Senta que lá vem resenha: Livro Fortaleza impossível

quarta-feira, setembro 27, 2017

Livro: Fortaleza Impossível
Autor: Jason Rekulak
Páginas: 272
Tema: Ficção, aventura, romance.
Editora: Arqueiro


Sinopse: Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.

***

Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.

Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.

Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...







A vida de Will já era complicada pelo fato de ser somente ele e sua mãe para cuidarem da casa. Além disso, o garoto não ia bem na escola, mas sempre nutriu um gosto peculiar em programar jogos para computadores e quando seus amigos Alf e Clark sugerem um plano para pegar a Playboy do mês que continha fotos da queridinha dos Estados Unidos, a sua vida muda de ponta cabeça.

Acontece que Alf estava mais interessado em ver as partes íntimas da apresentadora e planeja um assalto, só que não é bem assalto se você invade o estabelecimento de madrugada e deixa o dinheiro na caixa registradora, certo? A ideia era se tornar amiga da filha do dono da loja, mas as coisas saem terrivelmente errado e como tudo na vida, haverá consequências.

"O herói se arrastava pela tela com os guardas se esforçando para persegui-lo, como se estivessem meio atolados na lama. Jogar o jogo era como escutar um disco de 45 em 33 rpm: dava para entender o conceito básico, mas, passado um minuto, aquilo enlouquecia a gente."

A história é leve, fluida e muito divertida. Faz o leitor viajar no tempo em uma época onde nem todos tinham computadores em casa e os códigos de programação eram muito mais complexos do que atualmente. Will nos leva a uma dimensão totalmente inesperada e envolvente. O clássico que todo fã de jogos gostará de ler!

Will é um garoto que nunca teve muitas expectativas na vida, mas então Mary, a filha do Sr. Zelinsky, o proprietário da loja, aparece com uma proposta de uma competição entre os maiores gamers da época e então os dois começam a trabalhar juntos em um jogo revolucionário e original, mas o que ele dizia aos amigos é que estava conquistando a moça para conseguir a senha e assim ter passe livre para a Playboy.

"De repente tive vontade de estar a léguas de distância de Mary. Eu me senti idiota por ter tentado, e mais idiota ainda por ter mostrado a ela o jogo. Planet Will Software! Onde eu estava com a cabeça?"



Os capítulos começam com códigos de programações antigas, algo bem temático e de acordo com os cenários. O projeto gráfico que a editora arqueiro desempenhou está fantástico! Outro ponto legal também é que em alguns momentos Will conversa com o leitor, quebrando a quarta parede, o que me fez gostar ainda mais da obra.

Não posso deixar de parabenizar o autor pela riqueza de detalhes na obra! Esse é o tipo de livro que cativa fãs de todos os públicos e tem um apreço especial para a comunidade geek. Qualquer semelhança com Stranger Things é mera coincidência (bem pouca mesmo, quase nada). A história é bem original, pelo menos eu nunca li nada parecido e adorei viver essa aventura ao lado de Will e seus amigos.

"E eis o que acontecera. Após 14 anos de mau futebol, de basquete ruim, de notas deploráveis, e de fazer péssimas escolhas no quesito moda, após 14 anos sendo eu mesmo, eu não estava acostumado a elogios." 

Por falar em amigos, Clark e Alf são os amigos que todo garoto solitário sonha em ter! Eles são muito unidos e topam qualquer parada pelo bem da amizade. Foi muito sensível e interessante da parte do autor destacar esses laços e atenuar a importância da família também. Mas sou suspeita para falar, pois adoro livros juvenis.

Recomendo a obra a todos que se consideram geeks, ou que gostariam de ser, pois essa obra vai mudar a sua vida com certeza!



"Eu não sei onde ela arranjava aquela segurança. Era como dizer: a gente não precisa aprender todo o mandarim chinês; só precisa aprender o suficiente para traduzir o Discurso de Gettysburg. Mary tendia a acreditar que tudo era possível desde que a gente de dispusesse a tentar."


You Might Also Like

9 comentários

  1. Ola,
    Já conhecia o livro porque meu marido está louco para comprar ele, como fala de jogos e anos 80 ele está meio pirado e acho que na próxima promoção que acharmos ele vai adquirir ou será presente de natal.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! O ambiente dos anos 80 é pouco comum nas minhas leituras, portanto só por isso já chamou minha atenção.
    Adoro tudo que envolve o universo geek e a premissa é bem interessante,.
    Dica anotada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oii Camila tudo bem?
    Que ótima essa resenha menina, gostei muito de saber a sua opinião, mas realmente não é uma ótima pedida para mim, porque não sou muito chegada a ler esse tipo de livro, mas amei a capa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Quando vi esse livro pela primeira vez eu não esperava me interessar por ele, nem procurei saber sobre o que falava. Mas lendo a resenha eu percebi uma trama interessante e até fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Quando vi a Arqueiro anunciar o livro não curti muito, a sinopse também não havia chamado a minha atenção, mas a sua resenha me fez mudar de ideia. Acredito que possa ser uma leitura muito agradável, acho que não li nada nesse estilo, ainda mais falando sobre os anos 80. Vou procurar pra comprar.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, eu ganhei este livro e não vejo a hora de ler. A ideia de assaltarem o local por conta de uma playboy é hilária... kkkk
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas confesso que não me atraiu muito e nem sabia do que se tratava.
    A premissa é realmente bastante original, também nunca li nada nesse estilo. No entanto, o enredo não me atraiu. Apesar de você ter gostado tanto e ser uma leitura e divertida, faltou algo que me despertasse a vontade de ler.
    Mas adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Fã de jogos eu não sou, rs, mas tenho certeza que só por essa viagem no tempo a leitura já vai valer a pena. Adoro livros que me deixam nostálgica e a época em que a história se passa é a época em que fui criança. E isso de quebrar a quarta parede é algo de que com certeza vou gostar.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido uma outra sinopse desse livro e odiado, a sua porém despertou um pouco do meu interesse. Gostei muito da proposta e do carinho investido pela editora nos detalhes não só do livro, mas dos itens enviados junto. Parabéns!

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir