Senta que lá vem Resenha: Livro Copas

quinta-feira, dezembro 08, 2016

Livro: Copas
Autor: Dan Castro
Páginas: 411
Editora: Novo Século
Tema: Romance, mistério, suspense, juvenil.

Sinopse: A vida parece um grande jogo de desilusão. E, por que não dizer, de perseguição. Samantha, não está em sua melhor fase. Além da perda repentina da mãe, devido a um acidente de carro, seu pai agora namora a mais severa de suas professoras. Como se não fosse suficiente, seu namorado decide terminar a relação. Ela, então, se vê forçada a vê-lo feliz com outra garota enquanto sofre em silêncio.

Sam tem o apoio de seus melhores amigos, Tina e Erick, para lutar contra a dor e o pessimismo. Contudo, ela ganha uma nova distração quando novos vizinhos mudam-se, às pressas e no meio da noite, para sua pacata rua. Intrigada, ela passa a investigá-los e descobre que a bagagem deles inclui mistério, morte e uma razão mais profunda sobre a repentina mudança para aquele lugar. Afinal, nas ruas mais calmas se escondem os mais obscuros segredos.










Olá, leitores tudo bem? Hoje trago pra vocês a resenha sobre o livro Copas do autor Dan Castro.

Copas é o primeiro livro da série naipes e conta a história de Samantha, uma adolescente como qualquer outra, tirando o fato de que viu sua mãe morrer na sua frente em um trágico acidente de carro e agora, dois anos após a morte da mãe, seu pai namora com sua professora de História, o que seus amigos a chamam carinhosamente de Aspirante a Hitler. Mas o rolo de sua vida não acaba por aí. Felipe, o namorado cujo ela era perdidamente apaixonada, mesmo com tantas brigas, termina com ela dentro de um Starbucks onde ela faz a maior cena e agora como se não bastasse o término doloroso e vergonhoso, ela é obrigada a vê-lo seguindo em frente e namorando com Thais, uma menina fútil, dissimulada e mais falsa do que nota de trinta reais. Aí você vai dizer, sim, términos acontecem, ela poderia se afastar, por que não fez isso? Porque além de namorados, eles são melhores amigos e fazem parte do mesmo grupo de amigos composto por outros dois jovens chamados Erick e Tina, mas vou chegar neles daqui a pouco.

A vida de Sam nunca foi fácil e nem tranquila, mas sempre contou com a ajuda de seus fiéis escudeiros, Tina, Erick e Felipe para ajudá-la a levar os dias. Porém sua vida muda de cabeça pra baixo com a chegada de novos vizinhos a Alameda pacata onde os amigos moram e, com a chegada desses novos vizinhos (muito estranhos por sinal, eles fazem a mudança tarde da noite, afinal quem se muda de madrugada?), chegam também novos problemas, como perseguição, atentado e até mesmo assassinato sem maiores explicações. O que Sam não imagina é que ela está na lista negra de um assassino em série que a persegue em todo local onde ela vai e não descansa enquanto não conseguir obter êxito no que está destinado a fazer.


"Era tão bom sentir aquilo. Senti que podia me jogar nos braços de alguém e me sentir bem, me sentir protegida, me sentir amada. Por tanto tempo senti medo por me sentir assim. Ora por não querer me machucar novamente, ora por achar que Felipe e eu ainda tínhamos uma chance."
Página 225 



Embora a trama tenha uma pegada de mistério no ar, também tem momentos divertidos e alguns também de nos deixar com o coração bem apertado pela protagonista.

Dei boas risadas com as confusões em que a Samantha se metia. Gente, pensa numa menina que mesmo tendo seu charme, sendo espontânea, consegue se meter nas situações mais bizarras e constrangedoras? Pensaram? Então, essa é Sam. Ela é dona de um carisma excepcional, que mesmo apesar de ela achar que a amiga, Tina, por ser mais popular, é linda e super legal, nossa heroína também não fica atrás, Sam é uma menina bem resolvida, que não aceita levar desaforo pra casa, é o tipo de amiga meiga que todos nós temos. Ela é divertida, espirituosa e dona de um talento nato de estar sempre no olho do furacão.



Toda a narração é feita por ela e o que eu achei mais legal no livro é a quebra da quarta parede, fazendo com que o leitor tenha uma aproximação real com o personagem. Tem momentos que é como se Sam ao invés de narrar a história, apenas conversa com o leitor e nos expõe seus medos, suas aflições e também suas alegrias. Pude claramente me identificar com ela em muitos aspectos. 

A escrita do autor é viciante, o modo como ele criou e desenvolveu toda a história é bem articulado. Embora tenha alguns assuntos considerados fortes o livro tem uma leitura leve, dinâmica, marcante e que prende facilmente o leitor. Não consegui parar de ler até chegar ao final e ver o que o destino reservava para a protagonista e seus amigos. Quando desvendamos o final, faz todo o sentido ter esse assassino a solta em busca de Sam e o que eu achei engraçado foi que ao invés de os amigos chamarem a polícia, eles mesmos tentam resolver. 

No decorrer do livro, além da vida de Sam há também um paralelo com a vida e a família de Diana, na qual Tina, tem uma cisma desde o início, talvez por ciúmes e por medo de perder a amizade da amiga ou por suspeitar de algo muito terrível sobre a novata.


"Que alívio era poder saber o que eu estava sentindo! A corrente elétrica passando pelo meu corpo, a vontade de sorrir, a coragem para me atirar nos braços de alguém. Aquilo era liberdade. Eu estava livre."
Página 226 




Muito amor por essa dedicação!

Um dos fatores que mais me chamou a atenção foi o fato da amizade que une esses quatro jovens. Eu gostei muito de saber que ainda existem amizade que são supervalorizadas e que eles não medem esforços para ajudar a amiga a sair de uma enrascada. É legal também ver Tina dando apoio a Sam para seguir em frente e esquecer Felipe, e Erick tentando não tomar partido nisso. 

Tina e Erick fazem parte do grupo de amigos de Sam. Eles estão sempre por perto, seja ajudando em algo, ou dando algum conselho. Tina vive com suas especulações sobre os novos vizinhos de Sam. Ela é engraçada, divertida e tem ciúmes da amiga com outras pessoas. Erick é o típico geek (adoro personagens assim). É um pouco mais reservado, deslocado, nerd, mas tem um grande coração. Ele namora Tina. É uma composição interessante e improvável, visto que Tina é totalmente o oposto de Erick, o que nos mostra que realmente os opostos se atraem. 

Até o ex-namorado, Felipe, tem também o seu charme no decorrer da história, que mesmo após o término, se preocupa com o bem-estar e com a segurança de Sam apesar da cobra da Thais não aceitar essa amizade. 

Agora vamos falar dessa Thais?

Thais é superficial, é nojenta, é tapada, idiota.. enfim, são muitos adjetivos para ela e se eu fosse me estender não ia acabar mais. A menina tem uma cisma terrível com a protagonista e quando a mesma salva ela de um possível ataque no estacionamento, pensamos que Thais vai mudar, porém ela continua mais impiedosa, sem falar no fato de que ela não combina em nada com o Felipe. Sim, eu nutri sentimentos destrutivos por essa personagem, não tem nem como defendê-la.

Na trama há outros personagens marcantes também embora sejam secundários. Penso que este livro daria um ótimo filme ou série da tv nacional. Dan tem o cuidado de montar muito bem todos os personagens, suas falhas e seus pontos fortes. Os cenários são bem construídos, fazendo com que o leitor consiga se imaginar perfeitamente nos locais. A capa é muito bem feita e a diagramação está perfeita, pelo menos eu não encontrei nenhum erro de português no virar das páginas.

Copas me surpreendeu, quando li a sinopse jamais imaginaria que a história se desdobraria dessa forma. 

Sobre a continuação, deixo apenas um recado para o autor: "PRECISO DELA!!! PRECISO PRA ONTEM!!" 

O autor, como sempre muito fofo, também deixa uma nota dele ao final do livro explicando porque o nome da série é naipes e porque o primeiro livro se chama Copas, impossível não amar mais!

Por fim recomendo a todos que gostam de uma escrita leve, de um livro mais juvenil, que leiam esse livro. Foi um imenso prazer conhecer Samantha e seus amigos e desvendar todos os mistérios por trás de uma linda história, não somente de amor, mas de amizade, carinho, companheirismo, dor, perdas, medo também. 






You Might Also Like

25 comentários

  1. Heeeeey! Antes de tudo, preciso comentar os adjetivos usados para descrever a Thais, eles são simplesmente os melhores do mundo! E só li verdades! HAHAHA! Enfim, adorei a resenha, Camila! Ficou perfeita e sinto muito por ter que escrevê-la duas vezes! E fiquei muito feliz por ler uma opinião tão positiva sobre a Sam, não é qualquer um que sabe entendê-la! Ela tem defeitos? Tem! Mas todo mundo tem! Ela é meiga, decidida, mas também tem seus momentos de ficar possuída pela ritmo Ragatanga, ué! xD Ahh,também foi bom saber que você curtiu a quebra da 4a parede! Confesso que tinha receio disso! Ficou linda e muito bem escrita. E as fotos, nem vou comentar, né? Estão todas lindas! Espero que não demore muito para Espadas chegar até você!

    ResponderExcluir
  2. Cami amiga adorei a resenha, não conhecia o livro, achei a história bem interessante e fiquei com muita vontade de ler! Haha😘

    ResponderExcluir
  3. Camila o livro além de ser maravilhoso é muito envolvente, prender a nossa atenção do início ao fim, gostei muito da Samantha ela parece ser uma adolescente divertida, o livro mostrou que é muito precioso ter uma amizade, Camila bjs.

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa ... não sei se te bato ou agradeço ... esse livro com certeza vai entrar para minha lista de leituras urgentes

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e adorei a capa desse livro!
    Já está na listinha de livros que eu PRECISO ler! <3

    ResponderExcluir
  6. Confesso que quando comecei a ler a sinopse imaginei que seria mais um livro com as desilusões adolescentes típico de sessão da tarde, mas gostei quando começou a parte dos vizinhos e toda a parte do misterio, aí até fiquei interessada em ler rsrs

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Camila e fiquei curioso com esses vizinhos, parece ser um livro bom!
    Adorei o apelido da professora "Aspirante a Hitler", já tive uma professora assim e ela lecionava história também kkkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila!
    Muito legal encontrar apoio a literatura nacional por aqui. Acredito que é de suma importância o papel dos blogs para divulgar os autores brasileiros. Essa edição parece muito caprichada mesmo e adorei a ideia de cada livro ser um naipe... mesmo porque tenho uma queda por séries de livros.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Adoro livros onde o autor explora a amizade, isso é algo lindo de se ver.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Gente que livro mais incrível, confesso que já conhecia ele em tantas redes sociais que tive oportunidade de ver, essa capa está um arraso e achei a história fantástica, dica anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito, achei bem interessante, este gênero sempre me agrada pois me mantém presa e com sede para chegar até o final.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Ainda não conhecia esse livro e nem a autora. Achei a premissa super interessante. Assim que tiver a oportunidade, quero lê-lo.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante do nome da série, tipo um jogo de baralho, será que tem a ver com os vizinhos misteriosos? Estou imaginando um monte de coisas que esses vizinhos possam estar envolvidos! Pela sua resenha esse livro me parece bem interessante, uma mistura de chick-lit, romance e mistério. Espero a resenha dos próximos dessa série! ADORO!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi! Parece bem bacana para quem quer começar a ler romances policias, que é um gênero que já amo há tempos. Não conhecia o livro e o autor, obrigada pela dica. bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Camila.
    Esse é o estilo de livro perfeito para mim!
    Adorei a sua resenha, está supercompletinha...
    Sucesso!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Olá flor, não conhecia essa obra e achei bem bacana o enredo. Adorei saber que se trata de uma série. Vou querer acompanhar mais sobre ela aqui no blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Primeiro que eu adorei o tema escolhido!
    Nao conhecia e fiquei interessadíssima!.
    Deve ser mto bom.

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua resenha. A forma como narra o sofrimento, a espera e as dificuldades parecem ser o trunfo desse livro. E sua resenha mostra isso muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Que fotos lindas que você fez do livro! Eu amei!❥
    Ainda não tinha ouvido falar de "Copas", mas pela sua empolgação, ele parece ser muito bom. Eu dei um tempo em leituras mais juvenis, mas como gosto de um bom mistério e de protagonistas divertidas, quem sabe eu leia "Copas" no futuro, né? Obrigada pela dica e parabéns pela resenha tão caprichada! =)

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra e nem o autor, mas super me interessei. Primeiro por ser nacional e segundo por essa trama toda que parece ser muito bem escrita e muito bem executada. O título e o nome da série são bem atrativos também, assim como a capa. Amei tudo e a dica está anotadíssima aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Amei demais essas fotos, não conhecia a obra porém gostei da premissa, quem sabe ano que vem farei a leitura, ótimo saber que é nacional, to gostando muito de leituras nacionais

    ResponderExcluir
  22. Olá! Parabéns pelas fotos! Fiquei curiosa para ler, a história parece ser bem envolvente e tem um drama bem legal. Dica anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não conhecia o livro, mas adorei a história, principalmente pela Sam, que parece ser realmente cativante, capaz de diversos proezas pela que percebi. Fiquei bem curiosa em conhecê-la.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  24. Adorei isso que você falou sobre a quebra da quarta parede, me lembrou um dos meus dramaturgos preferidos, Brecht, e só por isso fiquei com vontade de conferir, apesar de ter esse assassino atrás da protagonista. Como você disse que a leitura é leve apesar de alguns assuntos fortes acredito que não terei problemas.

    ResponderExcluir
  25. Olá!!
    Eu gostei do livro, eu gosto desse mistério misturado com humor.. .quebra mesmo um pouco da tensão. Sam é mesmo muito interessante, fiquei curiosa para saber mais sobre os vizinhos..
    bjss
    :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir