Senta que lá vem resenha: Livro Maria do Sol
sábado, novembro 05, 2016
Livro: Maria do Sol
Autor: Alice Raposo
Editora: Fundação Quixote
Páginas: 127
Tema: Realidade
Sinopse: “Um crime, uma culpa, um fantasma...”
Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí.
Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.
Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.
Hoje trago pra vocês a resenha de Maria do Sol da autora parceira Alice Raposo.
A história acontece na fazenda de Dona Carlota, avó de Pedrinho, que completa 50 anos e decide dar uma festa para comemorar. Lá Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina cativante, sapeca e rapidamente viram amigos. Porém o menino tem dificuldade em se relacionar com outras pessoas devido à criação que recebeu dos pais e não aceita o fato de a menina ser amiga de outras pessoas na festa e comete uma imprudência na qual passa anos arrependido.
O livro tem uma leitura leve e envolvente. Prende a atenção do início ao fim. Eu o li em algumas horas e não desgrudei do mesmo até saber o final.
A história relata o que a maioria das famílias do século XXI, após a era digital vem fazendo com seus filhos e chama a atenção para nos desprender desse ciclo vicioso.
Maria do Sol é uma personagem cativante, meiga, divertida e muito animada. Pedrinho é mais retraído, mais fechado, mas também não perde o seu charme, fazendo com que ambos se combinem e se completem. Posso dizer que sofri um pouco e depois veio aquele alívio sabe? E sabe o que eu achei mais legal? O fato de que ao longo da história aparecem alguns desenhos (muito bem feitos por sinal!), como que ajudando a instigar ainda mais a imaginação. É um livro rápido, mas não sai do contexto em momento algum. A história segue o rumo natural dos acontecimentos, a autora não deixa nenhuma ponta solta, o que facilita bastante a compreensão da narração. Esta última é feita na terceira pessoa. Eu me diverti muito com a leitura, principalmente com o final. Dei boas risadas com algumas cenas e me comovi com outras. Valeu muito a pena a experiência.
20 comentários
Quero ler!
ResponderExcluirgostei demais Cami!! Já me encantei por Maria e Pedrinho! o enredo parece ser bem interessante!
ResponderExcluiradorei a resenha
beijos, isa
http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/
Esse livro parece ser super amorzinho! Amei a resenha <3
ResponderExcluirhttps://bibliotecadeopinioes.wordpress.com/
Parece ma história fofa, fiquei curiosa de saber mais sobre que acontece na trama. bjos
ResponderExcluirAhh Cami, fechei parceria com a Alice e tô doida pro meu chegar! Amei a resenha, despertou ainda mais minha vontade de ler esse livríneo
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirParece um livro bem rápido de ler mesmo! Gostei da premissa, essa era digital que estamos vivendo afasta muito as pessoas. Vai pra minha lista!
Beijos,
Gaby
Oi Cami, tudo bem ?
ResponderExcluirEu amei esse livro também, ele nos proporciona reflexões maravilhosas em uma leitura leve e prazerosa. Adorei os pontos que você abordou. Resenha maravilhosa. Parabéns 💙
Beijos,
Gnoma Leitora
Oi Camila!
ResponderExcluirFiquei muito curiosa com esse livro, vc revelou tão pouco do enredo na resenha que a gente fica imaginando o que pode ter acontecido essas duas crianças, rsrs. Já quero muito ler.
Bjs!
Oiee Camila ^^
ResponderExcluirEu ainda não conhecia este livro, mas parece ser uma história muito bonita. Fico feliz em saber que você gostou tanto da obra, e mais ainda em saber que o livro também é divertido. Eu adoro quando a história consegue me fazer rir e chorar.
MilkMilks ♥
Oi Camila, não conhecia esta história e pelo que li aqui ela deve ser bacana, já imagino o que vc quis dizer com relação a criação de pedrinho, e já me encantei com Maria do Sol que parece ser uma garota cativante, pelo que entendi o livro se passa em anos né? Fiquei curiosa com isso
ResponderExcluirOiii!!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Achei a história bem interessante e fiquei curiosa para saber que imprudência o Pedrinho cometeu. É o tipo de livro que eu gosto de ler.
Beijos
Me pareceu um livro muito fofo, começando pelo nome da protagonista e pela relação entre amigos. Quero muito saber o qe aconteceu depois dos tais anos de arrependimento e como a tecnologia entra nisso, como foi abordada. Sei que irira gostar de ler! Obrigada por compartilhar com a gente!
ResponderExcluirOi Camila!
ResponderExcluirA história parece ser uma gracinha. Não conhecia e fiquei bem interessada, é o tipo de leitura que consegue me prender. Gosto desses livrinhos mais curtos e ágeis, geralmente são ótimos para curar ressacas literárias.
Se encontrá-lo dando sopa por aí, com certeza lerei.
Beijos
Não conhecia a obra, mas fiquei extremamente interessada em ler, pois deu muita curiosidade de saber o que o Pedrinho fez, rsrs. Parece uma leitura bem leve e descontraída, que bom saber que é rápida. Quero conferir!
ResponderExcluirbeijo
www.apenasumvicio.com
OI Camila,
ResponderExcluirnunca tinha ouvidoo falar doo livro e nem da autora e vc nao disse quase nada do enredo na resenha rsrs to bem curiosa pra saber que imprudencia é essa que ele comete na festa, socorro rsrs
bjs
Dana - Feed your Head
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas curti demais a premissa. Agora estou curiosa para saber o que Pedrinho fez que colocou tudo a perder...
OOOi!
ResponderExcluirDesconhecia a obra e a autora, porém já estou interessada. Gostei bastante da premissa e de sua resenha. Dica anotadaaa!
Beijoos!
Oii,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, e gostei da história. Estou bem interessada em ler mais da história e me sentir envolvida com a mesma.
beijos
Oi Camila,
ResponderExcluirAchei a resenha meio corrida e não consegui entender muito bem o enredo, eles se conhecem ele faz algo errado, mas e depois?
Beijocas
Oi Kelly, tudo bem? Então a resenha ficou corrida porque o livro é curtinho, não pude falar mais do que falei pra não soltar spoilers. O livro se passa em anos e o Pedrinho se condena por anos por achar que fez algo de errado. Houve uma falta de comunicação dele com os pais e ninguém nunca desmentiu o fato de ele ter realmente feito tal coisa. Só lendo pra saber o que ele fez. Tentei ao máximo deixar mais as minhas impressões do que falar sobre o que acontece no livro em si.
Excluirum beijo ♥