Senta que lá vem resenha: Livro A Teia dos Sonhos

segunda-feira, abril 03, 2017

Livro: A Teia dos Sonhos
Autora: Karine Aragão
Páginas: 160
Editora: Muiraquitã
Tema: New Adult.

Sinopse: Com uma narrativa envolvente, A Teia dos Sonhos apresenta aos jovens leitores a beleza e o poder da amizade, a dor de uma perda, o caminho da superação e, no meio do caos, o amor. Uma história sobre a difícil tarefa de crescer e aprender a perdoar aquilo que jamais será esquecido. Nessa jornada do amadurecimento, A Teia dos Sonhos nos mostra que para ser feliz é preciso estar vivo.









"Todos nós temos um aspecto na vida que nos deixa inseguros, o de Bernardo era a carreira, o meu era a paixão que crescia por ele."


O livro conta a história de Júlia, uma adolescente que tem muitos problemas, convive com a separação dos pais e o distanciamento da mãe e que tem uma melhor amiga chamada Laura.

Elas são tipo melhores amigas em tudo. Tem os mesmos gostos, as mesmas preferências musicais e até são apaixonadas pelo mesmo garoto. Estão comemorando cinco anos de amizade e resolvem fazer algo especial para que essa data fique marcada. Então surge a ideia de uma tatuagem na qual Júlia é impelida a desenhar e levam até o tatuador. As coisas mudam quando Laura comete suicídio e se joga da janela do décimo terceiro andar, deixando Júlia sem respostas para o tal ato até que a menina decide investigar e acaba descobrindo coisas que ela nunca imaginou sobre a amiga.

O livro, apesar de tratar de um assunto tão delicado como o suicídio, aborda de forma leve e natural, explicando ao leitor como adolescentes também podem ter problemas internos e por não conseguir encontrar a saída, acabam cometendo tal ato.


"A gente vai se sentindo cada vez mais sozinho, cercado de pessoas que não nos compreendem. São pais, professores e avós que não param de falar que nossa vida é perfeita, que somos ingratos, que reclamamos sem motivo, que deveríamos agradecer a Deus por tudo o que ele nos oferece, que estamos de frescura, que a gente não tem problema, que problema de verdade têm as pessoas que estão doentes no hospital, que dormem nas ruas, ou que moram na África, abandonadas e subnutridas."


No decorrer da história é possível ver Júlia em todos os estágios do luto e Bernardo, que era o garoto pela qual as duas amigas eram apaixonadas, entra em cena para ajudar Júlia a desvendar os fatos ocultos da morte de Laura.

A trama mostra com clareza como era a amizade delas, todos os trabalhos eram feito juntos, não se desgrudavam pra nada. Uma tinha a senha do Facebook e das demais redes sociais da outra. Na casa de ambas haviam várias fotos espalhadas e com esse cenário eu me senti mal pela perda de Laura, porque elas eram muito mais do que simples amigas, eram irmãs. Se existisse alma gêmea de amizade assim como existe de amor, eu poderia dizer que eram essas. 


"O perito parecia comprimido como se o mundo caísse em cima de mim a cada respiração. O braço latejava sem parar. Onde ela estava agora?  Eu precisava falar com ela, saber por que ela tinha feito isso, com ela e comigo. Porque agora ela era eterna em mim e, ao mesmo tempo, eu nunca mais a veria nas minhas manhãs."



O que me chamou muita atenção foi o fato de abordar sobre a família, amizades e a adolescência. Que mesmo não tendo todas as respostas que queria, Júlia conseguiu seguir em frente após um período de luto bem extenso.

Imagino que não deve ser fácil perder uma amiga, afinal já dói tanto quando perdemos alguém conhecido, imagina sua melhor amiga morta? O que fazer? Com quem contar? Pra onde ir? Esses foram alguns questionamentos que Júlia fez e percebemos como ela fica desorientada com isso.

Outra coisa bem legal foi conhecer um pouco melhor Bernardo e o que ele trouxe de bom para a protagonista. É como se tivesse surgido uma luz em plena escuridão, um caminho seguro a ser seguido em meio a tantos caminhos tortuosos.


"Não era como brigar com alguém, se arrepender e depois fazer as pazes. A morte era definitiva, e a saudade um sentimento estranho de impotência. Você pode gritar, chorar, brigar com o mundo, mas nada do que você faça pode trazer à vida."


Há também a presença da mãe de Júlia e o fato como há uma deficiência muito grande na relação com a filha e no decorrer das páginas acompanhamos também não só a transformação da menina como da mãe também e como elas encontram uma saída para resgatar a amizade.

Toda a história é narrada de forma natural, pelo ponto de vista de Júlia e a autora conduziu os acontecimentos com maestria e com riqueza em detalhes, de maneira que nada foi corrido ou postergado.

Acima de tudo, a história mostra que adolescentes também podem ter problemas, não é apenas "frescura" ou pra chamar atenção. Muitas das vezes os filhos podem estar gritando por socorro de forma indireta e os pais não lidam com a situação da maneira correta, justamente por pensarem que é apenas mais uma forma do adolescente querer aparecer para a sociedade. Acho que toda trama tem uma mensagem muito importante e ainda penso que esse livro deveria ser lido por todos como forma de conscientização sobre um tema que muitos pensam que é irrelevante.


"Enquanto ele nunca tinha chegado perto de mim, era fácil mantê-lo afastado, mas, agora, ele era o único conforto que eu tinha, o único que não me olhava como se eu fosse uma coitada em sofrimento."





You Might Also Like

21 comentários

  1. Nossa, Camila!
    Preciso ler livros assim que nem você! A cada resenha que leio sua mais um livro entra na minha lista.
    Já havia gostado da quero do livro, agora pela resenha que li querk definitivamente ler esse livro.
    Achei muito interessante, apesar de ser bem difícil de ler livros com esses assuntos gostei de saber que é leve.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me pareceu um livro bem impactante pela sua resenha. Esse tema do suicídio é sempre forte e traz reflexões pra nossa vida, mas que bom que não é algo tratado de forma crua ou pesada. Nem é preciso comentar que amo tuas resenhas e fotos,né? Kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Caramba. Eu tenho que admitir que eu não esperava isso desse livro. Eu imagina algo totalmente diferente do que ele é. Gostei bastante, abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que vc disse que preciso dar uma chance a essa história e juro que estou pensando! Rsrs

    Osenhordoslivrosblog.WordPress.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Camila. Eu ja ouvi falar bastante desse livro e fico impressionada com os comentarios sobre ele. Parece ser bem interessante, e abordar o tema de familia através da amizade parece fortificar bastante o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa o livro parece ser bem forte, e talvez triste :'(
    Não sou fã de livros que abordam desse assunto, mas sei da sua importancia e apoio muito o pessoal que ajuda na divulgação deles. Fazem uma grande diferença na vida de pessoas que talvez estejam passando por problemas parecidos.

    A resenha ficou maravilhosa!!!

    Beijos ;*
    http://contudoeentretanto.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler esse livro. E a cada resenha essa vontade so aumenta.
    Parabens por cada palavra escrita, achei perfeito

    ResponderExcluir
  8. Uau, parece ser bem intenso. Mas parece ser meio triste e eu fico envolvida nas histórias e fico triste junto, então evito ler esses temas hahaha

    Beijão,
    Desencana mina! | Boho Art Store | InstaBoho

    ResponderExcluir
  9. parabéns pela resenha e pela foto linda ! ♥

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esse livro! Amei a resenha <3

    Beijos

    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Nossa, ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha já me deixou curiosa para ler.
    São muitos temas importantes abordados e, com certeza, parece ser uma leitura muito tocante. Acho que hoje em dia falta muito diálogo entre as famílias e, por isso, os jovens se sentem cada vez mais perdidos. Então, é muito importante falar sobre esse assuntos, por mais difíceis que eles sejam.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica. Espero ler em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila,
    Achei bem interessante a sua percepção da história. Realmente muitos levam as queixas de adolescentes como frescura. Diminuindo os problemas que podem aparecer durante essa fase, ainda mais na sociedade atual.
    Excelente resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila é bom ver um tema como o suicídio sendo abordado, ainda mais quando temos adolescentes como alvos, mostrando que eles também tem problemas sérios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Parace ser uma história que irá mexer bastante com leitor, afinal o suicídio, mesmo tratando de forma "leve", é um tema pesado e que precisa ser refletido. Tem bastante gêneros misturado e parece ser uma obra completa. Gostei do que você mostrou e fiquei interessada. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou muito ansioso para ler esse livro. Toda a trama envolvente e bastante reflexiva me agrada muito, sem contar as diversas discussões que a narrativa levanta. Já dá pra ver que a autora soube trabalhar bem o tema proposto, e isso é muito bom! Espero lê-lo em breve. Parabéns pelo blog e pela resenha! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Acho legal que o livro passa a mensagem de "não é frescura", principalmente pq as pessoas tem banalizado demais o sofrimento alheio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha.
    Parece realmente ser um livro muito legal, lendo somente a sinopse eu não leria esse livro, mas depois de ler sua resenha fiquei encantada. Mais um pra lista.

    ResponderExcluir
  18. Que incrível essa resenha menina, já havia visto e lido bastante resenhas a respeito desse livro, fiquei feliz em saber que é um gênero que me atrairia com toda certeza, suas fotos ficaram lindas também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oie amore, que capa mais lindaaa... e sua resenha completou ainda mais a minha vontade de ler, anotei a dica por aqui.
    Ainda mais por se tratar de uma temática tão intensa, já quero.
    Obrigada pela visita!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    O enredo realmente me chamou a atenção. O tema é delicado e fiquei curiosa em saber os pormenores de como a autora desenvolveu isso. Achei o trabalho gráfico muito bonito e já anotei no Skoob.
    Estou meio na bad por causa de 13 reasons why então não será uma leitura que farei logo, mas com certeza farei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Puxa, à primeira vista, achei que fosse um new adult repetido. Mas a questão do suicídio deu um refresh na narrativa. Com certeza me fisgou. Fiquei curiosa para saber como a autora desenvolveu esse assunto e para conhecer mais sobre a Laura. Acho que algo que 3RW conseguiu também passar é que nem sempre conhecemos as pessoas como elas querem ser vistas, porque se escondem debaixo de várias máscaras (nem digo isso num sentido negativo). Acho muito importante que mais e mais histórias dialoguem com essas temáticas. Com certeza quero ler! Sua resenha e seus fotos estão lindas, me conquistaram! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir