Senta que lá vem resenha: Livro Como Parar O Tempo

terça-feira, novembro 21, 2017

Livro: Como Parar O Tempo
Autor: Matt Haig
Páginas: 320
Editora: Harper Collins
Tema: Fantasia, Romance


Sinopse: A PRIMEIRA REGRA É NÃO SE APAIXONAR.

Tom Hazard esconde um segredo perigoso. Ele pode aparentar ser um quarentão normal, mas por causa de uma estranha condição está vivo há séculos. Da Inglaterra elisabetana à era do jazz parisiense, e de Nova York aos mares do sul, Tom já testemunhou tanto que agora precisa apenas de uma vida normal. 


Sempre trocando a identidade para se manter a salvo, ele encontra o disfarce perfeito trabalhando como professor de História em Londres. Assim, pode trazer suas experiências do passado como fatos vivos. Pode manipular as histórias para seus alunos. Pode levar uma vida normal. Tom só não pode se esquecer da primeira regra. Aquela sobre paixão...

Como parar o tempo é um romance doce e envolvente sobre como se perder e se encontrar na própria história. É sobre as certezas da mudança dos tempos e o tempo que a vida leva para nos ensinar como vivê-la.






Já imaginou que louco seria conhecer Shakespeare pessoalmente e ainda por cima trabalhar junto com ele nas peças? Ver de perto o que os religiosos faziam com as pessoas que acreditavam que praticavam bruxaria? Viver a época de ouro do rádio? Acompanhar as mudanças da Inglaterra elisabetana? Acompanhar as grandes navegações entre outros fatos que marcaram a história mundial? Pois é Tom Hazard viveu isso e muito mais.

Tom nasceu em março de 1581 e não, ele não era um vampiro. Apenas envelhece mais tardiamente do que as pessoas normais, o que trouxe olhares maldosos e insultos horríveis durante toda sua vida. Até que conheceu a Sociedade Albatroz, criada por um homem chamado Hendrich, cuja regra mais importante era não se apaixonar, pois isso o colocaria em perigos inimagináveis.

"O para sempre, disse Emily Dickinson, é composto de agoras. Mas como habitar o agora em que se está? Como impedir os fantasmas de outros agoras de entrar? Como, em resumo, se vive?"

Agora, 430 anos de vida onde se viu tantas coisas mudarem e o mundo se reinventar, Tom está cansado de viver mas ainda nutre o desejo de reencontrar alguém muito valioso, perdido há quase tanto tempo quanto. E para isso ele pede a Hendrich para voltar a Londres como professor de história, onde leciona para os alunos de forma dinâmica sobre tudo o que já viveu, mas claro sem revelar sua verdadeira identidade. E quando achava que as coisas iriam se assentar, toma um grande baque e a vida lhe mostra que ainda tem motivos para se viver bem.

"Não sabia como ser eu, meu eu incomum e estranho, sem ela. Tinha tentado, claro. Existi por anos sem ela, mas foi apenas isto: existência. Um livro sem palavras."

Eu particularmente amei esse livro, pois ele ensina que ao longo das eras, do tempo, as diferenças nunca foram bem vistas e o papel de Tom é justamente superar seus obstáculos, porém ele é motivado pelo medo, medo de viver plenamente, medo de esquecer o passado e de ser descoberto e perder o que tanto tempo vem procurando. Tom nos dá ensinamentos valiosíssimos sobre a vida, o tempo e as mudanças. 

O livro intercala entre passado e presente, onde acompanhamos as aventuras de Tom ao longo desses séculos e não foram poucas. Com uma leitura leve, cativante e divertida, Matt Haig leva o leitor a uma viagem onde o tempo e o espaço é relativo e tudo pode acontecer. O autor fisga a atenção do leitor pelos detalhes e é impossível não desejar viver certos momentos.






Eu adorei as conversas de Tom com Shakespeare e outra muito relevante também foi com Scott Fitzgerald. Adorei as referências literárias e musicais e principalmente adorei ver Tom passar um pouquinho de cada situação que viveu para seus alunos, dando um algo a mais em História, cuja matéria muitos acham chata, mas que eu sempre gostei. Como parar o tempo é a história não contada da História.

"Quanto mais se vive, mais se nota que nada é fixo. Todos se tornarão refugiados se viverem o suficiente. Todos vão perceber que a nacionalidade não significa muita coisa a longo prazo. Todos teriam suas visões de mundo questionadas e desaprovadas. Todos perceberiam que o que define o ser humano é ser humano."

Mas não pense você, caro leitor, que esse livro é apenas romance. É muito mais do que isso. A obra vai abordar descobertas, família, amizades e muita, muita aventura. Vamos perceber que mesmo vivendo anos ainda somos capazes de nos surpreender com os pequenos detalhes. Esse é o livro ideal para quem quer curar uma ressaca literária.

"Tudo que se pode fazer com o passado é carregá-lo, sentir seu peso aumentar lentamente, rezando para que ele não o esmague de vez."

Tom é um personagem super carismático e que ganha fácil o leitor. Eu me vi encantada por sua simplicidade e empatia com os humanos (cujos são denominados de efeméridas, devido ao tempo de vida).

Afinal quantos de nós já não sentimos vontade de viver mais tempo? Ou de voltar ao passado e viver um momento único como a era elisabetana por exemplo, ou o período das grandes navegações, ou ainda assim as grandes guerras? Eu certamente já quis! E é exatamente por isso que recomendo a leitura. Um espetáculo de fatos históricos narrados de modo dinâmico e instigante, que vai fazer muitos leitores viajarem sem sair do lugar.


"Sim, havia um vazio dentro de mim, mas vazios são subestimados. Vazios não possuem amor, mas também não possuem dor. Vazios possuem vantagens. Pode-se existir com o vazio."




You Might Also Like

15 comentários

  1. Camila que demais esse livro, deve ser incrível poder parar o tempo e assim observar tudo, não se apaixonar é magnífico esse lema, com toda certeza adoraria ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de narrativas que alternam entre passado e presente, essa história me chamou atenção pois vi o livro numas redes sociais, mas nunca procurei saber da sinopse em si, esse envelhecimento tardio é um dos temas que mais me chamam atenção. Vou anotar o título na minha lista pra ver se consigo ele em algum momento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Os assuntos abordados pelo livro são bons e torna a leitura rica e o fato do protagonista ser carismático faria com que fluísse bem comigo.
    Ainda não conhecia o livro, que pelas fotos é lindo, mas deixo a dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser muito bom! Nossa, adorei a sua resenha pois ela explicou cada uma das camadas da obra :) Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila! Não conhecia esse livro, a premissa parece ser bacana, mas foi sua resenha que despertou curiosidade para esse livro. Fica anotada a dica!
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que livro maravilhoso. Sua resenha me deixou extremamente interessada em realizar essa leitura. Já tinha visto a capa que por sinal acho muito bonita, mas não sabia sobre o que se tratava.
    Espero poder conhecer em algum momento essa história e saber mais sobre o Tom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Uau, parece ser um livro realmente maravilhoso! Além da história parecer ser super empolgante, ainda nos traz ensinamentos, tem coisa melhor?! Amei, com certeza vou ler!

    Beijos,
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ❤
    Ouvi falar muito bem desse livro no Instagram e fiquei interessada, sua resenha só fez isso se intensificar. Amei sua resenha ❤
    Bjos, Bia! ❤

    ResponderExcluir
  9. OMG, eu quero esse livroo! Só de imaginar as coisas incríveis que o Tom viveu, as pessoas e momentos importantes que ele presenciou, desperta em mim curiosidade suficiente para ler essa obra haha. Também gostei de saber que apesar de tudo que o personagem presenciou, ele ainda tem muitos temores. Amei a sua resenha e estou encantada com essa edição, é muito linda <3! Espero conferir um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  10. Oiii Camila

    Que história linda! Eu gosto dessas tramas cheias de passagens no tempo, que intercalam a ficção com fatos reais. Com certeza esse é um livro que eu gostaria muito de ler e tenho certeza que disfrutaria bastante.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ola eu já tinha visto essa capa antes, mais como não leio sinopes de jeito nenhum eu não sabia nada dessa historia, mais fiquei curiosa para ler principalmente por ele não envelhercer

    ResponderExcluir
  12. Não importa a época e nem o lugar, as diferenças sempre incomodam. Não conhecia o livro, mas gostei do enredo. Vou anotar esta sua dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Quando olhei a capa e a primeira frase da sinopse: A PRIMEIRA REGRA É NÃO SE APAIXONAR
    pensei... já era, estou louca para ler esse livro, não preciso de mais nada para me convencer que ele é bom, mas sua resenha me deixou PIRANDO - ainda mais - queeee premissa é essa geeeente? Estou boquiaberta. Não tinha nem ouvido falar do livro e não entendo o motivo kkkkk.
    Adoroooo isso de envelhecimento tardio, me lembra a incrivel história de Adeline também... LINDA RESENHA.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da ideia desse livro. *-* Ontem li uma revista do Sandman que abordou esse assunto, a vida com a ausência da morte e tem até o Shakespeare também. kkkkk' Fiquei curiosa com respeito a essa regra de não se apaixonar. Vou confessar, esse é um livro que não despertaria meu interesse pela capa, por isso foi bom ler sua resenha, pois, sem dúvida, é uma leitura que eu gostaria de fazer. Um beijo e muito sucesso com seu blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Ah quando vi que a HarperCollins ia lançar esse livro aqui fiquei feliz demais. Infelizmente ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas espero mudar isso em breve, afinal sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Essa questão do personagem ser cativante já me ganhou. Espero gostar dele também <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir