Senta que lá vem resenha: Livro Antes de Casar

segunda-feira, janeiro 15, 2018

Livro: Antes de Casar
Autora: Barbara Machado
Páginas: 292
Editora: obra independente
Tema: Humor, romance.


Sinopse: Catarina era uma jovem mulher que tinha tudo planejado: o casamento perfeito, o homem ideal, finalmente a vida adulta e independente que tanto almejava. Até que, de um dia para o outro, tudo muda: o casamento não passa de um sonho, o príncipe vira sapo e a brutalidade da vida adulta se mostra bem diante de seus olhos. De volta ao mundo dos solteiros, Catarina se redescobre como indivíduo e percebe que, a não ser que se torne tão desapegada quanto os homens que passam por sua vida, seu coração continuará sendo partido. Mas será que suas aventuras entre mesas de bar e festas agitadas podem substituir o antigo sonho de um final feliz? Entre altos e baixos que fazem parte da transição da juventude para a vida adulta, Catarina vai aprender que o amor não é bem como ela imaginava.







Catarina é uma garota cheia de vida apaixonada pelo namorado Arthur. Até que no dia do aniversário de 3 anos de namoro deles, Arthur resolve terminar sem nenhum motivo aparente. A partir daí a vida de Catarina vai mudar de maneira significativa e grandes (e loucas!) aventuras estão por vim.

A história é fluida e muito engraçada. Cat curte seus momentos de fossa e depois aprende lições valiosas sobre o mundo dos relacionamentos. Pude ver alguns erros que a personagem cometeu que eu mesma já cometi no passado.

"Mas coração partido é uma coisa que nunca está em falta no mercado. Para cada um que se recupera, há outro que aparece quebrado."

Além disso, vamos conhecer os amigos inseparáveis da personagem, cada um com suas personalidades bem distintas uns dos outros. É lindo ver que as amigas dela se preocupam tanto com seu bem estar e fazem de tudo para vê-la melhor e desencanada.

Outro ponto que me chamou atenção foi que Catarina é uma mulher geek, que adora HP, star Wars e O Senhor dos Anéis, então ao longo da trama, vamos conferir várias referências dos filmes e livros, inclusive um jogo inventado por ela e os meninos do paintball, chamado Poser.




"Era como se toda a ideia do amor tivesse morrido para mim, e isso era completamente aceitável naquele momento. Era até necessário."

É impossível não se envolver com a personagem justamente porque ela enfrenta situações que muitas de nós, mulheres, já enfrentamos e que não soubemos lidar, seja por falta de estrutura emocional, ou por falta de direção, fato que ela aprendeu depois de dar muito soco em ponta de faca.

Os rapazes do paintball também tem momentos importantes na história, pois como eu disse, são muitos amigos e cada um tem seu papel na vida de Cat.

"Eu estava aprendendo a ser gente grande. E ser gente grande é, definitivamente, uma coisa que você tem que aprender antes de casar."

A diagramação está linda e a capa maravilhosa, não encontrei erros gramaticais e nem falhas na impressão, tudo muito bem feito para encantar ainda mais o leitor.

Recomendo a obra a todas as pessoas que já tiveram um coração partido e aquelas também que nunca tiveram, mas que gostam de dar boas risadas, pois com certeza esse livro vai trazer o bom humor de volta a sua vida.


You Might Also Like

14 comentários

  1. Oiieee

    Esse é um daqueles livros que quando vi pela primeira vez não coloquei muita fé mas ando lendo várias resenhas super positivas dle e ja vejo que é bem mais do que esperava, adoro isso, livros que surpreendem. A história parece ser bem gostosinha de ler, e é bom saber que é uma história com a qual podemos nos identificar pois quem nunca sofreu por amor né? Además esse toque de humor deixa tudo mais leve

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila fiquei bastante interessada em ler esse livro, já conhecia a obra diante de outras resenhas e realmente a vida vai pregar muitas peças nela, é de deixar o leitor bem interessada para saber como tudo vai acontecer, ainda mais que possui humor no enredo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto demais de livros que tenham protagonistas geeks, pois sempre me identifico bastante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma grande curiosidade com esse livro, há algum tempo leio comentários positivos sobre ele e adorei ver a sua resenha. Acho a capa uma graça.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Nossa não conhecia obra nem autora mas fiquei bem interessada. Achei essa capa show de bola, muito bem bolada e a sua resenha me deixou com vontade de ler fiquei imaginando as referências que ela cita ao longo do texto.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila! Gostei da premissa do livro, ainda mais por se tratar de uma protagonista geek e que curte paintball! Fiquei aqui pensando se ela acaba descobrindo porque o namorado a largou e se conseguiu fazer as pazes com o amor, claro que isso até tornaria a história um pouco mais clichê, mas eu ia gostar, com certeza.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei de conhecer esse livro através da sua resenha. Acho que todo mundo alguma vez já viu seus sonhos de uma vida toda planejada não se concretizando.

    ResponderExcluir
  8. Parece daqueles livros cuja a identificação é fácil e imediata. Não conhecia e vou deixar a dica anotada.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acho que nunca li nada com o cenário de um paintball achei interessante isso. Mas sobre a resenha parece ser daquelas histórias que sempre tiramos alguns ensinamentos para a vida. Quem nunca teve um coração partido e demorou para se recuperar. A vida é feita de cicatrizes também, elas nos fortalecem.
    Gostei da dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Adorei a resenha, confesso que o título e a capa não me chamaram atenção mas sua resenha me convenceu de que pode ser uma leitura bem agradável, afinal eu amo leituras divertidas. Obrigada pela recomendação.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma leitura interessante, vou anotar sua dica.
    Gosto de livros com personagens que sofrem problemas corriqueiros.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    A princípio achei a premissa levemente parecida com Pobre Não Tem Sorte, mas só lendo pra saber né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Angélica, até ler o seu comentário, eu não conhecia esse livro! Acabei de procurar aqui. Apesar da ideia da capa ser parecida, pelo que li da sinopse do Pobre não tem sorte, Antes de Casar é beeem diferente! Espero que você leia! Beijos! ;)

      Excluir
  13. Querida Camila, fico feliz que tenha se identificado com Catarina e tirado risadas e lições de Antes de Casar. Muito obrigada por todo o carinho! Amei as fotos e a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir