Senta que lá vem resenha: Livro A Página Certa

segunda-feira, janeiro 23, 2017

Livro: A Página Certa
Autor: Laplace Cavalcanti
Páginas: 228
Editora: Ases da Literatura
Tema: Romance, comédia, chick-lit

Sinopse: Já na idade em que as mulheres geralmente estão casadas e planejando seu primeiro filho, Cláudia relaciona isso ao insucesso de sua carreira profissional. Afinal, quem compraria romances de uma escritora fracassada no amor? Para piorar, sua editora não renovou seu contrato. Desesperada sem saber que rumo tomar, a escritora recebe uma incomum proposta de um grande empresário.

Excêntrico, dramático e mesquinho - dentre outras "qualidades" que possui -, Renato quer a ajuda de Cláudia para encontrar uma mulher para casar. Apesar de estar certo que nenhuma mulher recusaria o grande partido que ele é, por não ser nada romântico, o empresário chega à conclusão que só a escritora de romances ilusórios sobre a fantasia do amor verdadeiro - segundo ele próprio - poderá ajudá-lo.

A proposta vai contra tudo o que Cláudia acredita, mas as contas estão se acumulando e seu corpo precisa mais que achocolatado e bolacha para sobreviver. Será que a escritora dará conta de cumprir esta missão quase impossível?







A estória conta a vida de Renato, um homem insensível, dramático, mesquinho, egoísta, arrogante e desapegado de relacionamentos afetivos que assume a empresa deixada por seu pai e que antes foi de seu avô, mas que pra Renato não tem tanta importância assim e ele sempre faz descaso da mesma, chegando atrasado em reuniões importantes e sempre almoçando no seu próprio restaurante pra não ter que gastar dinheiro à toa. 

Renato tem como seu melhor amigo de infância Marcos, que além disso, também é seu motorista e assessor pessoal. Em outras palavras, é como se Marcos fosse seu pai ou responsável legal porque Renato tem apenas idade e Marcos é meio que a única pessoa que atura o cara e está sempre a postos para livrar o milionário das encrencas que ele se mete devido a bebedeira e, em uma conversa entre eles, Renato entende que foi desafiado pelo amigo a conquistar uma mulher a ponto de fazê-la querer se casar com ele e então Renato parte pra luta pra conseguir tal façanha. O problema é que o cara não é nada sociável e sem falar que às vezes (na maioria das vezes) é bem desagradável. 

Renato tem a brilhante ideia de contratar Cláudia, uma escritora de romances que não tem alcançado sucesso com suas estórias, mas que acredita piamente no amor, para ser sua consultora de relacionamentos. Só que eles não se dão nada bem e Marcos tem que fazer uma ponte de comunicação entre eles. Mas o que eles não esperavam é que nessa brincadeira de fazer uma mulher se apaixonar pelo milionário acabaria acontecendo de verdade.



"O tempo até o encontro de ambos arrastou-se como se eles se movessem em câmera lenta. Fabiana usava o mesmo vestido azul marinho do aniversário da esposa de um dos acionistas da construtora de Renato, que eles foram juntos. Ele não sabia como lembrava daquilo, mas não importava, ela estava bela. Eles ficaram frente a frente. Olho no olho. Corações acelerados, mas nenhum dos dois com coragem de pronunciar a primeira palavra."




De início pensei que Cláudia e Renato, por mais improváveis que fossem, seriam um casal, mas aí o autor me mostrou que eu estava errada. Depois pensei que haveria um triângulo amoroso, que não sou muito fã, mas já estava tão envolvida com a estória que achei que não seria de todo ruim se de fato houvesse, mas novamente o autor me fez perceber o quão equivocada eu estava nas minhas tentativas de adivinhar o que ia acontecer, então parei de especular e resolvi pagar pra ver e não poderia ficar mais surpresa e feliz com o desenrolar dos fatos.
 
Cláudia acaba de perder o contrato com a editora e agora vê seu sonho de ser uma escritora famosa ir por água abaixo e eis que surge a tal proposta de Renato. Ela logo recusa, mas é vencida pelo cansaço, pela insistência do cara e também porque as contas estão chegando e ela precisa pagar, então aceita a proposta de emprego e dá início a uma jornada louca para encontrar uma mulher para se apaixonar pelo ricasso esnobe. 



"Quando se tratava de Renato, Cláudia sabia que nada nunca era apenas o que ele dizia ser. Porém, naquele momento, ela não se importava."




Achei a estória meio Cinderela invertida, tendo Cláudia como fada madrinha e o Renato como o sapo virando um príncipe. A autora fica tão determinada a encontrar alguém pra ele que é impossível não se pegar torcendo para que Renato encontre o amor verdadeiro, mas como eu disse antes, Renato é uma pessoa difícil, é insensível e não perde a oportunidade de alfinetar Cláudia por ser autora de livros fantasiosos, segundo ele. O que resulta sempre neles dois brigando, ou melhor, Cláudia se alterando e Marcos tendo que ser o mediador da situação.




"Seu olhos se encontraram e ela captou novamente aquele olhar doce, aconchegante e cauteloso que percebeu quando Marcos a levou para o Café, após quase atropelá-la. Era um olhar sincero, contagiante, de tirar o fôlego."





A estória prende muito o leitor e o livro é hilário do início ao fim. Eu dei boas risadas com as coisas que Renato diz e faz e, engraçado mesmo é que ele faz, mas não no sentido de magoar as pessoas, mas porque já é um traço característico dele. Não tem como não rir das besteiras que ele fala, ele insulta a autora de todas as formas possíveis mas com tanta naturalidade que a gente pensa que não existe pessoas assim. 

Renato, apesar de toda sua arrogância e prepotência, é um personagem carismático, eu me peguei suspirando por ele algumas vezes e em outras me perguntando se ele era realmente não percebia que magoava as pessoas.

Cláudia é uma personagem engraçada pelo fato de escrever romances, falar sobre o amor, acreditar de fato e de verdade que ele existe mas quando o amor bate a sua porta ela foge para um lugar seguro. 


"Ele sabia que não podia dar a resposta que Cláudia buscava naquele momento, não podia lhe garantir que tudo daria certo no almoço, e cada vez mais Marcos temia o rumo que essa trama estava tomando."




Marcos é o típico melhor amigo que as pessoas procuram. Ele é calmo, paciente, está sempre disposto a ajudar e acaba torcendo para que o amigo encontre o amor de verdade e deixe de lado suas extravagâncias.

Cláudia, cansada dos insultos aos seus livros da parte de Renato, decide criar um plano e lhe mostrar que ele pode sim se apaixonar por uma pessoa igual as personagens de seu livro e então Beatriz, que é dona de um Café muito bem frequentado e amiga da escritora, e Fabiana, uma garçonete do café, entram para o time e aí que a confusão está formada e é impossível não dar boas risadas com esse grupo, é sério, eu me diverti muito lendo cada página.



"--Eu sei que te amo porque cada momento que estamos juntos é único. E nós sempre nos divertimos, sempre estamos feliz quando estamos um com o outro, e é assim que eu sei que a gente se ama -- apertou as mãos dela com determinação. --  Não somos obrigados a estar junto das pessoas, mas escolhemos ficar próximos de quem amamos, porque assim podemos fazê-los mais felizes. É por isso que eu estou te dizendo isso hoje, porque eu escolhi ficar ao seu lado. Mesmo com tudo o que aconteceu, mesmo você tendo dito não antes, se você estiver disposta a tentar novamente, eu também estou."





A estória flui com tanta facilidade que quando dei por mim, já tinha terminado o livro, os capítulos são de tamanho médio, mas nem dá pra sentir. Os personagens tem um toque diferente e uma das coisas que mais gostei foi o fato de ser um romance leve, um romance romântico, como diz Cláudia. Não tem nada de apelativo ou erótico no livro, apenas mostra como duas pessoas se conhecem e passam a se gostar devido a convivência



"Acho que estou começando a entender porque você escreve esses livros fantasiosos, Chorinho, como você não tem ninguém, consola sua solidão neles. Talvez eu devesse escrever um livro também, assim nós dois teríamos mais um fracasso em comum."
Renato




Tudo acontece na Paraíba e os cenários são tão bem construídos que consegui me imaginar perfeitamente no local. 

Por fim recomendo muito essa leitura deliciosa que é capaz de acabar com qualquer mau humor e também é de tão alto astral que levanta até defunto. Se você gosta de um romance leve, bem água com açúcar, com personagens divertidos e peculiares e ainda mais com uma dose da cultura nacional essa é a aposta certa pra você! Venha se encantar com essas estórias incríveis e descobrir qual será a sua Página Certa.








You Might Also Like

32 comentários

  1. Não conhecia o livro. A resenha me despertou uma curiosidade em ler, adorei!
    Já estou seguindo seu blog, poderia retribuir seguindo o meu?
    Beijos
    Palavras ao vento

    ResponderExcluir
  2. Oi! Fiquei muito animada com sua resenha. Já vi uma outra antes mas confesso que pouco me lembrava da premissa, agora fiquei mais ainda com vontade de dar uma conferida com esse livro.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro um chick-lit, e pela sua resenha esse parece ser um dos bons, engraçado e romântico, ótima mistura. Não conhecia o livro nem o autor, mas já me interessei, gosto muito de ler livros nacionais, acho esse apoio extremamente importante. Assim que surgir uma oportunidade talvez eu tente ele.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Olha, eu não conhecia o livro, tão pouco o autor ou a editora, mas fiquei feliz em conhecer. Admito que a capa não me chamou a atenção, por isso, se eu visse por aí, não daria uma segunda olhada, mas, ainda bem que topei com sua resenha. rsrsrs Adorei a premissa do livro, e fiquei bem curiosa para saber como vai ficar essa história doida de Cláudia e Renato. Ah, adorei a sua comparação com a cinderela invertida! hahahaha Dica super anotada, obrigada!

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?

    Antigamente eu não gostava muito de livros desse tipo, mas acabei pegando um certo gosto por eles. Nunca tinha ouvido falar desse livro e se eu não tivesse lido sua resenha, confesso que ele não me atrairia pela premissa ou pela capa. Gostei bastante da sua resenha, ela me fez ficar bem curiosa para saber mais sobre a história desses dois, rsrs.

    Beijos
    Me Cativastes

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs, mas ele não me chamou atenção pq essa capa é bem sem graça. A falta de interesse foi tão grande que nem ao menos me dei ao luxo de ler a sinopse.
    Fiquei surpresa, não sabia que era um chick-lit e que fugia tanto do convencional. Parece ser uma história divertida e com personagens bem cativantes. Até mesmo Renato, que parece ser um cara bem difícil, me deixou curiosa.
    Se um dia encontrar ele dando sopa, lerei com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Iniciei sua resenha já imaginando todos os clichês possíveis, aí quando você fala que o autor não segue por nenhum caminho imaginável fiquei muito curiosa para conferir. Gosto de histórias que me surpreendem, então estou animada para ler este livro. Gostei muito da sua resenha.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei feliz de saber que não tem nada apelativo nem erótico no livro, isso é algo cada vez mais difícil de acontecer. Mas não sei se leria simplesmente porque acho que consideraria o Renato completamente intragável, e quando tomo raiva de um personagem tenho muita dificuldade de gostar do livro. Acho que a Cláudia deve ficar com o Marcos... Rs....

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha do livro, e fiquei super curiosa pra ler, vou procurar onde vende rs.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse livro, gosto quando o livro não tem escolhas prováveis. Vou procurar pra ler.

    ResponderExcluir
  11. Flor não conhecia esse mais depois da sua resenha fiquei na curiosidade!!
    Eu amo ler e gosto De livros assimcomo esse que não conhecia

    ResponderExcluir
  12. Lindona adorei a sua resenha ,, fiquei bem curiosa em ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e adorei o enredo esse livro, uma grande estória 😚😚😚😚

    ResponderExcluir
  14. Nossa que resenha linda, Ameiii!!! Fiquei com muita vontade de ler esse livro pois amo Romances!! Beijao
    www.maesvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a resenha, me deixou com vontade de ler. Vou ver se acho em pdf pra baixar :D
    Beijos!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu não conhecia este livro, mas pela sua belíssima resenha, fiquei com vontade de lê-lo.
    Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Parece ser muito envolvente a história! Talvez leia esse livro um dia! :) Beijinhos
    www.planetadosunicornio.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Achei a premissa do livro bem interessante e pode ser o livro que estou procurando no momento - algo leve, que prenda e que seja bem pra cima...
    Curti essa coisa de Cinderela ao contrário :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  19. A história não me chamou muito a atenção, mas adorei a personalidade dos personagens. Imagino que seja um livro bem divertido e leve. Fiquei interessada, não faz meu gênero, mas eu leria. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Esse é exatamente o tipo de livro que eu amo.

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha estava maravilhosa! O livro parece ser muuuuuito legal. Me chamou bastante a atenção! Bjos, Blog Marinspira <3

    ResponderExcluir
  22. Oiii Camila, tudo bem?
    Dessa vez a história não despertou meu interesse, não costumo ler história destinadas a esse enredo, mas fiquei apaixonada pela edição, tenho outros livros da editora e eles sempre arrasam!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Fiquei intrigada para conhecer um pouco mais sobre Renato e quais são os planos de Cláudia para tentar arrumar um bom partido para ele, sem contar que estou curiosa para saber quem será que conquistará o coração do protagonista.
    Fico feliz em saber que é uma leitura divertida.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de livros assim, adorei sua resenha e fiquei super curiosa com essa história que parece ser bem divertida, vou procurar para ler. Valeu a dica! Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  25. Até achei interessante este negócio de Cinderela aos avessos, mas mesmo assim não é um livro que leria no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Gostei da resenha, pela sinopse pensei humm óbvio que eles vão acabar juntos hahahah
    Mas aí li vc falar que não então talvez o livro se salve um pouco. Parece um pouco filme de sessão da tarde, mas daqueles legais hahaha
    Achei a capa bem pobrinha! Resenha ótima. bjos

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia esse livro ainda, mas a resenha me deixou bastante animada com a proposta e curiosa para saber o que aconteceu, pois no inicio eu achei que ele ia ficar com a escritora, mas pelo visto eu estou errada...
    Uma ótima história nacional! <3

    Beijos e até logo!

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa para saber qual o fim dessa história. Eu adoro romances e ultimamente estou evitando ler por conta do erótico que é sempre presente, por isso que eu gostei desse e com toda certeza eu vou ler para descobrir que fim tem essa confusão kkk'
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  29. Fiquei com muita vontade de ler o livro, ainda não o conhecia mas parece ser uma leitura bastante prazerosa, Dica anotada!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Esse livro foi uma surpresa muito agradável! Me surpreendi com um romance leve e pra todas as idades!! Adorei a resenha! Bjo

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, menina, eu já ouvi falar tanto nesse livro! Tenho muita curiosidade de ler, especialmente por ter essa pegada bem nordeste e tal. E pela sua resenha, é uma ótima leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi já pela sinopse eu sei que não leria o livro esse lance de idade que mulher deve ser casada e se não for isso significa fracasso no amor, nossa imposições sociais que me fazem revirar os olhos. Daí já tiro que não seria uma leitura que me agradaria por isso passo a dica
    Beijos

    ResponderExcluir