e viver na mais perfeita harmonia.



"Entretanto, apesar de fazer parte desse mundo contemporâneo, ainda sonho com o amor perfeito e com o príncipe encantado. Talvez esse seja meu maior defeito, ou pelo menos o que me cause mais dor: atribuir ao outro a responsabilidade pela minha felicidade."








You Might Also Like

22 comentários

  1. Pôxa muito legal! E parece bem apaixonante!!!
    Vc acha que se encaixa no gênero chick-lit cami?? Pq trata da vida contemporânea de uma mulher e tal

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se encaixa sim, Vivi, ele é bem leve apesar de tratar desse tema do preconceito.

      beijinhos.

      Excluir
  2. Oii.
    Que resenha linda! Fiquei querendo ler!!
    Iria amar essa leitura.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amooo quando o leitor fala do personagem como se fosse uma pessoa real, kkkkk. Senti isso na sua resenha falando, principalmente, da Carol. Pelo que vi essa questão do romance é bem madura, sem aquelas briguinhas bobas que os autores gostam de colocar só pra ficar enchendo salsicha (não sei como se diz essa expressão), enfim...tava ansiosa pela resenha desse livro, tu já tinha falado tanto nele que fiquei com vontade de ler, kkk. E agora me apaixonei ainda mais. A história me fez lembrar a do livro "Como eu era antes de você", acho que pelo fato de a Carol ir cuidar do Alexandre e tals. Ei, também bateria na Carol, haha, às vezes o coração tem razão, só que esses personagens gostam de fazer o leitor sofrer...Cami, me inspirei, kkk. Vou parar por aqui. Nem vou dizer que gosto das tuas resenhas porque já sabes,.então, beijooooos.
    P.S. Amo tuas fotos 😍

    ResponderExcluir
  4. Bem, essa foto está linda *.*
    A Carol parece ser uma personagem muito bem construída, dou muito valor a isso num livro :)

    Obrigada por participar no meu projeto Livros no Ecrã, fico muito feliz!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    muita gente ta falando desse livro. Estou muito interessada em ler!!!
    Otima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Q U E R E S E N H A M A R A V I L H O S A !
    Terminei o meu esses dias e já sinto falta </3

    ResponderExcluir
  7. Oii.
    Nossa esse livro parece ser incrivel. Temáticas que envolvem divórcio são uma das que me tocam. Acho que o fim de todo relacionamento é complicado, mas a superação dele ainda é mais difícil.
    Fico intrigada por ela ser tão passional (será que é um termo adequado rsrs?) pois em sua situação acredito que deixaria me abater.
    Em seu romance com Alexandre, também me pergunto como pode acontecer e acredito que talvez ela tenha si mantido longe dele por acreditar que muitos pacientes se envolvem emocionalmente com seus terapeutas pela convivência e intimidade.
    Em resumo, estou louca por esse livro. Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Bom saber que a leitura envolve outros temas além da interação dos personagens. Me pareceu ser intenso e bem envolvente.
    Fiquei curiosa pela leitura que até então eu não conhecia.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Quando eu vi esse livro a primeira vez eu não tinha me interessado, mas fui vendo algumas resenhas e fui me interessando cada vez mais. Eu gostei muito da sua resenha e de poder ver a sua opinião sobre a obra. Eu espero que se algum dia eu realizar a leitura, que eu possa gostar do livro.

    ResponderExcluir
  10. Que resenha linda! Ela me conquistou e já me apaixonei pelo livro. O título também já é convidativo.
    Adoraria conhecer a Carol.
    Beijo
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  11. Oiii Camila, tudo bem?
    Que resenha incrível menina, eu tenho bastante interesse em conhecer a escrita da autora porque já li muita resenha desse livro, a sua ficou ótima e continua sendo uma leitura bem convidativa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,
    Esse livro me lembra outros... sei lá, acho que a capa me leva a pensar em outro livros.
    Sou fascinada por romances e esse já está em minha lista de desejos.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. confesso que a obra possui alguns elementos que gosto numa narrativa: reviravoltas, cenários bem descritos e essa capa que sozinha é um show aos olhos...
    mas o próprio enredo não me cativou, por isso deixo a dica passar dessa vez...
    bj...

    ResponderExcluir
  14. Menina amei saber que o livro é mais que um romance pois traz uma reflexão e também parece ser emocionante. Eu já tinha visto ele por aí mas não sabia exatamente do que se tratava. Sua resenha ficou dez!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá! Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante. A capa é muito bonita e a sinopse chama atenção. Muito boa sua resenha, bem direta e aborda os pontos chaves. Anotarei a indicação, super bjoo

    ResponderExcluir
  16. Eu recebi esse livro em uma das parcerias, li e não gostei, o que mais me incomodou foi o aspecto mecânico da narrativa, digo, enquanto estética. Por isso, resolvi para outra resenhista do blog, pois, visivelmente, não sou o público alvo.

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente ainda não tive o prazer de me deliciar com este romance. De todas as resenhas que já li sobre o livro, nenhum, e digo nenhuma mesmo foi negativa ou mesmo com ressalvas. Sem contar que sou apaixonada por esta capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Achei sua opinião sobre o livro super interessante realmente despertou vontade de lê-lo.
    Só não gostei da capa achei meio sem graça pela estória que ele trás.
    Parabéns pela resenha 🙃

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia a obra e achei a capa e sinopse muito interessantes.
    Parece uma história sensível, que trata de temas delicados, e gosto quando encontramos romances mais realistas assim. Preciso dizer que também adoro o fato de quando autores de romance ambientam suas histórias no Brasil. Ponto super positivo.
    Está anotadíssimo no Skoob!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem.

    Gostei muito da premissa do livro, curto romances assim, com a protagonista adulta passando por problemas reais. Com certeza é muito difícil ser trocada. Mas é vida que segue, o importante é aprendermos com as dificuldades da vida.Amadurecendo e aprendendo sempre em qualquer idade. Dica anotada.
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Adoro romances e é meio difícil não querer ler um. Mas oque fica é a impressão que temos depois de ler né? Adorei sua resenha e esse livro com certeza vai pra minha lista. Beijos.

    ResponderExcluir