Senta que lá vem resenha: Livro Traduzindo Emoções

quarta-feira, maio 17, 2017

Livro: Traduzindo Emoções
Autora: Nirce Araujo
Páginas: 68
Editora: Autografia
Tema: Poemas, poesias


Sinopse: Como navegar pela Internet, em que com apenas um clicar de mouse transcendo quatro sentidos, assim também é o fazer poesia: um olhar em direção qualquer, um soprar de vento, uma palavra, um tom de voz, um grito, um mendigo na rua, uma cena na TV, um pingo de chuva, uma folha que cai... Uma saudade de infância, um cheiro de comida, você que não me entende, um grito ignóbil, um vazio na alma, uma ânsia no peito e que me grita: Estou aqui, preso, louco por liberdade! E a poesia surge como miragem.




Esse livro é uma reunião de todos os escritos da autora. Uma soma de recados em post-its outros escritos em um bloco de notas no computador, outros em agendas e dos mais variados temas, desde comida a morte. Nele, vamos encontrar um misto de emoções e sensações que são despertadas no leitor de modo que venhamos fazer reflexões sobre assuntos do cotidiano.


Aversão 

Pressionada pela necessidade 
de forjar uma alegoria,
fico como extasiada
buscando filosofia.
Mas não encontro palavras que alentem a minha rima.

E novamente encurralada, desolada,
procuro e não encontro nada.
Mas tendo necessidade, busco, mesmo
maltratadas, palavras
que possam expressar a animosidade às palavras rimadas.

26.08.02 +ou- 9:30h


Tenho que confessar que sempre tive receios de ler livros de poesia para resenhar, pois não sabia exatamente como falar desse tipo de obra, mas fiquei surpresa com a quantidade de sensações que tive ao ler e preciso dizer que a autora brinca com as palavras, trazendo leveza as suas poesias e levando o leitor a imaginar fatos de seu passado e fazer prospecções de seu futuro. Foi uma obra de leitura bem fácil e prazerosa. 

A diagramação está perfeita, não encontrei erros gramaticais e achei que a capa condiz perfeitamente com a proposta do livro.

Recomendo a todos aqueles que são amantes de poesia e garanto que vocês vão se apaixonar e viajar nessas palavras doces e conflitantes.

You Might Also Like

24 comentários

  1. Adorei!!!

    Seu blog está lindo, Camila!!!
    Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, eu acho super fofo esses livros de poesias e frases!!! Sempre algo fica com agente durante à leitura!!!
    Com carinho
    One ®

    ResponderExcluir
  3. Oie, Camila

    Eu amo poesias, leio sempre que tenho oportunidade. Mas confesso que acho meio difícil de fazer a resenha rs.
    Gostei muito da sua, curtinha e passou bem a essência do livro.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ler poesia, mas como você disse tem livros que mexem com as nossas emoções de uma forma incrível. :)

    ResponderExcluir
  5. Esse é um gênero que não me apego muito nos últimos anos, li muito no colégio, mas depois deixei de lado...
    Acho que isso é comum.
    Mas fiquei feliz em saber que curtiu!! Assim fico mais segura em me aventurar no gênero :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Camila.
    Eu normalmente não leio poesia. Mas pretendo começar. Acho que tambem ficaria com receio de fazer resenha sobre.
    Achei os quotes lindos. Fiquei apaixonada.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Tenho me interessado bastante por poesias ultimamente e esse com certeza entra-rá na minha lista de leituras <3

    ResponderExcluir
  8. Oii, Cami
    Amei a resenha, você disse o que sentiu e isso já é válido. Parece ser um livro lindo, só por esse poema que você pôs já nos dá uma ideia de como é a escrita da autora, e eu amei. <3 Poesias me ganham <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cami. Tudo bem?
    Parece ser um lindo livro, não curti a capa, ela não me chamou atenção... :(
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Cami! Também tenho receio de resenhas esse tipo de livro, confesso que não leio muitos assim... mas adorei sua resenha, pelo visto, esse vale muito a pena!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro lindo, fiquei com vontade de ler, estou começando a gostar deste tipo de leitura.

    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    É sempre bom quando um livro nos remete diversas emoções né? Não costumo ler livros de poesia mas gostei bastante da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Estou começando a me apaixonar por poesia novamente, e esse me despertou bastante interesse, gosto desses livros que me despertam muitas emoções de uma só vez. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Não sou grande fã de poesia, por isso não compro tais livros. Já li alguns, é claro, mas sempre por algum proposito especifico (leia-se faculdade). Mas minha amiga ADORO, vou recomendar para ela!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Gostei muito da sua resenha sobre o livro de poesia. Eu gosto de ler livros de poemas. Descansa um pouco a nossa cabeça. Nos faz pensar e viajar.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Amo muito poesia e gosto de livros assim. Por isso achei uma dica muito válida para mim. Que bom que curtiu apesar da apreensão. Obrigada por compartilhar.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma leitura bem rápida e leve.
    Embora eu nunca tenha curtido muito a vibe de poemas e poesias, essa obra em especial, me deixou curiosa e com vontade de tentar....
    Obrigado pela dica!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Confesso que quase nunca leio poesia, não faz muito meu estilo. Mas como vc mesma destacou, muitas vezes quando nos arriscamos fora da nossa zona de conforto acabamos sendo surpreendidos com um envolvimento inesperado. Enfim foi ótimo conferir suas impressões e prometo dar uma chance as poesias. Beijos

    P.s. Aproveito para te convidar a participar do meu top comentarista plus. Passa lá no blog e confere do que se trata, acho que gostará de participar.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. "Esse livro é uma reunião de todos os escritos da autora. Uma soma de recados em post-its outros escritos em um bloco de notas no computador, outros em agendas e dos mais variados temas, desde comida a morte. Nele, vamos encontrar um misto de emoções e sensações que são despertadas no leitor de modo que venhamos fazer reflexões sobre assuntos do cotidiano."

    No inicio do post não estava tão interessada, mas descrevendo dessa forma eu fiquei curiosa rsrsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Gosto muito de poesias, mas não conhecia o livro ainda. Gostei de saber que superou suas expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Desconhecia a autora e sua obra. Achei bem legal que a partir de seus devaneios em post-its e notas ela consiga escrever sobre uma gama bem grande de situações e assuntos. É bom saber que é uma leitura fácil e agradável, pois não tenho o hábito de fazer leituras do gênero e acho mais complicado de me interessar quando dizem que é uma obra mais complexa.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Leituras assim parece que nos dá uma sensação de leveza, paz né? Já me arrisquei a ler alguns e gosto demais. Não conhecia o livro, mas achei uma ótima dica, afinal podemos conhecer um pouco melhor a autora. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Curto bastante livros assim, mas não sei porque não costumo comprar. Normalmente ganho de aniversário. Sempre tiro boas citações e boas reflexões para vida. Não conheço a autora e vou procurar por mais dela. Obrigada por me apresentar. Abs

    ResponderExcluir