Senta que lá vem resenha: Livro A Grande Ilusão

quarta-feira, agosto 02, 2017

Livro: A Grande Ilusão
Autor: Harlan Coben
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Tema: Suspense, mistério, policial


Sinopse:  Maya Stern é uma ex-piloto de operações especiais que voltou recentemente da guerra. Um dia, ela vê uma imagem impensável capturada pela câmera escondida em sua casa: a filha de 2 anos brincando com Joe, seu falecido marido, brutalmente assassinado duas semanas antes. Tentando manter a sanidade, Maya começa a investigar, mas todas as descobertas só levantam mais dúvidas. 

Conforme os dias passam, ela percebe que não sabe mais em quem confiar, até que se vê diante da mais importante pergunta: é possível acreditar em tudo o que vemos com os próprios olhos, mesmo quando é algo que desejamos desesperadamente? 

Para encontrar a resposta, Maya precisará lidar com os segredos profundos e as mentiras de seu passado antes de encarar a inacreditável verdade sobre seu marido – e sobre si mesma.









"O fantasma da morte te persegue, Maya."

Também não era para menos. Maya Stern é uma ex-capitã do exército e passou sua vida servindo o país em missões no Oriente Médio até que conheceu Joe Burkett em uma das raras vezes em que esteve em solo nacional. Se apaixonaram e logo se casaram e tiveram uma linda filha chamada Lilly. Mas realmente o fantasma da morte a perseguia pois, quatro meses após a morte da irmã Claire, o cadáver da vez era Joe.

Após um enterro conturbado e ter que lidar com a burocracia da família Burkett, Maya finalmente volta para casa e eis que é indiciada por um detetive de Nova York para prestar seu depoimento sobre o assalto que se transformou em uma fatalidade, tirando a vida de seu amado marido. Confrontada não apenas com a morte repentina dele, como também de sua irmã e a possível sensação de alucinação, Maya vai atrás dos culpados e começa a investigar por conta própria sobre esse mistério. Ela só não esperava que o cerco se fecharia contra ela, tirando-lhe tudo.

"Torcia o nariz para muita coisa que lia ou ouvia sobre a experiência de ser mãe, mas não para aquilo, não para aquele sentimento que a acometia quando olhava para a menina, quando o mundo à sua volta se apagava para dar lugar apenas ao rostinho dela. Isso ela compreendia muito bem."

Com uma leitura fluida vamos acompanhar a nova rotina de Maya em relação a morte do marido que já morre na primeira página do livro, não deixando espaço para o leitor sequer respirar. Somos sugados para o meio da tempestade onde nada é o que parece e tudo pode ser possível, mas tenha cuidado! Há sérios riscos de se enganar lindamente pelos acontecimentos.

A vida de Maya toma proporções que nem ela mesma esperava que acontecesse. Como se não bastasse lidar com as mortes do marido e da irmã, ela sofre flashbacks do atentado que custou sua carreira militar. Somado isso ao fato de ver o marido vivo em uma gravação um dia após o enterro do mesmo. E quando ela acha que está a ponto de enlouquecer, se depara com questionamentos que até então nunca lhe passaram pela mente a respeito das possíveis fraudes que a família Burkett estaria envolvida.

"Dizem que não é possível enterrar o passado. Talvez seja verdade, mas o que isso significa de verdade é o seguinte: os traumas do passado reverberam e ecoam até o presente e assim permanecem vivos."

A família Burkett, berço de Joe, é como se fosse um clã, que se une e se fecha para proteger os que são seus, vendo os de fora (até mesmo agregados que entraram pelo casamento por exemplo) como forasteiros e possíveis ameaças. Uma clássica família britânica onde se nomeia até mesmo as residências deles como era feito no tempo da aristocracia.

Coben nesse livro se mostra um exímio mestre do crime e do mistério, levando o leitor a criar teorias da conspiração para chegar no final e rir bem da nossa cara. O autor nos conduz a um maravilhoso plot-twist, de uma forma que não deixa pistas para imaginações. Acredito que esse tenha sido o melhor livro que li dele até agora.




"As coisas podiam ser ditas mais tarde, mas, uma vez ditas, não havia caminho de volta."

À medida que Maya vai descobrindo novas pistas, o leitor se pega duvidando da sanidade da personagem mas que mesmo não dando o braço a torcer que avançar na história, ir até o final só para ver no que vai dar. É o que o efeito Coben causa nas pessoas, ele nos faz desacreditar da vítima.

Mesmo com todas as tragédias, Maya é uma mulher forte, de fibra, que não se deixa levar e que ao decorrer da história acaba surpreendendo e muito.

"As mentiras não morrem nunca. Você até pode tentar sufocá-las, mas elas sempre encontram um jeito de voltar à vida."

O final não poderia ser mais inimaginável, imprevisível possível. Bati cabeça tentando desvendar todas as informações e fui surpreendida com uma reviravolta impressionante, conduzida com maestria, para não deixar nada a desejar. O autor é tão brilhante que mesmo após anos de carreira consegue se reinventar. Isso é uma das características que eu mais admiro nele.

Com capítulos curtos e terminando cada capítulo com vontade de ler logo o que vem a seguir a história toma seu rumo, nos prendendo e fazendo ansiar por mais.

"Dinheiro comprava privacidade. Dinheiro comprava cercas. Dinheiro comprava diversos níveis de isolamento. Dinheiro comprava os confortos do mundo urbano, junto com a segurança dos condomínios fechados dos subúrbios. Dinheiro (muito dinheiro) comprava escolas como aquela. Quanto mais dinheiro, mais as pessoas procuravam se proteger nos intestinos de um casulo."

A edição está impecável como sempre, sem erros ortográficos ou gramaticais. Digna de um trabalho da Arqueiro mesmo!

No mais recomendo a obra para todos aqueles que querem sair da zona de conforto e serem surpreendidos, tomarem uma rasteira e acordarem para vida, pois nada nunca é o que parece e às vezes a resposta para determinada situação pode ser mais simples do que você imagina.







You Might Also Like

25 comentários

  1. Olá!!

    Eu amo Harlan!!! E se esse é o melhor dele, preciso ler urgente!!
    Verdade, mesmo depois de anos, o autor sempre consegue inovar e surpreender.
    Adorei a premissa, e mesmo antes de ler já fiquei pensando aqui o que poderia ser com Maya.
    Ótima resenha e mais um para minha lista!

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila.
    É ótimo quando o livro não tem um final previsível e nos surpreende.
    Também acho que capítulos curtos são uma boa forma de fazer com que a leitura seja mais rápida e queiramos ler o próximo imediatemente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila.

    Estou com muita vontade de ler esse livro, pois eu li apenas um livro do autor e gostei demais. A sua resenha é a primeira que leio a respeito dessa história e seu ponto de vista foi bem interessante. Vou tentar lê-lo o mais breve possível.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a escrita do Halan... Este livro ainda não li, mas gostaria, parece ótimo. E a capa é linda

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, eu nunca li nenhum livro do Harlan e fiquei bem interessada nesse que tu trouxeste a resenha, parece ser aqueles livros que nos emocionam diante do suspense para desvendar os assassinos e o motivo das causas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Não conhecia nada sobre a Harlan mas fiquei bem curiosa para ler esse livro parece ser daqueles que nos leitores não podemos sequer respirar porque é cheio de mistério mas me parece também ser bem emocionante, anotei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que nos surpreendem totalmente no final. Harlan normalmente faz isso em seus livros com maestria. Não li ainda esse, mas está na minha listinha. Ando lendo mais coisas nacionais no momento.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Uau, fiquei muito interessada por esse livro. Estou buscando narrativas que me tirem da zona de conforto. Adorei a premissa e, como não li nada do autor, talvez seja uma boa opção. Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Acho que sou uma das poucas pessoas que nunca leram um livro desse autor. E pra ser sincera, nenhuma tinha me cativado. Lendo sua resenha, achei interessante a história e fiquei com vontade de ler. Vou anotar essa dica, e quem sabe em breve possa ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila
    Adoro quando sou surpreendida no final de uma leitura. E amo ainda mais o Coben. Uma pena que ainda não li esse livro, mas queria devorar todos os livros dele.
    Adorei sua resenha e saber que gostou tanto.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela leitura e resenha, ficou ótima. Consegui sentir sua empolgação com a leitura e acabei ficando curiosa. Já li alguns livros do autor (Os mais antigos) mas já faz um tempão que não leio nada dele. Gostei muito da iniciação, já que vc falou que esse pode ser considerado o melhor do autor vou procurar ler. Valeu pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro o Harlan, a sua escrita e a forma como ele desenvolve as histórias... Nos permitindo imaginar uma porção de desfechos, é incrível como ele nos deixa presa ao livro.... Amei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gosto do Harlan, mas tenho um pé atrás com ele, mas quem sabe eu me arrisque nessa leitura?

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha. Não é todo dia que vemos uma mulher protagonista, fugindo do esteriótipo de mulher apaixonada, boba e frágil. Aqui temos uma ex-militar.

    Fiquei muito curioso pelo seu texto, se era uma alucinação, paranormalidade, traumas de guerra... Parece ser uma leitura muito cativante. Dica anotadíssima!

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Eu só li uma obra do autor e fiquei mega envolvida com a escrita e o enredo criado! Gostei bastante de ler sua resenha! Fiquei animada para ler e espero fazer em breve!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. Olha, Harlan Coben é difícil de não amar, não se envolver.... Não li muitos livros dele, mas os poucos que li, fiquei fascinada!
    Não conhecia ainda esse livro, mas adorei conhecer um pouco mais dele aqui no seu blog!
    Agora estou mega curiosa!! ahahahhauhua

    obrigado pela dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie!

    Acho que sou a unica que não gosta dos livros desse autor, eu já tentei ler duas três vezes as obras dele, mas nunca sai das primeiras páginas, mas fico feliz de saber que gostou da leitura!

    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  18. Oláa, tudo bem? Adorei sua resenha e conhecer melhor essa obra. Li apenas dois livros do Coben até agora, e foram boas experiências, mas nada realmente surpreendente, que me deixasse de boca aberta. Gostei da premissa de Grande Ilusão, fiquei bem interessada pela leitura :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Hey, tudo bem?
    Eu sou uma covarde hahaha e cada vez que leio resenhas sobre as histórias do Halan, creio muito mais nisso. Eu tenho um certo medo de suspenses, sabe? Apesar de todo mundo falar o quão lindos são os livros dele. E agora com sua resenha dá pra ver o que estou perdendo.
    Que bom que a leitura de agradou e o final não foi previsível.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ola!
    Nunca li nada do Harlan Coben, apesar das inúmeras resenhas positivas que eu leio das obras do autor.
    Esse livro em especial me deixou curiosa, nem li e já quero saber o mistério por trás da morte do Joe Burkett. Além do mais por ser uma obra viciante acredito que lerei em poucos dias, o que é ótimo, pois dessa forma não atrapalha o andamento das minhas outras leituras pendentes.
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  21. Olá! Adorei a sua resenha! Realmente, lidar com duas mortes de pessoas tão próximas deve ter sido bem complicado para a personagem, mas gostei de saber que ela é forte e determinada. Amo livros com finais surpreendentes e imprevisíveis e, pelo que vi, se você que leu vários livros do autor, considera essa a melhor leitura, é porque realmente vale a pena! Vou procurar para ler.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Sempre que vejo mais uma resenha fazendo elogios rasgados ao Harlan Coben, me sinto mais tentado ainda a lê-lo. Não é um dos gêneros que mais curto, confesso, mas tenho muito curiosidade em conhecer. Sua resenha está ótima. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei da sua resenha... Acho que seria um livro que leria. Gostei da capa e da sinopse e a sua resenha me deixou com vontade de lê-lo.

    Plínio Batista
    www.ocristaocriativo.com
    contato@ocristaocriativo.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Nunca li nada do autor Harlan Coben, mesmo gostando demais do gênero. Acho que está na hora de mudar isso. Gostei da proposta desse livro, sua resenha me deixou curiosa. Quero ler.
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  25. Oi Camila, Harlan Coben é um gênio, li um livro dele maravilhoso cheio de suspense que me fez ficar presa do início ao fim e lendo sua resenha este também parece que promete reter 100% minha atenção e sua análise final serve para convidar seu leitor a sair da zona de conforto e se aventurar no mundo e submundos criados pelo autor que é, como você, disse um mestre.

    Bejo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir