Senta que lá vem resenha: Livro Origem

segunda-feira, dezembro 11, 2017

Livro: Origem (Robert Langdon #5)
Autor: Dan Brown
Páginas: 432
Série: Sim
Editora: Arqueiro
Tema: Ficção, suspense e mistério


Sinopse: De onde viemos? Para onde vamos?

Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".

O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.

Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.

Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.

Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.







Edmond Kirsch, um magnata da ciência e futurólogo descobre em meio as suas experiências científicas as respostas para as duas perguntas universais: "De onde viemos? Para onde vamos?" E então decide que o mundo precisa saber a verdade e é nesse momento que sua vida começa a correr perigo, mas mesmo assim ele decide ir adiante e organiza um mega evento em um museu ultramoderno, onde convida somente pessoas ilustres para participar do evento, entre eles seu antigo professor Robert Langdon. 

Quando Langdon chega ao museu, fica admirado com a capacidade do homem em inventar e reinventar a tecnologia. Tudo muito deslumbrante e muito bem arquitetado. À medida que a hora de revelar a descoberta se aproxima, os convidados vão se dirigindo para o local da apresentação, mas não esperavam que teria um final trágico, planejado de forma minuciosa por alguém que não queria que a descoberta fosse ao público e nesse meio tempo o professor Robert Langdon se vê fugindo com Ambra Vidal, a linda e elegante diretora do museu, para Barcelona em busca da senha que revelará a descoberta de Edmond Kirsch.


“Hoje em dia Edmond Kirsch era um pensador independente, de fama mundial: cientista de computadores, futurólogo, inventor e empreendedor bilionário. Aos 40 anos, era pai de uma variedade espantosa de tecnologias avançadas que representavam saltos importantes em campos diversos como robótica, ciências do cérebro, inteligência artificial e nanotecnologia. E as previsões acuradas sobre futuros progressos científicos haviam criado uma aura mística ao seu redor.”


Esse é o quinto livro da série As Aventuras de Robert Langdon e nele também está presente a ação e suspense característico das obras anteriores. Nessa obra vamos ver até onde uma pessoa é capaz de ir para impedir que um segredo seja revelado.

Com uma narrativa fluida, com riqueza de detalhes e instigante, Dan Brown conduz o leitor a mais uma aventura onde a ciência e a religião se confrontam. Acompanharemos a busca incessante da ciência pelas respostas que somente a religião possui e até que ponto o fanatismo religioso pode ser algo perigoso.





Engraçado é dizer que esse foi o primeiro livro do autor que eu li e que eu adorei! Toda vez que o professor entrava em cena, imaginava-o como Tom Hanks, levando em consideração de que eu já assisti aos filmes anteriores (apenas os filmes, nunca li os livros). Tomei um choque com a essa leitura, devido a tamanha afronta de Edmond contra as religiões de todo o mundo, mas isso não foi o suficiente para me fazer abandonar a leitura, pelo contrário, quis mais do que tudo desvendar o tal mistério que o futurólogo desvendou. 

"- Estamos num momento singular da história. Um tempo em que o mundo parece ter virado de cabeça para baixo, e nada é exatamente como imaginávamos. Mas a incerteza é sempre a percursora da mudança radical; a transformação é sempre precedida pela revolta e pelo medo. Peço que tenham fé na capacidade humana para a criatividade e o amor, porque essas duas forças, quando combinadas, têm o poder de iluminar as trevas."


Dan Brown apresenta um espetáculo de obras de arte e projetos arquitetônicos, bem como fatos históricos marcantes da Espanha, possibilitando o leitor a viajar sem sair do lugar. Muitas vezes parei a leitura para pesquisar tais locais só para ver se a descrição no livro condizia com o lugar. É um show de entretenimento e conhecimento de artistas que nunca antes nos foi revelados. 

Preciso dizer que mesmo pertencendo a uma série, é um livro que dá para ler separadamente. Esse foi meu primeiro contato com o autor e não tive influências dos livros anteriores. Já estou pensando na possibilidade de ler outros do autor.

A edição da Arqueiro está sensacional e as ilustrações dentro do livro agregam um valor especial a obra. Recomendo para todos os fãs do autor e também para aqueles que, como eu, tem muita curiosidade sobre a forma como ele desenvolve suas tramas.








You Might Also Like

19 comentários

  1. Uma coisa legal sobre essa série é justamente que não precisamos ler os demais para entendermos o que estamos lendo. Já li Anjos e Demônios e Código Da Vinci e sou realmente apaixonada pelo modo como Dan Brown escreve e nos aprofunda na história. A cada resenha lida de A Origem fico com mais vontade de ler e conhecer essa obra.
    Adorei demais a resenha, me deixou mais ansiosa pela leitura!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Então leia os outros livros. Rs
    Sou fã do autor não li ainda o símbolo perdido e esse novo mas estão na minha lista ano as histórias dele e como ele nos leva a culturas diferentes.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto dos livros do Brow, mas confesso que não são os meus favoritos, então mesmo estando na minha lista de desejos eu não compro e por hora não os leio.
    Gosto de ver resenhas assim porque trazem uma luz sobre a escrita dele. Preciso dar uma chance a um livro dele que comecei e abandonei, quem sabe desça vez a história evolua pra mim. Quanto A Origem, se tiver a oportunidade quero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu tenho bastante curiosidade de ler os livros deste autor, já que ele é tão bem falado, inclusive dizem que as tramas dele são sempre ricas em detalhes. Adorei tua resenha e fiquei mais curiosa ainda!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Sempre vejo os livros do autor por aí, mas nunca me interessei em ler, acredita? Claro, já vi os filmes e amei, mas sua resenha me mostrou que dá para ler um livro sem depender dos outros, o que é muito interessante. Já anotei a dica aqui. Gosto desse assunto religião X Ciência e fiquei intrigada querendo saber o que o ex aluno descobriu. kkkkk Ótima resenha. Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhh Eu amo os livros do Dan Brown! Sou fascinada por cada um, e recomendo muito que vc leia os outros, todos são fascinantes, maravilhosos, espetaculares! hahaha Também gostei muito de Origem, mas não é o meu favorito dele.

    Um beijo, Pri 😘

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Só li uma obra de Dan Brown e sei como ele é maravilhoso e sensacional!!
    Quero muito ler esse livro adoro o mistério desse autor é viciante.Que bom que seu primeiro contato com os livro dele foi ótimo,espero que goste dos outros.
    A capa esta sensacional!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já li quatro obras incríveis do Dan Brown e não vejo a hora de ler mais esse livro incrível dele!! Minha irmã está esperando ganhá-lo de uma neta. Acredito que você gostará dos outros livros!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Dan Brown tem uma escrita singular. E mesmo com toda mudança de cenários e bem mais futurista ainda assim prende o leitor na trama.
    Só sinto por Robert ter ficado um pouquinho mais apagado se comparado com os outros livros.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito esse livro, sou fã do autor e todos os livros dele me envolvem e me tiram o sono hahaha Inferno e Anjos e Demônios eu li cada um em um dia. Estou super curiosa para ler este, tenho certeza que vai me agradar. Gostei de saber que a tua experiencia de leitura com esse liro te agradou.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nunca li nada do autor, mas tenho tanta curiosidade que acho que vou começar por esse livro, sei que ele vai me prender, amo conhecer novos cenários, e com certeza esse livro me aguarda grandes emoções! A premissa é muito boa!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente: Que edição lindaaaaaaa
    Eu me devo ler dan brown, até hoje enrolei e não li nada.
    Dizem que os primeiros ainda são melhores, mas é impossível ver essa lindeza de capa que não querer ler esse livro!
    Acredito que vou gostar dessas aventuras!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oii! Confesso que nunca li nada do Dan Brown e não assisti aos filmes, mas tenho bastante curiosidade de conferir a sua escrita. A história parece ser bem interessante e cheia de mistérios, a sua resenha está incrível e espero conferir essa série um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito da escrita do Dan Brown, e este será justamente a leitura do meu próximo clube do livro que ocorre em janeiro. Eu não li ainda, mas dos outros livros que já li do autor, não acho também que ler fora de ordem altere qualquer tipo de entendimento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas já li resenhas que falam bem e resenhas que falam que ele meio que segue um roteiro (na verdade, percebo que muitos autores seguem um padrão de narrativa, então não vejo isso como uma crítica como tentaram passar). Só não li ainda por não ter tido oportunidade, mas gostaria. Esse parece ser o mais interessante da "série" Robert Langdon.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse foi seu primeiro contato com o autor? Se eu fosse recomendar um livro para quem quer começar a ler Dan não seria esse, pois ele é um pouco mais lento e descritivo que os demais livros do autor, mas é fascinante.
    Fico muito contente que você não faça parte do time que não curtiu o livro por conta das descrições e, também, por saber que você imaginou o Tom na pele no professor. Eu faço isso o tempo todo haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Camila ^^
    Dan Brown é um dos meus autores favoritos e isso fica claro pela riqueza de detalhes da história que ele compartilha. Afinal, o mesmo é historiador. <3
    Um ponto positivo de seus livros com as aventuras perigosas do Langdon é eles serem de fato separados. Não recebemos spoiler das aventuras anteriores do nosso herói contemporâneo e isso por si só nos faz ler os livros do autor livremente.
    Confesso que após ler a sua resenha foi inevitável a comparação com os livros anteriores do autor. Já é claro que Brown adora subjulgar as religiões e bater de frente com o catolicismo. Ele é afronto mermo. ahsuhasuhs
    Só posso dizer que estou mais do que nunca no desejo dessa obra para me apaixonar novamente por mais uma aventura de Robert Langdon.
    Um detalhe que é importante frisar que Dan Brown utiliza elementos que mexem demais com nosso raciocínio lógico e nos faz questionar a história da humanidade. Existe dom mais real do que esse? <3
    Parabéns pela resenha, Camila. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Eu amo Dan Brown! Seus livros foram muito importantes no meu desabrochar para esse mundo literário. Estou super curiosa a respeito desse livro e quero muuuuito lê-lo logo. Vi alguns comentários não tão legais, mas estou torcendo para ter uma opinião diferente.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu particularmente não morro de amores pelo Dan, mas sou curiosa pela visão que ele dar aos seus enredos. É bem difícil priorizar um livro dele, porém, esse é um dos livros dele que sou curiosa a respeito. Espero gostar da leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir