Senta que lá vem resenha: Livro Minha Lista de Coisas Para Viver

terça-feira, junho 13, 2017

Livro: Minha Lista de Coisas Para Viver
Autora: Ana Luiza Medeiros
Páginas: 266
Editora: Casa do Escritor
Tema: Romance, Chick-Lit, Comédia.


Sinopse:  Alba é uma escritora iniciante que quer mais do que tudo no mundo ser reconhecida como tal, mas o mundo editorial não é nada fácil, e mesmo trabalhando sobre as asas de uma das melhores editoras do país, seu desafio é tornar sua escrita interessante o bastante para ser publicada. Mas como? 
Com a ajuda de um novo amigo muito experiente no assunto, (cheio de segredos e com olhos verdes de arrasar o quarteirão...) e seus amigos malucos o bastante para encarar qualquer aventura, ela aceita o desafio lançado que promete revolucionar a qualidade de sua escrita. Cumprir uma lista de experiências de vida para quebrar a rotina com grande estilo! 

Descubra as loucuras que Alba e seus amigos estão dispostos a viver em nome da arte de escrever. Dê risadas, chore e se apaixone junto com eles nessa história para ficção nenhuma botar defeito! 

"Por essas e outras desculpas nenhum deles chegou a tentar o meu método de organização, e é claro que acham o fato de eu listar todos os meus compromissos um passo anterior ao da loucura pública e declarada, mas Carlinhos sempre diz que o prazer de me levar para o hospital psiquiátrico será todo dele. 
-Uma lista diferente dessa vez. Para me ajudar a ter experiências novas. Foi ideia do Padú. _Apontei para ele, sentado ao meu lado, e vi os três trocando olhares duvidosos. 
-Regra número um para quem quer namorar a Alba. Nunca. Incentive. As listas. _Carlinhos disse de boca cheia lhe apontando o dedo indicador. 
A mesa ficou em silêncio e eu esbugalhei os olhos com raiva para Carlinhos. Rapha e eu trocamos olhares significativos, mas ela sorriu e completou. 
-Eles não namoram. Ainda."







Imagina uma pessoa altamente controlada e organizada, que planeja com antecipação e faz listas de tarefas para todos os períodos do dia. Imaginou? Essa é Alba, nossa protagonista.

Alba é editora e revisora da editora Folhetim, uma das mais conceituadas do país e sonha em se tornar uma autora digna de best-seller, porém seu original é barrado várias vezes por sua chefe, Dona Celi, pedindo que ela faça algumas alterações aqui e ali e nunca fica pronto de verdade.

"Meu emprego, minha carreira, e provavelmente minha dignidade estavam em jogo, e só o que eu conseguia ver quando fechava os olhos eram aqueles olhos verdes. O que tinha de errado comigo?"

Então Carlinhos, seu amigo, lhe dá a ideia de procurar uma segunda opinião, apoiado por Malu e Rapha, suas amigas. O que não poderia ser mais oportuno, levando em consideração que uma nova editora está instalando sua matriz na mesma cidade e é lá que ela conhece Paulo Eduardo, ou Padú para os íntimos.

Ele mesmo chega para ela e diz que o original é terrível e que acha melhor ela recomeçar e então depois de conversarem por dias ele lhe sugere que ela faça uma lista de coisas para viver, alegando que isso lhe dará a inspiração que precisa. E é a partir dessa ideia que Alba vive os melhores (e nem tanto assim) momentos de sua vida.

"Ele parecia ser uma pessoa muito firme em suas convicções, sempre vivendo aventuras inesperadas, agindo sem pensar e encontrando novas formas de fazer as coisas mais mundanas, ou seja, o completo oposto de mim. Estava na cara que qualquer sentimento maior do que atração que eu por ventura nutrisse por ele estava fadado ao fracasso,  e com a lógica não se pode discutir."

Alba é uma personagem extremamente organizada, que planeja cada passo que dá com minuciosidade, o que é totalmente o contrário de Padú que vive o momento sem pensar no amanhã e por isso o casal não poderia ser mais improvável e ao mesmo tempo mais interessante. Após a ideia mirabolante do rapaz, ela rapidamente traça cinco ítens a lista de coisas para viver na qual se empenha avidamente para cumprir todas.

Padú é daqueles caras legais que viajou o mundo para adquirir novos conhecimentos e voltou para terra natal a fim de estabilidade mas que não dispensa uma boa aventura enquanto que Alba é mais centrada do que se pode imaginar e tem listas para todo tipo de coisa, o que me deixou com uma pontinha de inveja sobre tamanha organização da mulher.





Não poderia deixar de falar dos amigos Malu, Rapha e Carlinhos, que são incríveis e dão todo apoio do mundo para Alba. É bem legal também ver o grupo se estendendo a Padú e a mais dois personagens que não vou citar para deixá-los curiosos. Posso dizer apenas que os amigos são extremamente unidos desde a faculdade e que sempre que possível se encontram para um Happy Hour no restaurante onde Malu trabalha. Achei muito legal o fato de um romance focar muito em laços de amizade.

Dona Celi, é a clássica chefe durona, pode ser facilmente comparada a Miranda de O Diabo Veste Prada. Mas que mesmo assim esconde uma personalidade frágil por trás de toda a carranca. Ela não mede esforços para colocar Alba com os pés no chão e desistir do sonho.

"Estariam mesmo as pessoas lá fora vivendo vidas cheias de acontecimentos que eu não me permitia ter, que procuravam exatamente por isso nas páginas que liam? Ou talvez, era justamente aquelas que não se atreviam a tanto que procuravam nas páginas uam forma de sentir-se parte de uma vida cheia de emoções? De uma história cheia de aventuras?"

A leitura é leve, divertida, envolvente e fluida, tem uma guinada bem intensa em certas partes, fazendo com que o virar de páginas sigam automaticamente em ponto alto e quando começa a dar uma leve caída, a autora puxa um gancho levantando a história novamente que segue dessa forna até o final. Há também a quebra da quarta parede, que é quando o personagem conversa com o leitor, o que eu acho super fantástico e diferenciado da parte do autor, mas tem que saber conduzir. A Ana se mostrou super talentosa nesse quesito também.

E por falar em final é algo que me deixou sem ar! Terminou de uma forma que eu sinceramente não poderia imaginar e até gostei de ser surpreendida dessa forma.

"As pessoas vão sempre querer tomar decisões por você, colocar limites na sua vida, mas você não pode deixar que façam isso. Não pode."

Apesar de ser um livro de romance, podemos dizer que o foco principal paira em relacionamentos, mais precisamente amizade e familiar. Uma linda história sobre o perdão e o caminho de volta para si mesmo. Portanto, na minha opinião foi uma ótima pedida.

Preciso dizer que após finalizar esse livro até eu fiquei com vontade de fazer inúmeras listinhas (já fazia algumas antes, por exemplo de livros para comprar, mas vou aprimorar essa tática) e viver um pouco das aventuras vividas pela protagonista.

"Talvez houvesse chegado a hora de eu aceitar que sonhos não se tornam ralidade assim, todo dia como uma coisa banal. São momentos, atos, sentimentos únicos, que devem ser reservados para horas especiais de verdade."

Por fim recomendo a leitura para todos aqueles que estão em busca de novas aventuras e querem um romance leve.






You Might Also Like

19 comentários

  1. Oi, Camila! Eu amei a capa desse livro, mostra que ele tem um ar completamente divertido, além da história retratar justamente isso. Ainda não conhecia a obra mas fiquei super interessada nela. Amei!
    Beijo.
    http://leitoraencantada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila! Achei bem fraquinho o enredo do livro, não me interessou muito, mas que bom que você gostou!

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cami!
    Adorei, o foco na amizade me lembra muito a série O Quarteto de Noivas e essa é uma característica encantadora!!
    Já quero conhecer esses amigos :D
    Utilizar o diálogo com o leitor é genial e pouco usado mesmo!
    Parece um livro incrivel!


    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, esse não é o tipo de livro favorito da minha parte pois não sou fã de Chic lit mais esse livro com certeza eu leria pois amei a sua resenha. Esse livro com certeza vou adicionar na minha lista pois parece super divertido. Amei sua resenha e esse livro vai entrar para minha meta

    ResponderExcluir
  5. Oii Camila.
    Esse livro não me chama atenção. Parece ser um livro legal, mas ao mesmo tempo um clichê. E não estou na vibe de livros assim por enquanto.
    Gostei da resenha!

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Oie

    Achei interessante isso das listas, eu também faço algumas. Mas acho que não sou tão organizada quanto a Alba. rs
    Me pareceu uma leitura bem leve mesmo, ideal para intercalar entre as mais fortes. Vou anotar a dica.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda. Que fotos lindas.
    Eu amo livros que nos surpreendem no final!
    *-*
    Eu sou totalmente oposto a personagem principal.
    Desorganizada é meu nome! Haha!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  8. Achei a história bem interessante. Quero muito ler, acho que pode ser uma dessas leituras que envolvem a gente.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  9. Que fotos lindas! Gostei da premissa embora já tenha visto coisas similares, acho essas ideias muito divertidas e que tornam um livro leve e gostoso de ler ;D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  10. Oiii Camila tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pelo livrinho que tu leste, com toda certeza seria uma ótima pedida para mim, a listinha parece até ser bem engraçadinha, e essa edição está linda, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. hahah Adorei essa história, vou colocar no meu projeto de nacionais. :)
    Obrigada pela dica!

    Beijinhos, Laila

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila!

    Achei a capa desse livro um amor, entretanto, a premissa do mesmo não me atraiu. Achei que se trata de uma leitura leve, mas que não deixa de ser divertida e cativante. Sua resenha evidenciou a qualidade da narrativa, que pode ser propícia para intercalar leituras mais complexas.

    Abraços!

    Hellen Cristhi
    Blog Cuca Literária

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Menina, me segura porque eu estou C-H-O-C-A-D-A! Eu sou a Alba inteirinha! De todas as características que você passou da personagem em sua resenha, não tem uma em que eu não me encaixe. Sua resenha me cativou tanto que antes mesmo de terminar coloquei o nome do livro no google para compra-lo! Você não tem noção de quanto eu estou empolgada para ler a obra o mais rápido possível. MUITO OBRIGADA! Você arrasa :)

    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Me identifiquei MUITO com a protagonista. Essa questão de organização, que beira ao toc é comigo mesmo. Que enredo mais fofo e que pelo jeito daremos altas gargalhadas. Adorei e não conhecia o livro! Já quero esse final sem ar haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hey!
    A capa me atraiu logo de primeira, bem chick-lit. Adoro livros com ar divertido e sei que irei me encantar pq gostei e com certeza irei ler. Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    ai que graça, parece ser muito legal o livro, ainda não conhecia mas é super o estilo que gosto de ler, adorei a capa e o estilo, espero poder ter oportunidade de ler em breve

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Achei muito legal a capa do livro, super atraente e viva. Não conhecia o livro e apesar de Chick-Lit não estar entre meus gêneros favoritos, eu pegaria esse livro para ler numa boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Amei a capa, a premissa, a resenha e suas fotos também. Fiquei muito curiosa pra ler o livro, parece ser leve e gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu jpa um livro em que o protagonista sempre falava com o leitor e funcionou muito bem, foi inclusive um dos melhores que já li. Que bom que a autora também conseguiu essa dinâmica. Achei muito legal da parte dele ter sido sincero sobre o livro dela e depois ter ajudado, dizendo como ela poderia melhorar e realizar seu sonho. Será que eles ficarão juntos??? Parece sr uma história leve, divertida e romãntica. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir