Senta que lá vem resenha: Livro O Homem Que Via Monstros

segunda-feira, março 20, 2017

Livro: O Homem Que Via Monstros
Autor: Clayton De La Vie
Páginas: 110
Editora: Fonzie
Tema: Policial

Sinopse: A única maneira que ele encontrou para expor seus crimes, sem precisar se preocupar se seria ou não investigado pela polícia, foi narrá-los diante de um grupo de apoio, no presídio, criado por uma psicóloga. 


O Homem Que Via Monstros, como era conhecido, passou meses diante do grupo sem dizer uma palavra sequer. No entanto, viu a oportunidade que a vida lhe estendia e resolveu, no ato mais sábio de toda a sua existência, que aquele era o local ideal para se abrir, contar o que os policiais jamais descobriram. Contudo, o motivo pelo qual ele parou ali ainda é um mistério, e a doutora pretende fazê-lo falar. 

Ela queria ouvir uma boa história, e ele desejava ter a sua plateia. Quando duas mentes assim se encontram, não pode vir boa coisa.





Toda a história se passa em uma penitenciária, onde um homem conta os dias para se ver livre da prisão e por conta do governo é obrigado a frequentar uma reunião com um grupo de presos e uma psicóloga onde, cada semana um preso conta sua história e como foi parar ali.

Logo no início ele já explica como consegue identificar os monstros e o que fazia para externiná-los e isso chamou muita atenção da psicóloga pois achava que o homem tinha algum problema mental e decidiu que queria estudá-lo com mais afinco.


"O maior pecado do homem é não ter pecado, simples. Sem isso ou aquilo, o homem peca e em pecado deve permanecer. Se estava certo ou não esse julgamento, só o tempo poderia dizer."



O Homem Que Via Monstros, como ele prefere ser chamado, não revela seu nome em nenhuma dessas seções e até gosta de ter uma platéia em quanto narra sua história. O curioso é que ele não foi preso por exterminar tais monstros, foi um outro motivo.

Do outro lado temos uma capitã de polícia, chamada Lorna, a procura do serial killer que vem matando mulheres ao longo dos anos, totalizando 90 vítimas. O crime aparentemente perfeito, não deixa rastros sequer sobre como os corpos foram desovados. Sabe-se apenas que os dedos foram pregados em alguma madeira, teve um ferimento no abdômen e dois na nuca. E a capitã tenta a todo custo juntar as peças desse terrível quebra-cabeças.



"O que ele, em sua condição infantil, julgava ser monstros não era nada além da condição natural de cada um. Ele via o que a pessoa era interiormente, não o que ela queria apresentar à sociedade."


A narração do livro é em terceira pessoa, o que nos permite entender melhor todo o contexto. Os personagens são apresentados de maneira clara e dinâmica.  Arrisco dizer até que gostei d'O Homem Que Via Monstros, achei um personagem bem original e autêntico. Que não possui arrependimentos e apenas quer seguir com o que ele acha que lhe foi designado.

A capa, apesar de simples, também está de acordo com a história abordada.



"Todos os monstros, fracos e fortes, lendários ou nem tanto, apresentam apenas uma semelhança vital: o desejo por amor."


A escrita do autor é leve, viciante e envolvente, os capítulos são curtos e instiga o leitor a continuar até o final. Toda a história é muito bem desenvolvida e bem explicada, mostrando os motivos para cada um deles estarem ali, presos. Mostra até a trajetória da psicóloga até chegar ao grupo de presidiários.

Achei a leitura sensacional e totalmente fora dos padrões do tema policial que estou habituada a ler e foi muito bom ser surpreendida positivamente. Gostei da forma como o autor abordou o tema e foi interessante acompanhar as histórias de vida dos presos, mesmo algumas sendo tristes e outras bem intrigantes. Mas quem ganhou total destaque para mim foi realmente esse tal Homem Que Via Monstros. 



"Os monstros são seres incompreendidos pelos humanos, são criaturas discriminadas e que, por não terem chance a amar e serem amados, destroem e matam o que amamos."



Clayton para mim se mostrou um autor com múltiplas facetas, pois o primeiro livro que li dele foi Seres do Além (resenha aqui) que mostra a habilidade do autor em desenvolver histórias de fantasia e agora leio com mistérios e suspenses e em toda a história fiquei me perguntando por qual motivo o personagem foi preso já que ele afirma que não foi por suas atividades extra-curriculares. Então foi uma grande surpresa conhecer esse lado do autor e ficar ainda mais impressionada com o seu trabalho.

Por fim para quem realmente aprecia livros com uma abordagem policial, eu super recomendo e para quem tem curiosidade de começar a ler esse tema, a obra é uma ótima pedida como caminho inicial.



"Tinha sido tão lindo que percebia naquele momento que era isso o que eu devia fazer até o fim dos meus dias: livrar o mundo dos monstros e apreciar um espetáculo colorido."









You Might Also Like

66 comentários

  1. Olá,

    Eu não conhecia o livro e confesso que fiquei bem interessado. O livro tem uma trama que eu gosto, que é essa vibe de pessoas serem presas e depois lidar com o que a sociedade a oferecem, isso deve ser muito atento e fico feliz que está sendo retratado em um livro, mesmo que seja de ficção. A capa e a sinopse estão bacanas e eu adorei a sua resenha, parabéns!

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Sim o livro tem uma pegada diferente e ao mesmo tempo leve, eu nem senti as páginas virarem, dá para ler perfeitamente em um dia e o personagem é bem diferente dos que já li. Resumindo: foi uma ótima experiência.

      beijinhos!

      Excluir
  2. Oiii Camila, tudo bem?
    Menina eu fiquei bastante contente em encontrar a resenha desse livro em seu blog, havia visto para compra em algumas vezes e você soube me cativar, além do mais sendo um gênero que atrai demais, achei a capa linda e pretendo ler com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Morgs não faz ideia do quanto fico feliz com isso! Espero que consiga ler logo essa obra pois é maravilhosa! Foi uma experiência incrível para mim e a escrita do autor flui muito facilmente, eu adorei! Depois me conta o que achou.

      beijinhos!

      Excluir
  3. Saber que o autor conseguiu passar tantas coisas assim em um livro com tão poucas páginas me intriga. A trama é bem intrigante também e o pouco que vi na sua resenha já sei que vou gostar. Espero poder ler em breve, pois gosto muito desse gênero e quero muito saber qual é a desse cara que via monstros

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Raíssa, você vai se surpreender com o final, o livro todo em si é maravilhoso. Eu adorei!

      beijinhos!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Bom, livros policiais não me instigam muito...Mas, gostei bastante da sua resenha, acho que até daria uma chance a obra.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom fico feliz por isso. Obrigada pela opinião.

      beijinhos!

      Excluir
  5. Olá
    Não conhecia o autor e já gostei, vou inclusive dar uma olhada na resenha do outro livro.
    O dessa resenha me deixou bem curiosa, gosto muito de histórias de serial killer e de 'ouvir' suas histórias, seus pontos de vista, deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi uma experiência diferente e bem interessante, eu adorei conhecer esse outro lado do autor e super recomendo a obra. Espero que goste das duas!

      beijinhos!

      Excluir
  6. Olá,

    Não conhecia o livro, mas fiquei super intrigada com essa premissa. Com certeza vou querer conferir a sua história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, garanto que você não vai se arrepender!

      beijinhos!

      Excluir
  7. Oi! Nossa, não conhecia esse livro, mas já quero ler haha. Também adorei a originalidade do personagem "o Homem que via monstros" e que dentro da história também havia o mistério das mortes cometidas por um serial killer, fascinante! Adorei a sua resenha, vou adicionar esse livro com certeza, amo esse tipo de enredo que, com certeza, deve prender o leitor até o final da leitura. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza prende Jennifer! O livro é sensacional, não tem nada desses clichês que estamos habituados e vale muito a leitura. Você vai adorar.

      beijinhos!

      Excluir
  8. Olá,

    Gostei bastante da sinopse e da resenha, não conhecia esse autor, confesso que me despertou curiosidade.
    Vou colocar na minha lista também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que goste da leitura também.

      beijinhos!

      Excluir
  9. Olá,
    Desconhecia a obra e fiquei bem interessada para saber mais sobre esse homem tão intrigante que consegue nos deixar curiosos e nos chama para fazer parte da sua platéia também.
    O autor parece conseguir desenvolver um certo suspense em torno do que levou o homem ao presídio com maestria e prender a atenção do leitor.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que acontece Michele. O livro tem um mistério do início ao fim sobre porque ele foi preso realmente e o que ele pretende fazer quando sair. Eu gostei muito da história, espero que aprecie também.

      beijinhos!

      Excluir
  10. Oii,
    Não conhecia o livro mas não me interessei. Parabéns pelar resenha, arrasando como sempre!

    ResponderExcluir
  11. Apesar de gostar do gênero policial, que aliás é um dos meus preferidos, o enredo desta vez não me atraiu tanto assim. Mesmo você afirmando que o autor prende o leitor até o final. Uma pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, uma pena pois o livro é realmente bom. Quem sabe na próxima vez né?

      beijinhos!

      Excluir
  12. Oie! Parece ser uma trama instigante. É um ponto de partida interessante e, pelo que você contou, bem desenvolvido pelo autor. Ficarei atenta! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião. Realmente o livro é muito bom!

      beijinhos!

      Excluir
  13. Hey!

    Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou muito interessada, parece uma leitura incrível. Vou anotar a dica.

    Bjos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Leia sim, você vai amar!

      beijinhos!

      Excluir
  14. Oie tudo bem?! Já fiquei mega curiosa para saber o que levou esse homem à penitenciária. Adoro livros policiais, principalmente como esses que questionam tudo aquilo que julgamos como certo, afinal se é uma penitenciária todos são monstros, né?!?
    Dica anotadíssima!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, mas sabe o que eu achei mais interessante? (vou soltar um pequeno spoiler): Nessas seções ele não via os monstros, apenas pessoas normais e eu fiquei muito encucada com isso, tipo, como pode ele ver monstros na rua se dentro da prisão ele não via nada além de pessoas normais?
      Espero que goste!

      beijinhos!

      Excluir
  15. Olá, não conhecia o livro, mas amei o tema gosto muito do gênero policial e acho q ele é uma boa pedida.
    Sua resenha está ótima e parabéns pelo blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e pelos elogios! Espero que goste do livro, ele é fantástico!

      beijinhos!

      Excluir
  16. Embora eu tenha "Seres do Além" no Kindle, eu nunca li nada do autor por conta dos livros da minha lista de prioridades.
    No entanto, fiquei bem curiosa com sua escrita, já que você falou tão bem dele. Aliás, não sabia que ele tinha publicado um livro tão bacana, já gostei desse suspense todo da obra e quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é verdadeiramente um escritor de múltiplas facetas, me mostrou que consegue desenvolver tão bem uma fantasia como um suspense. Eu fiquei maravilhada com os livros! Espero que consiga ler ambos e que goste tanto quanto eu .

      beijinhos!

      Excluir
  17. Que capa de livro bacana, amei. O título também é chamativo. Só em ler a resenha já achei fora dos padrões, interessante, no mínimo, esse é um livro que preciso ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, garanto que você vai adorar se aprecia livros desse gênero.

      beijinhos!

      Excluir
  18. Helloooo! Tudo bem?
    Olha que livro interessante!
    Ainda não tinha ouvido falar de "O Homem Que Via Monstros" e para começar o título e a capa do livro já me chamaram a atenção.
    Não é muito o genero que leio, mas gostei da ideia do suspense e de saber mais sobre esses casos.
    Gostei da dica de leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem interessante, acho que todos deveriam ler para saber como é o dia a dia em uma prisão pelo menos. O fato de eles terem tempo de sobra para pensar e também há uma presença importante de que alguns deles foram presos injustamente e mesmo assim são obrigados a cumprir pena.

      beijinhos!

      Excluir
  19. Parece bem fora do "policial" comum mesmo. Fiquei curiosa menina!
    O personagem principal meio doido com idéias bem fora da caixinha rsrs
    E é um livro bem curtinho né, pra ler de uma vez até!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É desse jeito Vivi kkkk mas ele tem lá suas peculiaridades e sim dá para ler de uma vez só, eu fiz isso e não me arrependi, é uma leitura bem dinâmica.

      beijinhos!

      Excluir
  20. Oi, tudo bem?
    Da capa não gostei, mas o livro tem uma premissa bem interessante e me deixou curiosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou pela história, espero que consiga ler e me diga depois se gostou.

      beijinhos!

      Excluir
  21. Falam tao bem desse livro e misterio é um dos meu generos favoritos. Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler e que goste tanto quanto eu gostei Mah!

      beijinhos!

      Excluir
  22. Olá Camila,
    Adoro livros desse gênero e fiquei bastante curiosa por esse, principalmente, pelo título. É bacana, também, o autor ter se mostrado uma pessoa de muitas facetas, gosto de autores assim.
    Outro ponto mega positivo para mim foi que o livro tenha uma pegada diferente do que costumamos encontrar em livros do gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bruna. Foi isso que me chamou mais atenção no livro. O modo como ele traz uma história diferente das quais estamos acostumados a ler e a forma como é abordada sabe? Vale muito a pena a leitura.

      beijinhos!

      Excluir
  23. Olá!

    Adoro romances policiais e sempre que posso leio um. Esse eu não conhecia mas já o adicionei na minha lista. A premissa é bem original, estou encantada com ela. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios. Espero que consiga ler e que goste tanto da história como eu gostei. É um thriller maravilhoso!

      beijinhos!

      Excluir
  24. A fico feliz que tenha gostado da leitura, não é um livro ou gênero que me atraia, mas gostei de ler suas impressões,parabéns. Deixarei a dica passar quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião, quem sabe em outro momento você esteja mais receptiva a essa leitura não é mesmo?

      beijinhos!

      Excluir
  25. Olá!
    Parece ser um livro curioso. Um livro policial com uma pegada diferente e mais leve, acho que merece a leitura. Ainda mais por me parecer tão original.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muito original! Espero que goste da leitura.

      beijinhos!

      Excluir
  26. Oi.
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Gosto muito de livros policiais, e a personalidade do protagonista parece interessante também.
    Anotarei a dica :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom fico feliz que tenha gostado! Depois quando ler me diga o que achou da história.

      beijinhos!

      Excluir
  27. Eu não conhecia até esses dias e já estou com muita vontade de adquirir depois da sua resenha! Um beijo e um queijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que consiga ler e que goste!
      beijinhos!

      Excluir
  28. Oiii!!!
    Eu não conhecia esse livro e achei o enredo muuuuito interessante.
    Gostei da sua resenha e dos postos que você levantou dá obra.
    Vou procurar para ler aqui.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Olá, parabéns pela resenha! Não conhecia essa obra e achei bem interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Realmente é bem diferente dos livros policiais que costumo ler. Fiquei bem curiosa para descobrir o motivo que o levou a prisão. E se a terapia era para contar os crimes que eles cometeram, porque a psicóloga não acreditou nele? O que ele está narrando são os crimes que a detetive está investigando??? Não conhecia o livro, mas foi para a lista com certeza!!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu sou apaixonada por livros policiais mas também achei a premissa desse muito diferente dos livros que estou acostumada a ler. Gostei bastante da proposta do livro e fiquei muito interessada em realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem? Nossa a premissa é bem instigante, ainda mais a última frase. Confesso que não sou muito de ler livros policiais, mas esse me chamou atenção justamente pela sua resenha. A questão dele ser fora do padrão do mercado é que ajuda mais ainda a ficar curiosa. Dica anotada e ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Fiquei super curiosa... E já criei uma história paralela na minha cabeça entre o serial killer e o homem que via monstros! Dica super anotada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Oi Cami, tudo bem?

    Se já quero ler esse livro? Siiiiiiiim! Li metade de Seres do Além quando tinha parceria com a Fonzie e lembro de ter amado a fantasia que o autor criou. Então, ao ver que ele é capaz de escrever outros gêneros e mesmo assim manter o nível do primeiro livro me deixa muito feliz, pois demonstra toda a sua diversidade. Adoro o gênero, então creio que seria uma ótima pedida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Oi Camila!
    Ainda não conhecia o livro e amei a premissa, tenho me aventurado em romances policiais e eles sempre me encantam, uns mais e outros menos, mas ainda sim não desisto deles e sempre me jogo de cabeça. Anotando a dica no meu skoob para ler depois.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  36. Nossa, a historia desse livro parece fantastica, pareceu uma mistura de monstros, com prisao, com reflexao, amei...
    nao conhecia, nem a editora
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Bom dia,
    adorei a resenha, amo esse genero de livros e curto muito ver resenhas de livros que eu não conheço. Também gostei de aber que o autor tem habilidades, isso é muito importante. Escrever de um tema comum de forma diferente é algo que se destaca. O livro entrou no desejados.

    ResponderExcluir
  38. Olá
    Só de ver que se trata de um livro policial já estou com vontade de ler.
    Quero descobrir o que esse preso quer, contando a história dessa forma.
    Sua resenha está muito boa, bem simples e leve, para um tema um pouco pesado.
    Beijuh

    ResponderExcluir