Senta que lá vem resenha: Livro Quebra

segunda-feira, novembro 28, 2016

Livro: Quebra (livro 1 da série Nova Era)
Autora: Vitoria Vale Lussari
Páginas: 304
Série: Sim
Editora: Independente, disponível na plataforma wattpad
Tema: fantasia, aventura, romance

Sinopse: Trechos do diário de Sabrina Cameron... [...] Por muito tempo imaginei que aquele dia em que tivemos que fugir foi inevitável. Hoje, eu vejo que muitas coisas não precisavam ter acontecido. [...] Aquelas pessoas não precisavam ter morrido.
[...] Este mundo é cheio de mistérios, poréns e porquês. Embora eu não entenda metade deles, sei o suficiente para entender que muitos se aplicam a nós. Nós irmãs, Amanda e eu.
[...] Este mundo é um mistério para si mesmo."

Para as duas irmãs suas vidas estavam traçadas em uma linha reta e simples, viviam tranquilamente com sua mãe adotiva numa pequena fazenda em Asven. Até tudo mudar tão de repente que elas não tiveram escolha senão assumir o controle de pelo menos uma parte do que conheciam.

Descobrindo não apenas possuírem poderes mágicos, mas também serem realezas de um mundo alternativo e retrocesso de outra dimensão, Amanda, a mais velha e herdeira do trono, e Sabrina, a mais nova, precisam focar-se em não perder a sanidade, quando o mundo delas vira de cabeça para baixo continuamente ameaçado pela ambição doentia por parte da bruxa Ushôrya.

Em meio à traições e jogos políticos, elas são obrigadas a crescer e lutar para manterem-se vivas. Uma em um castelo sombrio, a outra em uma corrida contra o tempo. Acompanhadas pelo treinado Príncipe Agaria, as jovens se tornam parte de uma aventura em busca da derrota da malévola bruxa combatendo ameaças, venílias e a dureza de uma perda acompanhada da necessidade de confiarem uns nos outros e em suas próprias essências.

Entre jogos de guerra e batalhas psicológicas o livro discorre-se em um conto de fadas que nada tem de maravilhoso.








Quebra é o primeiro livro da trilogia Nova Era e nele conhecemos as irmãs Amanda e Sabrina que aparentemente foram abandonadas pela mãe e criadas por Miranda, sua mãe adotiva. Quando as moças atingem uma idade em que há um bom entendimento, Miranda lhes revela que ambas foram adotadas e como que ela as encontrou. Porém esse é menor dos problemas das irmãs, que após um dia de tarefas em casa, Sabrina conjura um encantamento inconsciente e para sua surpresa faz um objeto levitar. O que não sabiam é que são as filhas perdidas de Amélia e Christopher, antigos reis do país Pluarys, onde há um tempo atrás sofreu um atentado e seus pais biológicos, que nem ao menos tiveram a chance de conhecer, tinham sido mortos por uma terrível bruxa chamada Ushôrya e que um destino muito pior as aguardava. 

Confesso pra vocês que antes de ler Quebra, não era muito fã do gênero fantasia, muito menos nacional, porém a Vitória conseguiu não só me fazer mudar de ideia como também me apaixonar pelos personagens em si. A história de Amanda e Sabrina vai muito além de um simples conto de fadas. Além de serem princesas, ambas são magas! (Isso mesmo, magas!! Do tipo que tem poderes, conjura feitiços, encantamentos e ainda possuem varinhas e artefatos de poder! Muito intrigante!) Amanda, por ser a mais velha, é a herdeira imediata do trono e, para sua surpresa, sua mãe, Amélia, a tinha primetido como esposa para Agaria, um príncipe herdeiro do trono a qual também tinha perdido os pais na época da grande catástrofe. É engraçado ver Amanda resistindo ao príncipe e vê-lo também perdendo a paciência com a jovem. 

Uma das coisas que mais gostei foi o momento em que algum deles conjuração feitiços ou encantamentos (desses quais, alguns eu nem sabia pronunciar, mas dois do que eu mais gostei foram adormit e exploize!) 

É interessante ver o amadurecimento dos personagens no decorrer da trama, percebi como Amanda evoluiu, não só seus poderes, como também sua personalidade e Sabrina também não fica atrás. Ambas são magas muito poderosas mas que lutam por uma coexistência pacífica entre os países. 

Amanda é uma moça de fibra, é perspicaz e não se deixa enganar pelas pessoas. Ela se sacrifica pelo bem das pessoas que ama. 

Sabrina ainda é um pouco inocente, tem uma evolução um pouco mais lenta do que a de Amanda, mas também se mostra imponente no ato de ajudar a irmã quando esta se vê em uma enrascada. 

Agora vamos falar de Agaria? Gente que homem é esse!! O príncipe além de ser lindo, faz jus totalmente ao título de príncipe, é educado, é doce e mesmo quando se mostra frio e sem emoções ainda tem seu charme. Agaria me fez suspirar muito ao longo do livro. Foi um perfeito cavalheiro o tempo todo. De início, confesso que fiquei com um pé atrás com ele, mas ah, como ele sabe conquistar! Sem eu perceber, Agaria foi baixando a minha guarda com seu charme e seu cavalheirismo e quando dei por mim pensei que se Amanda não o quisesse o azar era todo dela, porque eu o queria!!! Mas por favor, não julguem ou interpretem mal a Amanda. Um casamento na idade em que ela se encontrava era um passo muito largo, um casamento arranjado, sem sentimento algum (da parte dela) já era demais! 

Os outros personagens também são muito bem construídos. A bruxa Ushôrya além de cruel, é sádica, impetuosa. A personagem me lembrou muito malévola no desenho de a bela adormecida (não o filme gente, o desenho. Aquele antigo da Disney. A malévola do desenho é meiga. Não vamos confundir). 

Todo o cenário, castelos, fadas, elfos, pégasos, enfim.. Todo o contexto da trama é muito bem construído, com muitos detalhes. Eu pude me imaginar claramente lá, nos corredores do castelo. 

Agora os feitiços são incríveis, parecem ter sido muito bem pensados e bem desenvolvidos. Fiquei muito surpresa com a criatividade da autora que embora seja um conto de fadas moderno, não chega nem perto de ser clichê. Quando eu pensava que chegava a hora de eles revidarem, bum! A bruxa vinha com munição dobrada! 

Toda a escrita é leve e bem divertida. É narrado em terceira pessoa, o que trás um pouco de impessoalidade e também um olhar panorâmica e imparcial de todo o cenário. Os personagens tem personalidades bem estruturadas e são fortes. 

Quero parabenizar a autora V. Lussari, não só por esta estória incrível e fascinante que escreveu, mas também por todo o cuidado no processo de desenvolvimento, toda atenção que deu aos demais personagens (tanto principais, quanto secundários). A estória tem um plot twist maravilhoso, um cenário distópico e Vitória nos faz prender a respiração do início ao fim. Não é o tipo de narração parada ou rotineira. É algo que você não consegue visualizar o que vai acontecer a seguir. A autora me surpreendeu de todas as formas possíveis com sua escrita leve e dinâmica. Sorri algumas vezes e chorei outras. Temi muitas vezes pelos personagens com medo de ser tarde demais em alguns aspectos. Ela não deixou nenhuma ponta solta e deu um final que dizia claramente que vinha mais aventuras por aí. Espero gostar tanto do segundo quanto gostei do primeiro.








You Might Also Like

22 comentários

  1. Eu que quase choro com essa resenha... Tô me segurando ahaha Obrigada ♥

    Modéstia à parte... O Agaria é outro nível né? ahahahah Também sou fanzaça dele (mas sou suspeita)!! Espero que continue lendo a série e possa sorrir e chorar mais um pouquinho com essa história que está apenas começando!

    Com carinho,
    Vitória!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa resenha e esse livro me chama muito a atenção, e o melhor de tudo é que é brasileiro😍😍.Parece ser tão bom,tem um certo tom de fantasia né?!Mas é aquela fantasia que você fica encantado e não vê a hora de ler os outros livros?

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Como eu não conhecia esse livro? Gente, ele deve ser ótimo!

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser um amor, vou ler!! Nem preciso falar que adorei a sua resenha né?! Gosto muito do jeito que você escreve os posts!!

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Adorei a resenha e o livro me chamou a atenção REAL.
    Vou procurar já para ler!
    Beijinhox

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu tenho sérios problemas com o gênero fantasia, sério. Não consigo me interessar muito por essas histórias e sempre me perco nas nomenclaturas, muitas vezes inventadas, dessas tramas. Elfos, fadas, magos, bruxos, dragões, essas coisas me confundem demais gente hahaha. Olha que já tentei ler algo do tipo, mas realmente não fluiu, minha cabeça dá um nó hahaha Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas adoro uma boa fantasia, o que parece ser o caso. Sem falar deste cenário político e luta de poder que parece haver. O livro tem tudo para me agradar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Não conhecia o autor, mas curtir muito conhecer um pouco mais sobre a história de seu livro através de vocÊ.
    bjooo

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, por isso irei pular a dica, mas preciso dizer que sua resenha ficou incrível e achei muito bacana trazer um livro do wattpad.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila.

    Gostei bastante da sua resenha, porque você mostrou pontos que chamou minha atenção. Principalmente sabendo que o contexto da trama é muito bem construído, isso aumenta a expectativa. Vou anotar a dica, pois quero conhecer a história inteira.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, tudo bem?
    Eu não conhecia a autora, mas adoro literatura fantástica e esse me ganhou pelo fato das protagonistas serem magas (quando jogo RPG sempre opto por essa classe). Gostei de saber que o livro mudou sua opinião sobre literatura fantástica nacional, eu tenho me deparado com muitos autores brasileiros que escrevem esse gênero com primor e costumo ser muito critica já que é o meu gênero favorito.
    Fiquei curiosa para conhecer o `boy magia` Agaria, já que você o elogiou tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Camila.
    Fantasia nacional tem sido um gênero que tem me surpreendido cada vez mais. Justamente pela construção dos personagens, de forma que podemos acompanhar o desenvolvimento dos mesmos ao longo da história.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ótima resenha.
    A história parece ser legal, e é bom ver quando os personagens evoluem e amadurecem durante a narrativa. Amo fantasia, mas não sei se leria no momento. Porém vou anotar a dica.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Menina, eu amo livros da fantasia! E essa história me encantou demais, adorei saber que tem de tudo um pouco, e que bom saber que mesmo você não sendo fã do gênero acabou gostando da obra, me deixa ainda mais empolgada para conferir!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Tão legal quando a gente se surpreende positivamente, não é mesmo?
    Eu tenho embarcado mais esse ano na leitura de fantasias, mas a plataforma do Wathpad ainda não me ganhou. Mesmo assim, vou deixar a dica anotada pois pela sua resenha fiquei com a sensação de que seria mais do que interessante dar uma chance :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Desconhecia a autora, mas de cara já fiquei bem curiosa para conhecer sua escrita através dessa obra que parece ser muito bem escrita e apresenta personagens bem construídos.
    Adoro o gênero e já anotei a dica, principalmente por ter gostado bastante das características do príncipe Agaria que me agradam muito.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não conhecia o livro nem a autora, mas gostei do que li. Apesar de fantasia não ser meu gênero favorito, acho que eu ia curtir a obra, ainda mais sendo nacional. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  18. OiiI!!

    Eu leio fantasia, mas não é meu genero favorito, fiquei feliz em saber que a autora conseguiu mudar sua visão em relação ao genero e aos livros nacionais. A escrita parece ser muito fluida e ela conseguiu me deixar curiosa!
    Gostei bastante, espero que o segundo livro te ganhe tbm!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila sua linda, tudo bem?
    Adoro fantasia, contos de fadas e magia!!! Então, esse livro é perfeito para mim, risos... E vou lhe dizer uma coisa, se você que não é fã do gênero, adorou, é porque o livro é muito bom!!! Fiquei super empolgada com os feitiços e também com a resitência dela ao príncipe. Pena que não faço leitura digital, então, ficarei torcendo para que a autora publique seu livro na versão física!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ola Camila tudo bem?
    Então, comecei lendo a resenha (nao li a sinopse) e quando vc falou que a menina fez algo levitar foi como um balde de agua fria na minha cabeça kkkkkkk, nao sei, imaginava algo de sei la, um drama bem triste que as irmãs iam ter que enfrentar rsrsrs é que eu não sou mto de fantasia, eu até gostava, mas eu acho que por ter lido taaaaantos livros de fantasia eu acabei enjoando. No momento to em outra vibe. Mas acho que a sua resenha foi boa o suficiente pra fazer com que quem gosta do gênero fique muito a fim de ler. Eu tbm gosto de narrativa em terceira pessoa e da impessooalidade, da pra gente ter uma noção melhor e mais verdadeira de tudo ne?

    ResponderExcluir
  21. Olá, Camila!
    Apesar de sua resenha apaixonada, sinto que Quebra não é o tipo de narrativa que me agradaria. Para mim a sinopse pareceu ter elementos de outras estórias jogados e misturados em uma narrativa nem um pouco atrativa. A estória da criança orfã, herdeira ou predestinada a grandeza, com um vilão como obstaculo constante, me lembra tantas outras narrativas que não me vejo interessada em acompanhar a série. Entretanto fico feliz que tenha gostado e espero que os próximos livros sejam tão bons para você quanto esse.

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa que resenha deliciosa!!! E que trama mais envolvente, fui confiscada para ela e espero ler em breve, apesar de não gostar de jeito nenhum de trilogias amo fantasia, então bora investir. Quando você afirma que a escrita é envolvente e divertida me conquistou ainda mais, fiquei curiosa para conhecer as irmãs magas que não mede esforços para ajudar quem ama.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir