Senta que lá vem resenha: Livro Meu Doce Golpista

segunda-feira, janeiro 09, 2017

Título: Meu Doce Golpista
Autora: Lorena Rocque
Páginas: 219
Editora: Autografia
Tema: Ficção, Romance.

Sinopse: Joseph Martin, um sedutor implacável, utiliza todo o seu charme para fisgar mais uma inocente. Aos poucos, a brasileira cai nas garras do francês, que promete compromisso sério. A jovem não imagina as verdadeiras intenções dele. Ao vir para o Brasil atar o noivado, dá-lhe um golpe de mestre, deixando-a completamente na miséria e destruída emocionalmente. A partir daí, uma inesperada reviravolta acontecerá. Justine iniciará o seu acerto de contas.












No início do livro somos apresentados a Justine que perdeu os pais muito nova e foi criada pelos avós maternos em uma mansão linda na cidade de Santo André, no interior de SP. Ela cresceu a base de uma superproteção e então quando completa 18 anos os avós lhe dão de presente de aniversário uma excursão na Argentina e lá ela conhece um rapaz muito bonito, que logo fica ciente de que ela tem dinheiro e acaba perdendo sua virgindade com ele. Resultado? Ela engravida do cara e após ter o primeiro filho, o cara a engravida novamente, achando que conseguirá ter uma parte dos bens dela. Até que uma senhora, muito amiga da avó de Justine, fica desconfiada do rapaz e decide testar o caráter do mesmo. E quando ele fica sabendo que Justine, aparentemente, não receberá nada dos bens dos avós falecidos, ele some e a deixa com dois filhos pequenos para criar. 

Após o sumiço, a moça não se envolve mais com nenhum outro rapaz e lhe é revelado no testamento de seus avós que ela herdaria a casa. Então ela passa a viver em função dos filhos até que alguns anos depois ela conhece Joseph Martin, um francês galanteador, pelo facebook. O francês, muito cheio de charme acaba levando a coitada da Justine na lábia, lhe prometendo casamento, lhe mostrando músicas românticas francesas, colocando os nomes no cadeado e depois na ponte dos cadeados em Paris e tudo isso vai fazendo com que Justine se apaixone ainda mais por Joseph. Até que um belo dia o cara aparece no Brasil para ajeitar a papelada do casamento. Justine fica toda feliz e juntos vão ao cartório para realizar os trâmites, o que ela não imaginava é que seria vítima de um golpe e dias após a partida do francês para a Turquia, ela descobre que perdeu tudo e que agora está no olho da rua.




"O francês lhe roubou a confiança de uma forma sutil, rápida e profunda. Justine não raciocinava mais e agora davam continuidade às suas românticas formas de tratamento de maneira mais intensa ainda, pois ela achava que realmente ficaria para sempre com Joseph."








Desesperada e sem ter onde morar, Justine recebe ajuda de Tânia, a empregada que fica com pena da moça e dos filhos e a convida para passar um tempo no barraco dela na favela do Capão Redondo na capital paulista. Justine a partir daí passa a comer o pão que o diabo amassou, literalmente. Ela recebe afrontas de todos os lados e mesmo assim não para de pensar no francês e em como tudo não passou de uma grande e terrível mentira. Mas como sabemos, tudo tem um propósito e quando ela alcança a virada na vida e triunfa de maneira excepcional sobre os problemas, e sim, eu quase bati palminhas para ela.

Bom, sobre o que eu achei do livro, é que é uma baita lição de vida para todos nós pois a protagonista cresceu a base de uma superproteção e com isso, não foi informada dos perigos do mundo afora. Ela foi criada como se fosse dentro de uma bolha por assim dizer. Não teve uma orientação a respeito e então acredito que tenha sido realmente fácil de enganá-la. O que eu achei meio insano foi que a mulher em algumas ocasiões deixa os filhos para escanteio pra correr atrás do francês.





"É isso que causava a sensação de perda. Seu carinho, seu amor, tudo o mais havia saído dela. Por isso o vazio e o que ocasionava essa sensação na verdade era o sentimento de perder a si mesma. Mas sempre achamos que é a falta do outro que nos faz isso. A energia amorosa que nos sustenta se desloca para o nosso amado e, quando acaba a relação, nos sentimos despedaçados."






Em algumas partes do livro morri de pena da Justine, porque depois que ela perde tudo, é obrigada a encarar uma nova realidade, da qual nunca foi apresentada e que terá que aprender a se virar pra conseguir o que deseja. Mas calma pessoal, assim como tudo na vida é passageiro, o sofrimento dela também está com os dias contados e eis que ela consegue dar a volta por cima e então começa a vencer na vida e restituir tudo o que foi perdido. É uma linda lição de superação e força de vontade e o que eu mais gostei foi que ela tira da fraqueza a força, ou seja, ao invés de ficar com pena de si mesma, ela corre atrás dos objetivos até alcançá-los e os persegue com muita garra.

A autora nos mostra claramente como é que uma mulher cai nesses golpes pela internet e temos também uma bela lição de moral e uma reviravolta incrível, nos levando a um delicioso plot-twist. Quando Justine toma as rédeas de sua vida novamente é inevitável não torcer por ela para alcançar os objetivos e mesmo depois de ter tudo o que sempre almejou, ela ainda nutre dentro de si uma sede de vingança somada a uma louca obsessão de ter tudo o que o francês lhe prometeu e então viaja para a França afim de encontrar o charlatão e por aí tem mais aventuras e mais surpresas. 




"Mas aos poucos percebia que a sua natureza temperamental não mudaria nunca e, se forjasse uma outra personalidade, teria sérios problemas, porque estaria negligenciando a si própria. Esse jeito doce não seria motivo de impedimento para mudar sua postura, atingir seu autodomínio e a capacidade em tomar as rédeas de sua vida. Isso sim teria que mudar."






O final foi arrebatador e me deixou perplexa porque eu não esperava por nada daquilo. De todas as formas foi uma leitura muito produtiva e com muitos ensinamentos. Justine é uma mulher doida e com uma louca obsessão mas que me diverti bastante e dei boas risadas ao compactuar com sua loucura, embora se eu estivesse no seu lugar acho que não agiria da mesma forma.

Por fim recomendo a todos a leitura pois nunca sabemos o que esperar da pessoa que fala conosco através da tela do computador. 







You Might Also Like

35 comentários

  1. Oi, como vai? Eu ouvi falar do livro e fico me pensando... como essa guria conseguiu ser enganada duas vezes? É pedir pra sofrer. Sei que não é culpa dela, mas os avós deveriam ter ensinado os perigos da vida, sabe? Para ela não correr mais o risco.
    Mesmo assim, adoraria conhecer melhor a história!
    Beijo, Oi, como vai? Ahh eu adorei o projeto! Gosto muito de NA então não será desagradável fazer parte do projeto. Sem contar que já amei o primeiro tema.
    Nós teremos que somente colocar as fotos no instagram, certo? Eu queria saber se posso tirar foto do livro com a ficha dele e postar também.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Pois é, eu fiquei a pensar exatamente isso, mas o que acontece é que realmente existem pessoas assim sabe? Que não enxergam maldade nos outros e acabam caindo em ciladas.
      beijinhos ♥

      Excluir
  2. Oi querida. Seu blog está lindo ! Gostei demais da sua resenha ! Obrigada ! Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu que agradeço! Quero muito saber o que vai acontecer depois
      beijinhos ♥

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro em lugar nenhum. Mas ele passa uma mensagem de alerta para as pessoas que conversamos com desconhecido. Ele é um livro nacional? Amei a resenha e as fotos bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?
      Sim o livro é nacional e tem uma mensagem muito importante. Vale muito a pena ser lido!
      beijinhos ♥

      Excluir
  4. O livro parece ser muito bom!
    Adorei sua resenha e estou colocando ele na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi..
    Tudo bem ?
    Como pessoa consegue ser enganada duas vezes e ser muito burra rsrs.
    Adorei sua resenha Parabéns pela bela escrita .
    Beijos e abraços e se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, fiquei pensando a mesma coisa dela, mas não quis julgar porque ela teve uma educação diferente. Sempre acreditou em contos de fadas e mundos cor-de-rosa então erraram na educação dela, mas olha as coisas que ela passa na favela são de cortar o coração. Ela passou por cada perrengue que eu acho, apenas acho, que ela aprendeu a lição.

      beijinhos ♥

      Excluir
  6. Que LIVRO! E amei a sua resenha, me deixa doida de vontade de ler 😘

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Parece um livro repleto de reviravoltas e adoro personagens franceses hahaha Espero colocar em breve na lista de leitura :) Ótimo trabalho.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigada pelo carinho! Espero que aprecie bem a leitura como eu apreciei. Leia logo, porque você vai gostar!
      beijinhos ♥

      Excluir
  8. Caramba, eu fiquei mega curiosa! Amo livros com essas tramas! Arrasou na escolha! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma, tudo bem?
      Olha o livro é incrível, dá cada lição de moral na gente que só lendo mesmo pra entender. Espero que aprecie a leitura tanto quanto eu gostei.
      beijinhos mon amour ♥

      Excluir
    2. Oie!!!
      Gostei dos pontos levantados por sua resenha e amei suas fotos!
      Acredito que esta leitura realmente sirva para abrir os olhos das pessoas. Não devemos somente pensar o mal dos outros, mas inocência demais faz mal! Parabéns à autora por criar uma obra com um tema diferente do usual e, pelo que sua resenha demonstra, muito boa!
      Dica anotada!
      Mil bjinhos ;)
      Elaine M. Escovedo
      Caminhando Entre Livros
      Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

      Excluir
  9. Oi! Gostei da resenha, o livro paré certo ser muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Oii! Amei a resenha.
    Mais um livro para minha lista de 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi! Leia sim, você vai adorar
      beijinhos ♥

      Excluir
  11. Eu adoro livros de romance e esse me despertou uma vontade louca de ler e chegar logo até o final. Obrigada pela dica, vou procurar para ver se encontro para o Kindle. Amei o post, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cami, tudo bem?

    Nossa! Que livro é esse mulher?! Essa mulher é muito tapada, fui lendo sua resenha e sentindo pena dela. Ela deve ter tido vida muito sofrida, fiquei curiosa para saber o desenrolar da história, ela merece um final feliz!
    Acho que não leria o livro por ter um tema que não chama tanto a minha atenção, mas acho bacana a mensagem que ele quer transmitir. Ótima resenha, como sempre!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lice, tudo bem?
      Então ela literalmente come o pão que o diabo amassou e nem isso é suficiente pra demonstrar o quanto ela padeceu, mas aí ela dá a volta por cima e corre pra sua obsessão. É uma estória fascinante, me prendeu muito e aprendi boas lições, sem dúvida.
      beijinhos ♥

      Excluir
  13. Gosto muito desses livros nacionais, gosto de quando vejo cada vez mais resenhas deles por ai <3

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii Menina preciso muito saber o desfecho dessa história! Como sou romântica imagino que Justine enfim conseguiu o que tanto queria, ser amada.

    Adorei a resenha.


    Beijos^^

    ResponderExcluir
  15. Gostei... vou coloca-lo na lista desse ano!! bjs

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, o nome do livro deveria ser "Meus 2 golpistas" haha. Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa para saber o desfecho, então já sabe, mais um pra lista. Amei sua resenha (novamente), e as fotos estão lindas. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Meu Doce Golpista está na minha lista de leituras desse ano. Amei a resenha e fiquei ainda mais ansiosa pela leitura!😊


    Lynn,
    http://lynneseuslivross.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha e o Blog também <3 você escreve muito bem (inveja) kkkkk
    http://brunopullman.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  19. Achei muit legal a lição que o livro passa, tomar a que ajude a abrir os olhos de quem vive muito no meio virtual. Não sei como fica a parte da vingança, teria que ler para saber, medo de ser um enredo muito fantasioso. Gostei da resenha e da carinha nova do blog, bjos

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua resenha e o livro, irei procurar ele pra ler, muito obrigado pela indicação beijos.

    ResponderExcluir